Retorno Ponderado no Tempo (Time-Weighted Return ou TWR)
O Retorno Ponderado pelo Tempo (TWR) é uma medida que avalia o desempenho de um portfólio de investimentos, independentemente de quaisquer fluxos de caixa associados. Em vez de considerar o dinheiro adicionado ou retirado durante o período em questão, o TWR estima o retorno de um portfólio de investimentos assumindo que o portfólio permaneceu intocado ao longo desse período. Em essência, ele anula efetivamente o impacto dos fluxos de caixa, permitindo uma comparação mais precisa do desempenho do portfólio em diferentes estratégias de investimento e períodos de tempo. Para avaliar o desempenho de portfólios com flutuações regulares nos fluxos de caixa, é mais apropriado usar a Taxa Interna de Retorno (Internal Rate of Return ou IRR).
O cálculo do TWR baseia-se em duas etapas: a primeira etapa é calcular os retornos diários ou periódicos do portfólio de investimentos, e a segunda etapa é ponderar esses retornos de acordo com o número de dias no período desejado.
Para saber mais sobre as diferenças entre TWR
e TIR
, visite https://gorila.com.br/blog/tir-cotizacao.
No GorilaCORE, apresentamos dois endpoints que fornecem o valor do Retorno Ponderado pelo Tempo (TWR). Um endpoint retorna uma série histórica de um portfolio, enquanto o outro fornece uma análise detalhada por posição. Este último endpoint também permite filtro por ativo, tipo e data, proporcionando aos usuários uma visão personalizada do desempenho de seu portfólio.