4 itens para o roteiro de prospecção de clientes de um financial advisor

Aprenda quais itens não podem faltar na hora de elaborar seu roteiro de prospecção de clientes para financial advisor.
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PorEdnael Ferreira - 25/01/2023
Atualizado em 13/11/2023
4 min de leitura

A prospecção de clientes é fundamental para qualquer profissional de assessoria financeira que deseja expandir sua base de clientes e aumentar suas receitas. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é através de um roteiro de prospecção de clientes.

Quer algumas dicas para montar um roteiro de prospecção de clientes para financial advisor assertivamente? Continue a leitura!

Antes do roteiro, defina seu público-alvo

Para fazer uma comunicação assertiva, é importante ter uma compreensão clara do seu público-alvo. Sendo assim, você precisa defini-lo. Isso pode incluir informações como:

  • idade;
  • gênero;
  • renda;
  • nível de investimento;
  • objetivos financeiros;
  • interesses;
  • necessidades de planejamento financeiro.

Com essas definições você saberá como seus serviços de assessoria financeira podem solucionar as dores dos seus potenciais clientes. 

Depois disso, você pode começar a listar seus potenciais clientes e abordá-los com o roteiro.

Leia também:
8 estratégias de marketing digital para financial advisor

4 elementos fundamentais do roteiro de prospecção de clientes para financial advisor

Uma vez que você tenha sua lista de potenciais clientes, é hora de criar um roteiro. É importante que ele seja curto e direto ao ponto e, além disso, é essencial que seus objetivos como financial advisor e o modo como você pode ajudar seu cliente fiquem claros durante a etapa de prospecção. 

Para isso, existem alguns elementos que precisam fazer parte do seu discurso:

1. Apresentação

Você deve se apresentar profissionalmente. Fale sobre você e demonstre segurança, confiança e domínio sobre o que está dizendo. Deixe claro a sua proposta e o objetivo da sua abordagem.

2. Criação de conexão

Durante a prospecção de clientes é importante criar rapport. Esse conceito vem da psicologia e é usado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa para que se comunique com menos resistência. 

Assim, preciso trazer elementos de identificação durante a prospecção de clientes. Esses elementos podem ser encontrados no seu estudo de público-alvo. Fora isso, você deve estudar cada cliente em particular. 

Se seu prospect tem um site, por exemplo, mostre a ele que você o acessou. Esse tipo de ação vai fazer com que o potencial cliente veja que a sua comunicação é personalizada.

Ao tentar criar conexão, você também pode se valer da técnica de espelhamento. Ela consiste em “copiar” o comportamento do potencial cliente de modo sutil. Se a pessoa fala devagar e com calma, adeque sua voz para o ritmo dela, por exemplo. 

3. Prova social  

Na hora de convencer o prospect, você também precisa mostrar o valor do seu serviço como financial advisor. Você pode fazer isso evidenciando os objetivos que você já alcançou com outros clientes.  

Fale das funcionalidades que a sua assessoria financeira proporciona e como ela pode fazer diferença na vida dos clientes

Quando for demonstrar os resultados já obtidos, vale citar:

  • Indicadores de ganhos;
  • Dados de pesquisas de satisfação;
  • Serviços e funções mais elogiadas;

4. Chamada para a ação

Após mostrar para o seu prospect o porquê ele deve escolher você para auxiliá-lo na construção, rentabilização e manutenção de patrimônio, conduza o fechamento da conversa para a tomada de uma ação
A chamada para a ação é crucial em ações de marketing, pois ela fornece uma maneira clara e direta de incentivar seu cliente a tomar uma ação específica, aumentando sua conversão.

No caso do roteiro de prospecção de clientes para financial advisor, essa ação pode ser, por exemplo, a escolha de um horário para uma próxima reunião – fazendo com que o prospect entre no seu funil de vendas. Podemos pensar também na solicitação de um endereço de e-mail para que você possa enviar uma proposta. O importante é não encerrar o contato sem que haja um incentivo para que o cliente tome uma decisão. 

Dicas na hora de executar o roteiro de prospecção de clientes para financial advisor

Forneça uma experiência personalizada

Um atendimento personalizado para os clientes é essencial para garantir a melhor experiência possível. Isso significa se esforçar para entender as necessidades individuais de cada prospect e fornecer soluções específicas para atendê-las.

Isso pode incluir a oferta de um suporte personalizado, a elaboração de ofertas e comunicações com base nas preferências do cliente e a adaptar o atendimento conforme as demandas de cada um.

Esse contato personalizado pode ajudar a construir um relacionamento duradouro com os seus clientes, o que é fundamental para fomentar a lealdade e as recomendações positivas sobre seu serviço de assessoria financeira.

Ensaie até ficar bom

Ensaiar com o seu script de prospecção de clientes te ajudará a garantir sucesso da interação.

O roteiro que você elaborou irá fornecer a estrutura para a conversa e fará com que todos os pontos-chave sejam abordados de maneira clara e eficaz. Ao ensaiar com ele, você conseguirá se preparar para possíveis objeções e perguntas difíceis, aumentando sua capacidade de lidar com situações desafiadoras. 

O ensaio também permite que você aprimore sua comunicação, tornando-a mais clara e natural. Além disso, te deixará mais confiante na hora da abordagem real.

Leia também:
Como rankings internacionais avaliam profissionais de investimento?

Use as melhores ferramentas no processo

Depois de aprender como fazer seu roteiro de prospecção de clientes para financial advisor, você pode pensar também nas ferramentas que usará no seu dia a dia de trabalho.

Conheça o GorilaFLOW, o terminal de notícias que leva a informação contextualizada até você. Com nossa ferramenta você tem notícias, trending topics, social listening, indicadores financeiros e cotações em tempo real. Agende já sua demonstração.

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