A pirâmide DIKW e seus impactos sobre tomadas de decisão no mercado

O esquema é a representação do relacionamento entre Dados (Data), Informação (Information), Conhecimento (Knowledge) e Sabedoria (Wisdon) e mostra a necessidade de pensar no futuro.
Foto de perfil do autor
PorSérgio Goldman - 18/04/2023
3 min de leitura

Muitos não conhecem a pirâmide DIKW. Até recentemente eu particularmente não conhecia.
Ela é uma representação do relacionamento entre Dados (Data), Informação (Information), Conhecimento (Knowledge) e Sabedoria (Wisdon).

Segue abaixo um esquema visual que facilita o entendimento:

Fonte: Karim Vares.

A Pirâmide DIKW é uma representação bastante interessante sobre uma hierarquia de valor em tudo que é disponibilizado e de fácil acesso no mercado financeiro.

As facilidades criadas pela internet, informação e dados viraram commodities.

Dados e informações são distribuídos para praticamente todo mercado e, portanto, tem valor baixo.
Quando subimos para o nível do conhecimento, as coisas começam a ficar mais complexas e aí, o valor é mais relevante, tanto para quem produz quanto para quem consome.

Para chegarmos ao conhecimento, é necessário muito estudo e vivência de mercado, não só para ter vivido experiências diversas e complementares, mas também para ter interagido com diversos agentes com experiências complementares.

Quando chegamos ao nível da sabedoria, me parece ser necessário adicionar inteligência ao estoque de conhecimento.

Interessante notar na figura acima a questão do tempo: nos níveis mais baixos o passado tem maior importância…quando subimos na hierarquia, vemos aparecer a necessidade de se pensar no futuro.
Nos níveis mais altos (Conhecimento e Sabedoria) começam a fazer mais sentido a geração de insights. Gostei bastante da seguinte definição que encontrei para insight que diz que, “… é a capacidade de entender verdades escondidas …”

Leia também:
Sua empresa está preparada para os desafios futuros?

Eu acrescentaria que em várias situações, o insight acaba, não só entendendo verdades escondidas mas, antes disso, encontrando fatos que a maioria das pessoas não conseguiram visualizar.

Existe um motivo para estar trazendo o tema do acesso à informação e suas consequências sobre o universo dos investimentos:

  • Recebemos e buscamos muitos dados e informação…
  • …mas o valor agregado está no conhecimento e na sabedoria…
  • … para o investidor em busca de assessoria, é importante que o serviço de um assessor incorpore conhecimento e sabedoria…
  • …sem isso, o serviço tem pouco valor.

Além disso, é necessário buscar antecipar eventos do futuro.

Isso não é fácil e não significa ter ou não ter bola de cristal.

Significa pensar em cenário e se perguntar exaustivamente: … e se o evento XYZ acontecer? Qual será o impacto sobre investimentos?

Leia também:
Sobre o crescimento econômico no Brasil: Como disse Einstein, insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes…

O arcabouço fiscal e seus impactos sobre o mercado de ações

Sobre o colunista

Sergio Goldman é colunista no Blog do Gorila e possui 30 anos de experiência no mercado de capitais da América Latina com foco em Equity Research, Distribuição de Renda Variável e Wealth Management. Possui vasta experiência na venda de produtos de renda variável para investidores institucionais locais e estrangeiros, tendo trabalhado em instituições financeiras como Baring Securities, Bear Stearns, Santander, Unibanco e Safra. Desde 2019 atua como gestor do FIA Esh Prospera. Entre 2014 e 2016 foi contribuidor da coluna Palavra do Gestor no jornal Valor Econômico. Formado em Engenharia Eletrônica pela PUC do Rio Janeiro, tendo mestrado em administração na COPPEAD, escola de negócios da UFRJ.

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Compartilhe