Gráfico Candlestick: saiba o que é e como analisar

Através do gráfico candlestick, é possível saber os preços das ações e os valores de abertura, máximo, mínimo e fechamento do dia.
gráfico candlestick
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Quem nunca se deparou com as barras verdes e vermelhas na tela de algum site de trader? À primeira vista, o desenho do gráfico candlestick (ou gráfico de candle) parece assustador, mas vamos explicar o que ele representa e como você pode utilizá-lo dentro da sua estratégia de investimentos e perceber, por exemplo, se há algum movimento de alta. 

O que é gráfico de candlestick?

Também conhecido como gráfico de vela (gráfico de candle), os candlesticks trazem informações sobre os preços das ações e os valores de abertura, máximo, mínimo e fechamento do dia. 

No gráfico, é possível saber o que ocorreu em determinado período do tempo, podendo ser a cada minuto, hora ou dia. 

Origem

Sua origem vem lá do Japão do século XVIII, quando o arroz era a grande riqueza dos fazendeiros. O grão era negociado por todo o país e, com isso, os investidores foram aplicando conhecimentos de análise técnica sobre as variações do seu preço. O resultado é o que conhecemos hoje como gráfico candlestick. 

Passando para o século XIX, foi o americano Steve Nison que percebeu que esta técnica poderia ser aplicada sobre outros ativos, como ações e contratos futuros. Nison é o autor de Japanese Candlestick Charting Techniques, livro que ensina como entender os chamados padrões de candlesticks.

Os elementos dos candlesticks

Há três elementos que o investidor deve ficar atento quando for analisar o gráfico de velas na hora de compra e venda de um ativo. Vamos conhecer cada um deles: 

Período

Cada vela, ou candle, indica o que aconteceu com o preço de uma ação durante um determinado período. É possível selecionar gráficos que representam desde um minuto até um ano, bastando apenas o investidor delimitar o período. Isso garante a possibilidade de adaptação fácil a ativos e estratégias diferentes.

Mas qual é o melhor período para selecionar? Bem, isso varia de acordo com o perfil do investidor. Para um scalper, por exemplo, é mais indicado escolher tempos mais curtos, visto que a temporalidade dos gráficos é rápida. 

Já para quem opera em day trade, o mais indicado é fazer trades com tempos gráficos maiores, entre 15 a 30 minutos. Por fim, quem faz swing trade, geralmente utiliza gráficos com períodos maiores, que vão de uma hora ou um dia até mesmo semanal e mensal. 

Vale dizer que o intervalo representado por cada barra depende exclusivamente da seleção feita pelo investidor.

Formato

O formato do candle, por sua vez, é determinado pela movimentação de preços que a ação atingiu durante o período escolhido. São os preço de:

Abertura: primeiro negócio ocorrido no intervalo de tempo;

Fechamento: último negócio dentro do intervalo específico;

Máximo: cotação máxima atingida, mesmo que momentânea;

Mínimo: menor preço negociado dentro do período.

análise gráfica dos elementos que compõem o gráfico candlestick

São esses valores que dão forma aos dois elementos que compõem um candle:

Corpo: representa a diferença entre o preço de abertura e o preço de fechamento.

Sombra: espécie de pavio que informa os máximos e mínimos do período.

Cor

Ao olhar as barrinhas, as verdes significam períodos no qual o preço de fechamento foi acima da abertura, indicando alta, já as vermelhas sinalizam períodos de queda. 

Como identificar padrões nos candlesticks 

Há diversas formas de identificar se há algum padrão de alta ou de baixa dentro do gráfico de candles. Confira três tipos de gráficos:

Alta

Também chamados de bull market, os períodos de alta do mercado são identificados quando analisamos um conjunto de pelo menos 20 candles e percebemos uma tendência de valorização.

gráfico de candle indicando alta
Gráfico de candlestick indicando alta do Ibovespa no início de 2021

Lateralização

Em alguns períodos, é possível se deparar com o mercado sem uma tendência definida. Nesses casos, dizemos que houve uma lateralização (flat). 

gráfico candlestick mostrando lateralização
Gráfico de candlestick indicando alta do Ibovespa no início de 2021

Queda

Já no bear market, é onde vemos a tendência do movimento de queda dos ativos, ou seja, variação negativa dos preços no período de tempo. 

gráfico de velas indicando baixa
Gráfico de candlestick refletindo a baixa dos papéis no início da pandemia em março de 2020

De modo geral, ao analisar os gráficos de candlestick, é possível descobrir se um ativo tentou buscar novas máximas ou se ele oscilou em uma faixa estreita de preços. 

Porém, um candle de alta não indica necessariamente uma tendência de alta. É necessário analisar um conjunto de velas para identificar os movimentos. 

A análise técnica, também conhecida por análise gráfica, é uma estratégia utilizada por quem busca por lucros com especulação na bolsa de valores. Ela consiste na prática de estudar tendências nos preços dos ativos negociados na renda variável.

Saiba mais

Você sabe o que é a análise técnica? 

Análise fundamentalista: tudo o que você precisa saber

Bull Market X Bear Market: você conhece as diferenças?

Acompanhe seus investimentos

No Gorila você pode cadastrar a acompanhar a rentabilidade de seus ativos de um jeito simples. Além disso, na ferramenta de Rentabilidade Avançada é possível ver como foi a performance ativo a ativo ao longo do tempo comparando-o a um dos benchmarks do mercado financeiro. 

gráfico de rentabilidade avançada extraído do Gorila
Gráfico apresenta a rentabilidade da ação PETZ3 ao longo do último ano comparada ao Ibovespa

Aproveite para seguir nossas mídias para ficar por dentro dos artigos e das novidades do mercado: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais