Wealth management: conceito e vantagens

Entenda o wealth management, serviço de gestão de patrimônio destinado a investidores que possuem fortunas.
Foto de perfil do autor
Por Daniel Keny - 20/10/2022
Atualizado em 17/06/2024
6 min de leitura

Recentemente falamos aqui no blog sobre os family offices, que existem para suprir as necessidades financeiras de uma família com soluções personalizadas, que vão desde a estratégia e gestão de investimentos até os planejamentos tributário, imobiliário e filantrópico.

Um olhar mais amplo sobre o tema gestão de fortunas nos leva ao wealth management (gestão de patrimônio ou gestão de riquezas). Primordialmente, uma gestora de patrimônio tem entre suas funções aconselhar, planejar e gerir investimentos para pessoas físicas e jurídicas.

Dentro do wealth management há dois nichos: family wealth management, que abarca os mencionados family offices, portanto se refere às empresas que cuidam de patrimônios familiares; e private wealth management, serviço focado na gestão de patrimônio individual.

Ambas as categorias se destinam a clientes com alta renda e potencial de investimento. A seguir, vamos aprofundar os conhecimentos sobre wealth management. Você vai saber mais sobre: 

  • O conceito de wealth management;
  • 5 estratégias de wealth management;
  • Vantagens do wealth management;
  • Planejamento de aposentadoria;
  • Wealth management vs. asset management;
  • Como escolher uma gestora de patrimônio.

Leia também:

O que é partnership para os escritórios de investimentos?

O conceito de wealth management

Agora que sabemos os tipos de wealth management, vamos adiante no conceito. A gestão de patrimônio sempre terá como objetivo ajudar o investidor a proteger e a aumentar sua riqueza.

Desse modo, o serviço de wealth management se situa no encontro entre o planejamento de metas pessoais e de investimentos, e pode incluir ainda outras responsabilidades de planejamento avançado (imobiliário, tributário e empresarial). Podemos ilustrar da seguinte maneira:

O planejamento de metas pessoais se relaciona aos serviços dos family offices, inclui oportunidades filantrópicas, necessidades intergeracionais, gerenciamento de estilo de vida, entre outras atribuições; e o planejamento de investimentos prevê a estratégia de investimentos e a gestão da carteira do investidor.

Saiba mais:

Com o Open Finance, demanda por serviço de controle de investimentos vai crescer

Planejamento financeiro e gestão da carteira

Ao contratar o serviço de wealth management, o investidor passa a contar com o wealth manager (gestor de patrimônio), que desenvolve um planejamento financeiro pautado em metas de investimentos, gastos e reserva de economias.  Em suma, este profissional faz a seleção, consolidação e gerência dos ativos alinhado ao perfil e aos objetivos do cliente.

Para tanto, precisa possuir a certificação CFP (Certified Financial Planner). A partir do planejamento traçado, o gestor atua para buscar a melhor rentabilidade e proteger a carteira do investidor. Além disso, também pode criar planos para aposentadoria e outras necessidades que o cliente apresente.

Fundo exclusivo

O fundo exclusivo é uma alternativa à carteira administrada. Possui todas as características de um fundo tradicional, mas é administrado pelo gestor de acordo com as necessidades e expectativas de um único cotista – portanto, é altamente personalizado na alocação de recursos.

Para essa modalidade de investimento, é necessário que o investidor possua mais de R$ 10 milhões aplicados no mercado financeiro. Assim, trata-se de um produto aderente ao segmento de wealth management. 

Como possui CNPJ próprio, o fundo exclusivo proporciona ao cotista vantagens como tributação simplificada (não incidência do come-cotas e de imposto de renda na compra e venda de ativos do fundo) e blindagem patrimonial.

Forma de remuneração

A remuneração da gestora de patrimônio costuma ser fixa, no formato de fee anual referente às soluções contratadas. No geral, quanto maior o patrimônio, menor o percentual fixado. Contudo, o acordo pode prever além do pagamento mensal um bônus por performance da carteira. 

Assessoria tributária

Outro serviço ofertado pelas gestoras de patrimônio é o aconselhamento sobre a estrutura das finanças do cliente para minimizar os impactos fiscais. Por isso, para aqueles que são empresários ou contam com múltiplos fluxos de renda, é especialmente recomendado.

Planejamento imobiliário

Ao contar com uma wealth management, o cliente pode desenvolver um plano referente aos seus bens. Por exemplo, a criação de um testamento e a designação dos beneficiários.

Confira:

3 dicas definitivas para ser um advisor excepcional

5 estratégias de wealth management

Acumular riqueza e gerenciar o patrimônio são tarefas distintas e requerem estratégias específicas. Conforme abordamos, a alocação de recursos e a diversificação da carteira dos clientes é uma função importante do serviço de wealth, mas não a única.

Além de manter o portfólio de investimentos equilibrado, as gestoras podem atuar nas questões fiscais. O wealth manager buscará minimizar os impostos sobre os ganhos de capital negociando títulos, por exemplo. 

