Pular para o conteúdo principal

Portfólio

Portfolio é a entidade destinada a armazenar todas as informações transacionais no Gorila e podem ser inseridas tanto via API, front-end ou calculadas e geradas pelo próprio motor do Gorila.

O portfolioId é o identificador único de cada portfólio. Os portfólios podem receber apelidos (ou IDs de controle) para facilitar o acompanhamento dos portfólios criados.

Componentes de caixa e provisões

O motor de cálculo do Gorila sempre leva em consideração os componentes de caixa e as provisões da conta em seus cálculos, a fim de produzir resultados consistentes.

No entanto, nem todos os componentes de caixa são iguais. Abaixo vamos explicar as diferenças entre eles.

  • Fluxo de caixa do ativo

    Este tipo de componente de caixa é gerado automaticamente pelo nosso motor e faz parte da modelagem do ativo. Um exemplo seria uma ação que paga dividendos; na data em que a ação fica ex-dividendo, é criada uma provisão de crédito, e no dia em que a empresa liquida esse dividendo, essa provisão se torna um saldo de caixa. Este é um exemplo simples, mas válido para qualquer ativo de qualquer classe de ativos em qualquer moeda.

  • Aportes e resgates

    Este componente de caixa está relacionado ao dinheiro que entra e sai de um determinado portfólio. Usando a analogia de um fundo, é o dinheiro que um investidor aporta/deposita no fundo quando deseja investir ou o dinheiro que um investidor resgata/saca de um fundo quando deseja desinvestir.

    Nem sempre as informações sobre este componente de caixa estão disponíveis, são de fácil acesso, ou são precisas e identificáveis. Muitas vezes estão misturadas com outros componentes de caixa. Dado à baixa disponibilidade e qualidade dessas informações no mercado, criamos uma propriedade autoRnC que permite definir os aportes e resgates como manuais ou automáticos.

    Aportes e resgates manuais (autoRnC = False)

    Esta é a opção padrão, o que significa que o usuário precisa fornecer todas as informações relacionadas aos aportes e resgates de cada portfólio, portanto, o usuário precisa de informações precisas para que possamos produzir resultados consistentes.

    Aportes e resgates automáticos (autoRnC = True)

    Esta é a opção usada por usuários que não têm informações precisas sobre os aportes e resgates. O que esta opção faz é manter o impacto de caixa de uma determinada transação em 0. Por exemplo, suponha que o usuário compre um ativo no valor de R$ 100.000,00 que seja liquidado em d+2. Nesse caso, nosso motor gerará automaticamente uma contribuição de caixa em d+2 que será usada para liquidar a transação, mantendo o impacto de caixa dessa transação em 0.

    Vale notar que o parâmetro autoRnC não impacta o que acontece com o fluxo de caixa do ativo, em ambos os casos vamos sempre gerar automaticamente todo o fluxo de caixa "endógeno" do ativo.