Pular para o conteúdo principal

Criando uma aplicação

Aproveitar dados transacionais para ajudar a melhorar a experiência do seu cliente é o que nos define. É aqui que o GorilaCORE entra em cena; nossa API permite que você construa e ofereça rapidamente uma experiência superior, reduzindo o tempo de desenvolvimento necessário para entrar no mercado.

A seguir, exploraremos o caso de uso voltado para empresas que buscam transformar os dados transacionais de seus clientes em uma experiência de investimento.

🚀 Lançando mais rápido

Economize tempo e recursos gastos na modelagem dos mercados financeiros. A variedade de produtos financeiros disponíveis para o público é enorme e está sempre aumentando. Um dos problemas mais desafiadores de resolver é construir e manter uma ampla e bem-modelada cobertura de produtos.

Além disso, o conhecimento necessário para lidar com uma multiplicidade de casos específicos para calcular com precisão o desempenho de uma carteira com base em dados transacionais brutos muitas vezes é subestimado, o que leva à frustração e ao aumento do tempo necessário.

Nossa equipe é composta por profissionais experientes no mercado financeiro, aliados a engenheiros de ponta, para ajudá-lo a evitar lidar com tais complexidades e focar na experiência do seu cliente. Ajudar você a lançar seu produto mais rapidamente, entregando qualidade e precisão nos dados do seu cliente, é nossa missão.

🏗️ Construindo para escalar

Processar carteiras em grande escala é um desafio. Depois de anos na indústria, chegamos a uma maneira de permitir que você audite a saída de cada cálculo e, ao mesmo tempo, forneça consistência de dados e processamento oportuno em grande escala.

Ao construir um sistema que modela a complexidade financeira, dados transacionais imperfeitos (a indústria está melhorando nisso), múltiplas fontes de dados de preços e permite que o usuário final tenha flexibilidade (como alterar o passado de seus dados transacionais), ser capaz de auditar cada etapa e cada entrada que contribui para alcançar os principais indicadores de uma carteira é fundamental. Isso não apenas permite uma solução rápida de problemas, mas também a detecção de quais itens precisam ser corrigidos.

A nossa experiência prévia com a criação de aplicativos de investimento para nossos clientes nos permitiu aperfeiçoar as diversas necessidades não óbvias de um consumidor de API. Além disso, processamos mais de um milhão de carteiras diariamente e aprimoramos nosso código e infraestrutura para escalar muitas ordens de magnitude além disso.

📱 Usando o GorilaCORE para criar um aplicativo de investimento

Vamos explorar um caso prático para criar um aplicativo de investimento simples usando nossa API. Para um exemplo detalhado (com trechos de código), consulte nosso Guia de Início Rápido.

Criar Organização

Primeiramente, você precisa se registrar para usar nossa API. Entre em contato conosco por meio deste formulário de contato, e nós o ajudaremos a começar rapidamente. Você receberá uma Chave de API (API Key) no final do processo para usar efetivamente nossos pontos finais.

Criar Portfólios para seus clientes

Um Portfolio representa a entidade fundamental de nossa API; cada cliente em seu sistema será representado como um Portfolio.

Portanto, para começar, você deve criar portfólios para representar seus clientes e lembre-se de associar cada portfolioId criado a um cliente em seu banco de dados, para que você possa fazer referência a eles posteriormente.

Inserir dados transacionais

Agora você pode fazer referência aos seus clientes por meio do portfolioId. Isso significa que você pode começar a inserir suas informações transacionais, e então podemos construir suas posições para você.

Um desafio comum nesta fase é fazer a correspondência entre o seu identificador para um Ativo (Security) ou produto financeiro com a nossa API.

Criamos algumas maneiras de lidar com esse problema. Entendemos que existem muitos identificadores exclusivos em toda a indústria (Ticker/Símbolo, ISIN, CNPJ para fundos, etc.), e queremos facilitar ao máximo o seu início rápido e evitar o mapeamento de todos os IDs de seus ativos com os nossos.

Por esse motivo, desenvolvemos um poderoso mecanismo de busca de ativos para ajudá-lo a encontrar o que você precisa. Além disso, você pode usar filtros para fazer correspondências diretamente com identificadores financeiros conhecidos.

Com isso em mente, é hora de inserir transações no portfólio do seu cliente. Para isso, você precisará de um identificador válido do ativo que foi transacionado, detalhes das transações (preço, quantidade, lado, etc.) e o portfolioId a que se refere.

Criando uma experiência incrível

Após inserir as transações de seus clientes, você pode acessar diversas informações sobre seus portfólios.

Seguindo o protótipo mostrado abaixo, vamos explorar um portfólio para criar a experiência desejada.

Mocked App - First screen Mocked App - First screen

Resumo dos dados de investimento (Valor Patrimonial Líquido, Lucros e Perdas, Performance)

O primeiro componente exibe os indicadores-chave resumidos do investidor: o Valor Patrimonial Líquido (NAV) da carteira, seus Lucros e Prejuízos (P&L), e o Retorno Ponderado pelo Tempo (TWR) desde o início. Precisamos acessar os endpoints correspondentes e consultar os valores necessários. Lembre-se de definir o INTERVALO (INTERVAL) no parâmetro de frequência para retornar um único valor correspondente ao período de consulta completo.

Distribuição por classe de ativos

Agora, usaremos o endpoint de Valor de Mercado (Market Value) para construir dois componentes. Primeiro, solicitaremos o valor de mercado de todas as nossas posições e salvaremos a saída retornada.

Agora, precisamos entender a qual classe de ativos cada ativo pertence. Para isso, precisaremos percorrer cada ativo pertencente ao portfólio, solicitar mais detalhes no endpoint de informações sobre Ativos (Securities) e enriquecer nossa lista.

Por fim, é uma questão de agrupar e somar as Posições (Positions) da mesma classe de ativos. O Valor de Mercado (Market Value) resultante da soma das classes de ativos correspondentes permitirá construir o Gráfico de Donut 🍩.

Gráfico de Desempenho vs. Benchmark

Para criar um gráfico detalhado, precisaremos de duas séries temporais, uma do Retorno Ponderado pelo Tempo (TWR) da carteira e outra do Benchmark desejado.

Primeiro, realizaremos uma solicitação para obter a série temporal acumulada diária do nosso TWR da carteira. A partir da série temporal obtida, podemos verificar a primeira data (que representa a primeira posição da carteira) e usá-la para realizar uma solicitação ao ponto final do Benchmark.

Com ambas as séries em mãos, você pode escolher sua biblioteca de gráficos favorita para plotar o gráfico comparativo.

Lista de Posições

O componente final consiste em uma lista de todas as nossas Posições (Positions) e suas informações básicas, incluindo seus Lucros e Prejuízos (P&L) atuais e Valor de Mercado (Market Value).

Já temos o Valor de Mercado do componente de Classe de Ativos. Agora é apenas uma questão de solicitar o Lucro e Prejuízos (P&L) no seu endpoint.

Fazendo a correspondência entre as duas listas pelo securityId e Broker, você terá tudo o que precisa para construir o componente de lista.

🏁 Conclusão

Exploramos como criar rapidamente um aplicativo de investimento com o GorilaCORE, mas você pode fazer muito mais! Existem inúmeras possibilidades que derivam da combinação de diferentes endpoints. Você pode permitir que seu cliente selecione intervalos de tempo, mostrar a eles o impacto de ações corporativas em suas ações, construir tabelas interativas e gráficos comparativos, e a lista continua.

Entre em contato conosco se tiver dúvidas sobre como começar.