8 estratégias de marketing digital para financial advisor
Você atua com consultoria no mercado financeiro? Se você quer alcançar mais clientes, que tal considerar traçar estratégias de marketing digital para financial advisor?
Elas são de extrema importância e podem determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio na área de serviços financeiros.
Kevin O’Kane, ex-managing director do Google, descreve o marketing digital como combustível do foguete para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Razões para usar o marketing digital
- Alcançar o seu público alvo:
Graças às ferramentas de marketing na internet, é possível atingir seu público alvo em tempo real. A interação com esses consumidores fornece informações sobre o que eles desejam e que te ajudarão nas tomadas de decisões.
- Converter visitantes do seu site em clientes
Ao ter uma página na web, você deve medir o sucesso se atentando à porcentagem da taxa de tráfego que se converte em leads (usuários interessados), vendas e assinantes. Para aumentar as chances dessa conversão, você deve otimizar os esforços de marketing digital.
Investir na escrita de textos persuasivos (copywriting), otimização de mecanismos de busca (SEO – Search Engine Optimization), e-mails e marketing de mídia social são alguns dos primeiros passos para maximizar os resultados.
- Aumentar sua presença digital e alcançar novos clientes
Investir em estratégias de marketing digital aumentará a presença da sua marca na mente das pessoas – isso é, aumentará seu brand awareness (consciência de marca). Esse reconhecimento fará a diferença, pois você quer que seus potenciais clientes lembrem da sua marca quando estiverem procurando um serviço que você oferece.
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Estratégias de marketing digital para financial advisor
1. Identifique seu público
Marketing é sobre comunicar sobre os seus serviços para potenciais clientes. Mas, antes de começar, você precisa descobrir com quem você está falando.
A comunicação mais eficaz não é a que é feita para falar com todos, mas sim a que é desenhada sobre medida para o receptor da mensagem. No marketing, quem quer atingir todos os públicos, não atinge nenhum. Por isso, é necessário identificar o seu público ideal.
Se você é um consultor financeiro especializado em finanças para jovens adultos, o seu público-alvo pode ser a geração millenial ou o final da geração Z, por exemplo. Já se você trabalha com wealth management, provavelmente seu alvo são indivíduos e/ou famílias ricos.
Depois de identificar seu público, analise-o. Descubra como eles obtém informações, como eles se comunicam e quais são seus interesses. Somente o conhecimento do seu público permitirá que você tenha a visão crítica que fará com que você acerte mais na hora de traçar a estratégia de marketing.
2. Dê personalidade à sua marca
Antes de divulgar seus serviços, certifique-se de que sua marca está no ponto. Isso inclui ter consistência no nome, no logo e nas cores que usadas. Essa padronização deve estar presente também no seu jeito de se comunicar.
A sistematização de características da sua marca fará com que ela seja reconhecida pelas pessoas. Um exemplo disso são marcas como Coca-Cola, McDonald’s e Nike – elas possuem um brand awareness tão grande que chegam a serem reconhecidas somente pelos seus logotipos e cores.
Nesse processo, é importante que sua marca transmita profissionalismo, mostre sua personalidade e identifique sua cultura de trabalho.
3. Defina sua estratégia geral de marketing antes de pensar na estratégia de marketing digital
Uma estratégia de marketing é um plano para atingir seu objetivo em relação ao mercado. Esse plano inclui uma variedade de metas menores que ajudarão na realização da missão geral.
O marketing digital envolve várias dessas metas menores que servem para atingir o objetivo maior. Por isso, antes de traçar sua estratégia no digital, estabeleça esse objetivo maior.
Um financial advisor pode ter como objetivo geral conquistar mais clientes. Ou quem sabe se estabelecer como uma autoridade no mercado de consultoria financeira. Ou até mesmo engajar mais os clientes que já possui, fazendo-os adquirirem novos serviços. Tudo depende do contexto.
Essas metas gerais podem ser alcançadas por meio de metas menores, como obter 50 novas consultorias onlines por mês ou aumentar o público do LinkedIn.
4. Tenha um bom site
Seu website é a representação online da sua marca. É o seu cartão de visita digital. Antes do cliente marcar um encontro virtual ou um café no seu escritório, é o seu site que ele verá. E, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.
Algumas dicas para aplicar no seu site são:
- Promova seus produtos e serviços
- Faça do seu site um repositório para todo o seu conteúdo
- Exponha suas conquistas e elogios recebidos de outros clientes
- Caso seja um escritório, fale dos profissionais que integram o time
- Mostre de um jeito claro como os potenciais clientes podem contatar você
- Use fotos profissionais
- Tenha um design amigável para o uso e para os olhos
Por último, mas não menos importante: não se esqueça da versão mobile (para celular). A experiência mobile fica mais relevante a cada dia que passa e a maior parte das pessoas usa a internet pelos celulares. Portanto, seu site deve ter uma ótima experiência de navegação em dispositivos móveis.
5. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste em criar e distribuir conteúdo para destacar sua marca, produto ou serviço. Como profissional do mercado financeiro, você pode utilizar uma das múltiplas combinações de texto, imagens e outros formatos multimídias. O importante é lembrar que seu conteúdo deve educar, inspirar e/ou entreter sua audiência.
Caso seu negócio seja Business to Consumer (B2C), você pode trabalhar com blog posts, artigos, posts em redes sociais e vídeos. Já se o modelo for Business to Business (B2B), você também pode usar formatos mais avançados, como reports, white papers e webinars.
Dentre as principais vantagens dessa estratégia, estão a gratuidade na produção de conteúdo e a possibilidade de usá-lo para alimentar e apoiar outras estratégias, como a de SEO, mídia social e e-mail marketing.
Ademais, começar produzir conteúdo é uma ótima maneira de demonstrar sua expertise.
6. Conheça o marketing para motores de busca
Quando você tem uma dúvida ou está procurando um serviço, o que você usa para pesquisar? Provavelmente o Google, ou outros buscadores como Bing e Yahoo!, certo?
Seu futuro cliente faz a mesma coisa quando está querendo saber mais sobre serviços de gestão financeira ou até mesmo quando está procurando um profissional para contratar. Logo, uma ótima maneira conquistar mais clientes é aparecer durante essas buscas.
Para isso, você pode investir em:
- SEM (Search Engine Marketing): uma abordagem que usa métodos pagos para aparecer nas buscas.
- SEO (Search Engine Optimization): uma abordagem que usa métodos orgânicos (não pagos) para aparecer nas buscas.
O SEM utiliza plataformas de publicidade paga (como o Google Ads) onde você pode configurar anúncios que aparecerão durante a navegação dos potenciais clientes.
Se você é um planejador financeiro de São Paulo, por exemplo, pode pagar para aparecer nas buscas de usuários que pesquisam “planejadores financeiros em São Paulo”.
Já o SEO envolve a criação de conteúdos úteis que têm a ver com o que seu público alvo está procurando. Por exemplo, você pode criar um blog post sobre como escolher um bom planejador financeiro. Então, uma vez que você tenha feito o trabalho de otimização de SEO, quando uma pessoa pesquisar “como escolher um bom planejador financeiro”, seu blog post pode aparecer nos primeiros resultados.
Com isso, pessoas sanarão dúvidas no seu site (aumentando o tráfego) e passarão a confiar na sua marca. Além disso, você pode relacionar o conteúdo do post com o seu serviço e criar leads.
7. Não se esqueça das redes sociais
Nas mídias sociais você tem uma oportunidade única de interagir com seus clientes. Além de transmitir a sua mensagem, você também pode ouvir o que eles tem a dizer.
Existem várias redes sociais onde você pode estabelecer sua presença digital, como o Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Tiktok e LinkedIn.
Nesse processo, é essencial entender o que funciona melhor em cada rede, adaptando o conteúdo e linguagem sempre que necessário.
A grande vantagem das redes sociais é que as pessoas podem compartilhar com muita facilidade o conteúdo que você produzir, fazendo com que você alcance mais pessoas.
8. Use o e-mail como canal de marketing também
Os e-mails ainda são extremamente relevantes para a era digital e podem ser usados de diferentes maneiras.
Você pode implementá-los nas suas comunicações com seus clientes e potenciais clientes, oferecendo serviços e promoções, por exemplo. Também é possível usá-los para dar aquele “alô” naquele lead que desistiu no meio do caminho e tentar recuperá-lo.
Outra maneira de nutrir clientes e potenciais clientes com seu conteúdo é usando newsletters. Elas permitem que você adicione valor sem promover agressivamente seus produtos e serviços de um jeito que faça parecer que você liga apenas para as vendas.
Considere contratar um ou mais profissionais para fazer isso por você
Como você deve ter percebido, planejar e executar uma estratégia de marketing digital para financial advisor não é simples. E, além de tudo, boa parte do seu tempo provavelmente já é consumida com as consultorias.
Sendo assim, adeque sua estratégia de marketing digital à sua realidade. Lembre-se que você não precisa executar todas elas de uma vez. Priorize aquelas que têm mais impacto na hora de atingir objetivo principal do seu negócio.
Considere também contratar profissionais e/ou agências de marketing para te ajudar nessa missão, pois a expertise em marketing ajudará a melhorar métricas como brand awareness e tráfego do site, gerando mais leads e, consequentemente, aumentando suas vendas.
Use as melhores ferramentas
Depois de aprender como começar sua estratégia de marketing digital para financial advisor, você pode pensar também nas ferramentas que usará no seu dia a dia de trabalho.
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