Scalper: o que é e como funciona o scalping trade

Scalping é uma das estratégias de alto risco para renda variável com ganhos por volume em períodos curtíssimos de operação. Confira aqui!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O scalper é o profissional que opera usando a técnica scalping trade na Bolsa de Valores. Essa operação acontece no day trade, ou seja, todas as operações são feitas em um mesmo dia, no mesmo pregão. Entenda como funciona a técnica do scalping, suas vantagens e desvantagens, ferramentas para sua leitura e muito mais neste artigo do Gorila!

O que é Scalper

Scalper é um termo em inglês que significa cambista, pessoas que antigamente negociavam e trocavam dinheiro nas ruas. O termo combina com a estratégia por se tratar de uma maneira mais “agressiva” de se operar no mercado financeiro.

O objetivo do scalper é obter lucro através dos movimentos da bolsa e, para isso, ele fica de olho em cada pequena variação nos preços dos ativos. Durante o pregão, o profissional faz diversas operações de compra e venda em períodos muito curtos (que duram minutos, ou mesmo segundos!) para aproveitar as variações nos valores. 

Já viu algum filme sobre mercado financeiro quando aparece um investidor super atento às suas telas fazendo compras e vendas de ações? Normalmente é esse profissional que dá as caras.

Os ganhos do scalper variam muito rapidamente e são proporcionais à quantidade de operações feitas, se caracterizando como uma estratégia arrojada. Dessa forma, operar com scalping significa se expor a riscos e é necessário ter consciência de que se pode perder dinheiro facilmente.

Ferramentas para executar o Trade Scalping

São três técnicas utilizadas para trabalhar como scalper. Mas antes de conhecê-las, atente-se para o principal: tenha muito conhecimento sobre o mercado financeiro e treine a leitura de variação das ações pois elas acontecem em um piscar de olhos!

Tape Reading: 

Analisa o mercado e acompanha as mudanças nos preços de ativos, bem como as ofertas de cada empresa a partir das movimentações de grandes investidores (que movimentam elevados volumes e influenciam o valor das ofertas). Esse controle é feito analisando o fluxo de ordens que mostram o caminho de maior demanda no momento.

Curiosidade: o nome “tape reading” tem origem no século XX quando as cotações dos negócios realizados na bolsa eram impressos em fitas e lidos pelos operadores. Nessa fitas ficava tudo registrado de modo que era possível compreender a composição das estruturas dos lotes de ações e como as movimentações ocorridas formavam um negócio. Esses registros eram “cantados” pelo operador durante o “pregão viva voz” e os registros de movimentação eram (e ainda são) chamados de Fluxo de Ordens.

Saiba mais: Conheça a origem da Bolsa de Valores!

Análise Técnica: 

Enquanto o tape reading mostra ao investidor o que está acontecendo no mercado, a análise técnica permite que o scalper identifique tendências. Os movimentos do mercado são avaliados usando gráficos que mostram a variação dos preços tentando prever as futuras movimentações do ativo. Para dominar as análises é necessário muito estudo de conceitos no mercado de ações, como, por exemplo, a ideia de “fractais” proposta pelo matemático Benoit Mandelbrot.

Curiosidade: Fractais são pequenos grupos de formas geométricas que se repetem. Ao aplicar esse conceito de Mandelbrot no mercado devemos ficar de olho nos fractais que se repetem em um grande volume de informações. Isso pode ser crucial para enxergar no gráfico as tendências, bem como, a hora de comprar e a hora de vender.

Enriqueça sua estratégia: Gráfico Candlestick: saiba o que é e como analisar

VWAP:

Do inglês, significa Preço Médio Ponderado Pelo Volume (VWAP). Ele é um indicador que é calculado ao multiplicar a quantidade de ações negociadas pelo preço de cada uma delas e dividido pelo volume total de ações. A fórmula do VWAP seria:

Com essa fórmula é possível saber o momento certo para entrar no mercado e entender se o papel que pretende comprar é uma vantagem ou um prejuízo. O VWAP é cumulativo e por isso esse cálculo é feito constantemente de forma a produzir uma linha própria dentro do gráfico que contém o preço médio das ações durante o dia.

Vantagens e Desvantagens do Scalping

Como você pode perceber, atuar como scalper não é uma tarefa simples ou fácil. Além de ser necessário um conhecimento profundo do mercado, a estratégia é bastante arriscada. Entenda melhor as vantagens e desvantagens do método:

Vantagens do scalper

Ser scalper tem alguns pontos positivos. O primeiro deles é que esse profissional não precisa se pautar pela pontuação do Ibovespa. Além disso,existe a oportunidade de obter altos ganhos mesmo em cenários desfavoráveis se souber aproveitar as oportunidades.

Outra grande vantagem é que o scalper opera durante pequenos espaços de tempo e não precisa ficar segurando um papel por semanas, meses ou anos até que atinja a projeção futura desejada nem esperar o dia todo para descobrir se sua meta será atingida

Dessa forma, esse profissional está menos suscetível a se prejudicar com as oscilações de humor da abertura até o fechamento do pregão. E justamente por isso, o scalper vai construindo sua meta diária aos poucos e tem tempo para corrigir rapidamente qualquer erro que tenha feito suas primeiras operações do dia não obterem sucesso.

Desvantagens do scalper

Cada compra e cada venda de ativos envolve custos como a taxa de corretagem e a tributação. Quando levamos esse fato para a realidade do scalper tudo se amplifica porque seu dia a dia consiste em fazer várias operações. 

É interessante que você saiba: 9 taxas de investimentos antes de investir

Mas é importante se atentar que, em alguns casos, o valor pago com corretagem pode inclusive extinguir seus ganhos. Dessa maneira, é essencial que a pessoa saiba exatamente o que está fazendo ao entrar e sair do mercado e tenha uma estratégia bem construída.

Outra desvantagem é que o scalper pode não receber dividendos. Isso porque, como ele não fica muito tempo com o papel, pode não casar a data limite para ter direito ao pagamento de proventos.

Diferença entre scalping e day trade

O scalper é uma estratégia que está dentro do day trade e a diferença entre ambas formas de atuar na B3 não são muitas. Vamos conferir!

Operar em day trading significa que as operações dentro do mercado devem, obrigatoriamente, começar e terminar no mesmo dia. É uma técnica bastante procurada e utilizada porque possibilita que o investidor busque oportunidades no mercado de ações com bastante agilidade, ou seja, sem precisar aguardar semanas ou meses para finalizar uma operação. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que o day trade possibilita a alavancagem financeira. Isso quer dizer que o profissional tem a possibilidade de usar alguns recursos para aproveitar as oportunidades e multiplicar seus ganhos. Nessa lógica, a alavancagem funciona como um limite de crédito, possibilitando que se opere com um valor maior do que aquele que a pessoa tem em conta. 

Agora falemos sobre como o scalping fica no meio disso tudo. As operações do scalper, assim como do day trade, se iniciam e se encerram no mesmo dia, até aí nenhuma diferença. 

O que torna o scalper uma estratégia diferente é a frequência dos trades, o tempo de permanência do investidor na operação e o objetivo da operação. Buscando lucrar com pequenas variações de preço ao realizar operações, o scalper realiza diversas operações em um mesmo dia, permanecendo pouquíssimo tempo com as ações na carteira.

Leia também: Top 10 ações pagadores de dividendos em 2022

Tela da carteira do Gorila exibindo um portfólio de investimentos com foco em renda variável, trazendo aplicação em fundos de ações, FIIS, ETFs e ações

Controle toda sua renda variável no Gorila!

Facilite sua vida com o Gorila, onde você pode controlar renda fixa, ações, ETFs, FIIs e muitos outros ativos de renda variável! 

E se você é profissional financeiro, o Gorila te ajuda a gerar relatórios personalizados para que o cliente entenda todas as movimentações em sua carteira.

Não perca mais seu tempo para atualizar planilhas extensas no Excel. Com o GorilaPRO você  otimiza o processo de backoffice e o controle dos investimentos, trazendo mais transparência e clareza para os seus clientes. 

Está gostando dos nossos conteúdos? Siga o Gorila nas redes sociais e fique por dentro do mundo dos investimentos! Encontre a gente no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Telegram.

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais