CPI: Inflação ao consumidor dos EUA avança 0,6% em agosto, como esperado

Inflação ao consumidor americano avançou 0,6% em agosto ante julho, como esperado, e 3,7% em 12 meses, acima dos 3,6% previstos. O núcleo subiu 0,3%, acima das expectativas e do resultado de julho (ambos 0,2%).
Foto de perfil do autor
PorMariane Vas - 13/09/2023
2 min de leitura

O índice de preços ao consumidor dos EUA (CPI) avançou 0,6% em agosto, na comparação mensal com ajuste sazonal, informou o Departamento de Trabalho americano, em linha com as expectativas.

Entretanto, o índice acumulou alta de 3,7% em 12 meses, ligeiramente acima dos 3,6% esperados.

Segundo o BLS, o índice da gasolina foi o que mais contribuiu para o aumento mensal de todos os itens, respondendo por mais da metade do aumento. Também contribuiu para o aumento mensal de agosto o avanço contínuo do índice de habitação, que subiu pelo 40º mês consecutivo. O índice de energia subiu 5,6% no mês, à medida que todos os principais índices de componentes energéticos aumentaram. O índice alimentar aumentou 0,2% em agosto, tal como em Julho, assim como o índice de alimentação no domicílio aumentou 0,2% no mês, enquanto o índice de alimentação fora de casa subiu 0,3% em agosto.

O núcleo do CPI, que exclui os componentes voláteis como alimentos e energia, avançou 0,3% agosto, acima dos 0,2% vistos em julho, e das expectativas do mercado (0,2%). Por outro lado, na análise anual, o núcleo regrediu dos 4,7% registrados no último mês para 4,3% em agosto, em linha com as expectativas. O índice de energia diminuiu 3,6% nos 12 meses encerrados em agosto, e o índice de alimentos aumentou 4,3% no último ano.

Dentre as altas do núcleo no mês, destaca-se aluguel, seguro de veículos automotores, assistência médica e cuidados pessoais. Os índices de hospedagem fora de casa, carros e caminhões usados e recreação ficaram entre os que apresentaram queda no mês.

Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Compartilhe