Vale destacar que cada caso é um caso – a gestão de patrimônio é personalizada para cada cliente. Ainda assim, podemos listar 5 estratégias fundamentais:

  • Estabelecer metas financeiras a partir do método SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais);
  • Definir o orçamento de investimentos;
  • Diversificar os investimentos;
  • Gerenciar dívidas (empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, entre outras);
  • Identificar oportunidades no mercado de ações que possam contribuir para a geração de riqueza.

Confira:

Melhores ações setembro 2022: altas e baixas

Vantagens do wealth management

A essa altura, já deu para perceber que investir com wealth management traz importantes benefícios para os grandes investidores. E vale ressaltar ainda o aspecto de qualidade de vida, já que gerir patrimônio implica lidar com preocupações financeiras no dia a dia.

Portanto, com os especialistas da gestora à frente dos investimentos e dos demais planejamentos que abordamos, ganha-se a comodidade de ter todo o serviço relacionado ao patrimônio concentrado em um único lugar.

Tranquilidade na tomada de decisão

Definir as metas é um processo complexo, mas primordial para planejar e executar a estratégia na direção dos objetivos do investidor. A gestora de patrimônio ajuda a trazer tranquilidade financeira no decorrer de grandes eventos da vida, como casamento, filhos, compra de imóvel, ou mesmo uma guinada na carreira profissional.

Contar com o acompanhamento de um gestor de patrimônio significa tomar decisões financeiras com amparo técnico, já que os profissionais agregam experiência na leitura de cenários econômicos e na identificação de tendências futuras – habilidades valiosas para o planejamento de investimentos.  

Entenda: 

A queda da libra esterlina

Planejamento de aposentadoria

Um bom planejamento de aposentadoria com wealth management ajuda a proteger o patrimônio em meio a cenários adversos como aumento da inflação, volatilidade do mercado de ações ou uma emergência financeira que possa surgir na vida do investidor.

Ademais, quanto maior a proximidade da aposentadoria, maior a vulnerabilidade às adversidades do mercado. Neste sentido, a gestora de patrimônio pode buscar estratégias para mitigar perdas em momentos de baixa ou aumentar a rentabilidade da carteira.

Leia também:

A importância da tecnologia para os escritórios de investimentos

Wealth management vs. asset management

Os objetivos do investidor vão determinar qual serviço melhor lhe atende, wealth management ou asset management. Como vimos, wealth promove a gestão da vida financeira do cliente como um todo, indo além da carteira de investimentos.

Já as assets administram fundos de investimentos. Ou seja, quando compra cotas em um fundo, o investidor terceiriza à asset a gestão dos recursos aplicados para maximizar sua rentabilidade. Dessa forma, uma boa maneira de saber qual a melhor escolha é refletir sobre o objetivo:

Se a meta é construir riqueza, as assets são uma ótima alternativa.

Se o foco é gerenciar um patrimônio líquido grande, wealth management é a escolha certa.

Como escolher uma gestora de patrimônio?

O investidor que opta por confiar a responsabilidade de gestão do seu patrimônio a uma gestora, deve fazê-lo após conhecer alguns players do segmento e identificar qual mais lhe agrada. Então, é essencial que haja sinergia entre suas ideias e objetivos e a gestora de patrimônio escolhida. É válido considerar:

  • Que o preço não deve ser o único fator para a decisão. Para além do custo do serviço, entender o valor daquilo que será entregue pela gestora é o mais importante, incluindo o próprio relacionamento com os gestores;
  • Defina taxas e forma de pagamento e certifique-se de que o gestor de patrimônio responsável por seu portfólio irá sempre buscar o crescimento da carteira;
  • Verifique se o gestor é um CFP;
  • Prefira empresas com referências e converse bastante com o profissional que irá atendê-lo – tire dúvidas e observe se há sinergia para o trabalho que será realizado.

Saiba mais:

Como rankings internacionais avaliam profissionais de investimento?

Conheça o GorilaFLOW

Quem atua na área de investimentos sabe que o mercado é um mar de informações. Em meio a tantas notícias e dados, a curadoria é fundamental para estar bem posicionado.

No GorilaFLOW você encontra notícias, indicadores financeiros e cotações em tempo real para se manter bem informado. Mas tem uma feature única na plataforma que merece destaque: o Twitter Search.

Essa ferramenta do GorilaFLOW exibe tuítes a partir de termos de sua escolha. E você pode criar um painel totalmente personalizado com filtros como número de curtidas, retuítes e comentários, além de ter a opção de visualizar apenas usuários verificados.

Veja como fazer isso em menos de 30 segundos:

Solicite uma demonstração do GorilaFLOW para a nossa equipe!

E continue acompanhando conteúdos voltados a profissionais do setor de investimentos nas redes sociais do Gorila: Facebook, Instagram, Twitter , LinkedIn e Telegram.

family officegestão de patrimônio

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe