O que é IFIX? Conheça o índice dos Fundos Imobiliários!

Já investe em Fundos de Investimento Imobiliário e quer entender o que é IFIX? Leia o artigo do Gorila e saiba tudo sobre esse índice!
o que é ifix
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

É possível que você já tenha escutado falar de IFIX, bem como de Ibovespa, CDI, IBRX e outros índices existentes. Mas você entende o que é IFIX, como ele é calculado e quais Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) o compõe? Continue a leitura para saber a resposta!

Como funciona o IFIX?

IFIX é a sigla de Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, lançado em 2012 pela B3. Esse indicador de referência é responsável por acompanhar o desempenho dos mais importantes fundos imobiliários. Ele é um benchmark, que serve como direcionamento às metas de rendimentos dos FIIs que o integram. 

A composição do IFIX varia a cada 4 meses e abarca cerca de 100 fundos. O cálculo é feito pela média ponderada dos componentes. E, para fazer parte dele, alguns critérios precisam ser respeitados (os quais vamos te contar mais abaixo). 

Leia também:

FIIs dividendos: confira os melhores pagadores em 2022

Quais são os principais benchmarks dos investimentos 

É possível investir diretamente no IFIX? 

Sim e não! Vamos explicar melhor… Por tratar-se de um índice de referência, não tem como investir diretamente no IFIX. Porém há a possibilidade de investir em um fundo de índice que busque acompanhar a rentabilidade do IFIX.  

Em 2020, a XP criou o XFIX11, primeiro ETF brasileiro que replica um índice de fundo imobiliário. Assim, você consegue ter na sua carteira um desempenho muito próximo ao índice.

Gráfico gerado pelo app do Gorila comparando o ETF XFIX11 ao IFIX. A partir do gráfico é possível notar que ambos se mantém muito próximos nas altas e baixas.
Gráfico gerado pelo app do Gorila comparando o ETF XFIX11 ao IFIX.

Quais fundos fazem parte do IFIX?

Atualmente, 106 fundos de investimento imobiliário fazem parte do IFIX. Confira a tabela dos fundos que compõem o IFIX abaixo:

Fonte: Site da B3

Dados referentes a junho de 2022

Quais os critérios para fazer parte desse índice?

Três pontos principais compõem os critérios para que um fundo imobiliário possa fazer parte do IFIX, eles são:

  1. ter preço unitário de cota igual ou maior que R$1 (não ser considerado penny stock)
  2. estar presente em, no mínimo, 95% dos pregões do último ano;
  3. classificar-se entre os ativos elegíveis que, nas últimas três carteiras, representem 95% da soma dos indicadores de Índice de Negociabilidade (IN) – em ordem decrescente do IN.

Como o IFIX é calculado?

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários é calculado por meio de uma média ponderada dos retornos dos FIIs selecionados pela B3. Como pode ser observado na lista, cada fundo apresenta um peso

Com isso, a média é feita considerando a influência de cada um. Observe que, o KNIP11 (FII KINEA IP), cujo peso é 6,650, tem o maior peso no cálculo. Já o VIFI11 (FII VINCI IF), 0,053 , apresenta o menor.

Diferença entre IFIX e IBOVESPA

Enquanto o IFIX segue os principais FIIs da B3, o Ibovespa acompanha as ações das principais empresas na Bolsa. Com isso, os índices não necessariamente seguem uma equivalência. Isso porque o mercado se movimenta a todo instante e nem sempre as cotas de empresas terão as mesmas reações que os produtos imobiliários. 

Gráfico gerado pelo app do Gorila comparando o Kinea Renda Imobiliária FII ao Ibovespa e ao IFIX. O período analisado é de quatro anos. Nele, é possível notar as altas e baixas dos três referenciais, que se comportam com o mesmo padrão perante o mercado.
Gráfico gerado pelo app do Gorila comparando o Kinea Renda Imobiliária FII ao Ibovespa e ao IFIX nos últimos quatro anos.

Falando em Ibovespa:

O que é o Índice Ibovespa e como é calculado?

Qual a composição do Ibovespa? Conheça quais empresas fazem parte do índice

Acompanhe seus investimentos e compare-os com benchmarks no app do Gorila!

Além de ter a rentabilidade e os eventos da carteira com facilidade, você também pode comparar seus rendimentos aos índices de referência. Aqui você pode ver a evolução completa do seu patrimônio na palma da sua mão ou na tela do seu computador.

Que tal unificar a sua carteira de investimentos em um só lugar de maneira clara e dinâmica? Acompanhe os seus investimentos com o Gorila

Conheça o nosso site ou baixe nosso app na Google Play Store ou Apple Store.

Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando o Blog do Gorila e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais