Investimentos com liquidez diária: conheça 6 opções

Dinheiro rendendo e resgate disponível a qualquer instante parece uma boa, não é? Entenda tudo sobre os investimentos com liquidez diária.
investimentos com liquidez diária
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Se você investe ou pretende investir, provavelmente já ouviu falar em “liquidez”. Essa palavra diz respeito à rapidez com a qual o seu investimento se converte em dinheiro.

Mas você sabe quais investimentos são de liquidez diária? Continue acompanhando o artigo para entender esse conceito e conhecer uma lista com 6 opções. 

O que é liquidez?

Primeiramente, vamos ficar por dentro do que é liquidez. Ela é a capacidade que um bem aplicado tem de se transformar em dinheiro. Ou seja, é o tempo e a facilidade com os quais o seu investimento pode ser resgatado ou vendido. A liquidez deve ser um dos fatores de atenção do investidor na hora de investir.

O que são investimentos com liquidez diária?

Sabendo o que é liquidez, o conceito de “liquidez diária” se torna mais fácil de se entender. Investimentos desse tipo são ativos que podem ser movimentados no mesmo dia de solicitação de resgate. Então, investimentos com liquidez diária são aplicações que podem ser retiradas, vendidas e movimentadas a qualquer momento (seguindo o horário de funcionamento dos bancos e corretoras). 

Por que prestar atenção na liquidez é importante?

Muitas vezes um investimento parece interessante e rentável, mas só pode ser resgatado em meses, anos… Ou seja, a liquidez não é imediata e sim no vencimento estipulado pelo produto. Por isso, é essencial pensar no seu perfil de investidor e no seu objetivo ao aplicar o capital e, assim, analisar se a liquidez proposta é a mais adequada para o seu caso.

Vantagens dos investimentos com liquidez diária

A maior vantagem desse tipo de investimento é a possibilidade de retirar o dinheiro a qualquer momento (desde que respeite o horário de funcionamento do banco ou corretora, como comentamos). 

Outro ponto positivo é que a liquidez diária permite que sua reserva de emergência seja fácil de resgatar e renda ao mesmo tempo. Como o próprio nome já indica, essa reserva se liga a questões urgentes e, por isso, deve estar sempre apta à retirada. Sendo assim, investimentos com liquidez diária são uma ótima opção. 

Além disso, uma boa carteira de investimentos é variada. Ou seja, é interessante diversificar os produtos em liquidez. Ter uma carteira com ativos de maior tempo para resgate e, também, com liquidez diária, pode ser bom para a composição do seu portfólio. Vale ressaltar, porém, que a rentabilidade de investimentos desse tipo costuma ser menor. 

6 opções de investimentos com liquidez diária:

1. Poupança: a boa e velha forma de guardar dinheiro e ter algum rendimento, mesmo que baixo. Apesar de não ser o melhor tipo de aplicação financeira, a poupança se configura como uma forma de ter seu dinheiro rendendo e disponível para saque diariamente.

2. Tesouro Selic: um dos três tipos de Tesouro Direto (investimento que “empresta” dinheiro ao governo), o Tesouro Selic rende de acordo com a taxa de mesmo nome. De valor inicial baixo e com a segurança do governo, esse é um dos ativos mais seguros do mercado. 

Há outros dois tipos de Tesouro Direto: o IPCA + e o Prefixado, mas eles não se aplicam às melhores opções de liquidez diária. Neles, ao retirar o valor antes do prazo, você corre risco da marcação a mercado, visto que os preços dos títulos públicos variam todo dia. Há também a cobrança de IOF, no caso de retiradas nos primeiros 30 dias, e alíquota de IR, o que, provavelmente, prejudicará a rentabilidade. 

Gráfico gerado pelo Gorila mostrando a variação do Tesouro IPCA + 2026 comparado ao IPCA

3. Fundos DI: um tipo de fundo de investimento conservador, que tem rentabilidade diária próxima ao CDI. Os Fundos DI são uma boa opção para investir, mas atente-se aos prazos para que, no resgate, seu ativo não sofra cobrança de IOF ou outras tributações. 

4. CDB: essa famosa sigla corresponde a Certificado de Depósito Bancário. CDBs são títulos emitidos pelos bancos a fim de arrecadar fundos para suas operações. Porém, atenção ao prazo: pois nem todos os CDBs são de liquidez diária.

5. Ações: as partes do capital social de uma empresa negociadas na B3 também têm alta liquidez (alta facilidade de movimentação). No entanto, nem sempre o resgate do dinheiro pode ser feito no mesmo dia da solicitação visto que a liquidação financeira é feita em 2 dias úteis (D+2).

6. Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs): tipo de fundo que visa a aplicação do capital em diferentes investimentos imobiliários. Os FIIs, no entanto, dependem da procura do mercado para que a venda seja feita rapidamente. A partir do momento em que ela é feita, a transação é fácil, no entanto, funciona como as ações podendo ser liquidada em D+2.

Unifique a visualização de todos os seus investimentos com o Gorila!

Como você notou, há muitas possibilidades de investir o seu dinheiro com liquidez diária. Além disso, uma carteira variada é essencial! Mas como visualizar tudo isso e analisar o que realmente está valendo a pena? Unificando seus investimentos no Gorila!

De forma fácil, clara e dinâmica, você cadastra seus ativos no Gorila e ele te mostra os eventos da carteira, a cotação em tempo real, a rentabilidade dos produtos. E não para por aí, ele também te deixa atualizado de tudo que está rolando no mundo dos investimentos!

Conheça o nosso site ou baixe nosso app na Google Play Store ou Apple Store.

Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando o Blog do Gorila e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram

*Texto escrito sob supervisão de Álvara Bianca

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais

Bolhas de sabão
comportamento

Bolha econômica: o que é e como se forma?

Quando ela estoura, muita gente tem problemas. Entenda o que é bolha econômica, por que ela se forma e veja 5 vezes que ela aconteceu na história.