Renda fixa 2022: cenário Brasil e EUA com dicas para seu patrimônio

Quer saber mais sobre a situação da renda fixa em 2022 no mundo todo? Leia o artigo e veja tudo que especialista falou sobre o assunto.
Foto de perfil do autor
Por *Luana Araujo - 20/09/2022
Atualizado em 15/12/2022
4 min de leitura

Se tem um assunto que não sai da boca dos brasileiros é a alta dos preços de praticamente todos os produtos e serviços. Isso se deve à inflação, que vem assombrando o bolso dos cidadãos.

Uma das medidas que o Banco Central encontra em casos de inflação tão alta é aumentar a Taxa Selic. Esse é um dos principais motivos para que você já tenha escutado que investimentos em renda fixa estão em alta em 2022!

Para que você possa entender as demais causas e consiga lidar com o seu patrimônio nesse momento, o Gorila chamou Ulysses de Oliveira para um bate-papo. Ele é gestor de fundos da Quasar Asset e tem vasta experiência nacional e internacional com investimentos. 

Continue a leitura e confira tudo sobre o cenário da renda fixa em 2022.

Contextualizando o cenário

As consequências do cenário pandêmico e da guerra entre Rússia e Ucrânia afetam fortemente a economia mundial. Em momentos de recessão econômica global como o que estamos vivendo, as commodities e os ativos de renda fixa passam a receber mais olhares dos investidores que produtos de maior risco.

Esse fenômeno acontece no mundo todo, mas dois fatos brasileiros chamam a atenção. No Brasil, desde março de 2021, a Taxa Selic (taxa básica de juros do país) aumentou em todas as reuniões do Copom. E, segundo a B3, o número de investidores em renda fixa no Brasil aumentou 27% no último ano. 

Onde está melhor: Brasil ou EUA?

Ulysses de Oliveira responde prontamente: “depende!”

Por um lado, os Estados Unidos da América emitem uma das moedas mais relevantes do mundo, o dólar. Isso faz com que esse país proporcione mais oportunidades e variedade de produtos para os investidores.

No entanto, as taxas reais do Brasil são bem interessantes, pois o país aceita pagar juros robustos. Sendo assim, o investidor em renda fixa brasileira costuma receber bons valores ao longo do tempo.

Para o gestor da Quasar Asset, os dois países têm oportunidades, ele conclui: “um tem mais variedade e o outro paga bastante”.

Leia também:

Selic e inflação: entenda de uma vez por todas a relação entre elas!

Entenda a alta da taxa de juros no Brasil e no mundo

Como investir no exterior sem sair do Brasil

Crescente na curva de juros dos EUA

Um fenômeno bastante interessante de se analisar é a alta dos juros nos EUA. Hoje, vê-se uma curva invertida de juros — títulos de curto prazo rendendo mais que produtos de longo prazo. Isso acontece para controlar a pressão inflacionária.

A pergunta que fica é: os títulos bonds (títulos de renda fixa a longo prazo) ainda são interessantes? O gestor da Quasar Asset afirmou que sim, pois apesar de ganhar menos comparado à renda variável, é um investimento mais seguro!

Atenção: a renda fixa pode trazer riscos!

Para Ulysses de Oliveira, “o nome da renda fixa é enganoso”. Ele afirma que o que é fixo é o cupom adquirido, mas o preço que é recebido oscila de acordo com a taxa de juros base da moeda na qual o papel foi emitido.

Assim, esse tipo de investimento também apresenta alguns riscos. Destacamos duas questões que precisam da atenção do investidor. O primeiro ponto de atenção é o risco da moeda em que se está inserido, afinal moedas valorizam e desvalorizam. E, o segundo, o risco de crédito, que pode acontecer tanto com um país quanto com uma empresa. 

Para evitar esses riscos e aproveitar da segurança que a renda fixa em 2022 proporciona, é importante observar o rating do produto. A função dessa pontuação é determinar a probabilidade de uma empresa ou país honrar as dívidas. 

Para entender tudo sobre rating, leia o artigo:

O que é rating? Entenda como funciona essa classificação de risco

Board montado no Gorila Flow, terminal de notícias com cotações ao vivo. A melhor forma de você ficar por dentro de tudo que acontece no mundo das finanças!

Saiba mais:

É um bom momento para fazer investimentos no exterior?

Dicas para investir bem na renda fixa em 2022

Ulysses de Oliveira deixa algumas dicas para que você, investidor, lide bem com esse momento. Confira:

  1. Conheça seu perfil de investidor.
  2. Diversifique os ativos de sua carteira.
  3. Tenha reserva no exterior (com uma moeda diferente da sua).
  4. Observe o rating do produto antes de investir.
  5. Caso não consiga investir grandes quantias no exterior, opte pelos ETFs.

Confira a conversa com Ulysses de Oliveira na íntegra!

O gestor de fundos da Quasar Asset falou sobre mais assuntos super interessantes e tirou dúvidas da nossa audiência, para assistir, é só dar play no vídeo abaixo!

O Gorila te auxilia a dominar os mais diversos conteúdos sobre finanças com artigos como esse. No app, você consegue ver o seu portfólio, os rendimentos e os eventos da carteira com um simples clique. E ainda tem o Flow, que te mantém informado em tempo real com um terminal de notícias e cotações ao vivo.

Baixe o aplicativo na Google Play Store ou Apple Store e continue acompanhando o Blog do Gorila para se manter informado sobre o mundo dos investimentos.
Além disso, nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram.

*Texto escrito sob supervisão de Álvara Bianca

economiarenda fixa

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe