5 passos para construção de personal branding de financial advisors
Como financial advisor, você é sua marca. Assim como qualquer outro profissional, a confiabilidade que você transmite depende de quão bem você executa seus serviços. Contudo, a confiança também está relacionada às interações que os clientes têm com você.
É desafiador conseguir mostrar aos seus clientes quão único você é no aconselhamento financeiro que você oferece. Para que haja sucesso nessa missão, é preciso ter um bom personal branding (marca pessoal).
O personal branding te ajuda a criar um nome usando sua personalidade e experiência profissional. A boa marca pessoal joga com seus pontos fortes para crescer e dimensionar seu negócio. Sendo assim, trata-se de uma poderosa ferramenta de marketing.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
O que é personal branding de financial advisors?
O personal branding é a técnica de construir e comunicar a sua marca pessoal, ou seja, a sua imagem e reputação profissional. Ao construir essa marca, aspectos como personalidade, habilidades e histórico de trabalho são incluídos no processo.
Importância do personal branding para financial advisor
O personal branding é importante para financial advisors porque ajuda a construir uma reputação positiva e a se destacar entre a concorrência. Ele também pode ajudar a atrair novos clientes e aumentar a lealdade dos clientes existentes.
Fora isso, o personal branding pode ajudar os consultores financeiros a se posicionarem como especialistas, o que os coloca em posição de destaque e atrai oportunidades de emprego e negócios.
Como construir seu personal branding como financial advisor?
1. Defina seus valores e objetivos profissionais
Antes de começar seu processo de personal branding, defina quem você é e o que você deseja alcançar. Além disso, saiba quais são seus valores e objetivos profissionais. São esses elementos que servirão de base para construir sua marca.
2. Crie uma presença online
Vivemos em um mundo cada vez mais digital, portanto é indispensável que você também se posicione online.
As redes sociais são uma excelente maneira de construir sua marca pessoal. Seus perfis devem ter conteúdos interessantes e relevantes para sua área de atuação.
Sempre faça essa provocação: se as pessoas pesquisarem meu nome no Google, o que elas encontrarão? Regularmente, responda essa pergunta fazendo você mesmo a pesquisa – de preferência fazendo combinações de seu nome com localização, setor, empresa e consultoria financeira oferecida. Nesse processo, você está fazendo uma auditoria da sua presença digital.
Se o resultado da pesquisa não for condizente com a sua marca pessoal, você deve assumir o controle e trabalhar para mudar isso.
Quer saber como? Veja mais nossas dicas nesse artigo:
8 estratégias de marketing digital para financial advisor
3. Trabalhe seu networking
Na hora de construir seu personal branding de financial advisor, deixe de lado a timidez. Participe de eventos e fóruns importantes para a área de consultoria financeira e use esses espaços para se conectar com outras pessoas.
Isso pode ajudar você a construir relacionamentos valiosos e te ajudará a expandir sua rede de contatos e de influência.
4. Seja você mesmo
Você não precisa tentar ser alguém que não é ao construir sua marca pessoal. As pessoas percebem rapidamente quando alguém está fingindo ser outra pessoa e isso pode prejudicar sua reputação.
Seja autêntico e use sua história de vida como narrativa. Pessoas de sucesso tendem a ter o hábito de ver seus fracassos como lições de vida. Elas entendem esses fracassos como trampolins necessários para chegarem onde estão. Elaborar sua narrativa significa enquadrar sua história de vida para si mesmo e para os outros de forma positiva.
Faça o exercício de escrever uma breve biografia que resuma o que você fez e como isso o levou à sua situação atual. Permita que as pessoas saibam o que te motiva e o que você faz de melhor enquanto consultor financeiro. E então use essa narrativa no seu posicionamento.
Leia também:
4 elementos fundamentais do roteiro de prospecção de clientes para financial advisor
5. Tenha consistência
Uma vez que você tenha definido sua marca, é importante ter consistência. A consistência nas ações de personal branding é fundamental para construir e manter uma reputação positiva. Isso permite que os clientes e potenciais clientes saibam o que esperar de você e o que você pode oferecer.
A consistência também ajuda a construir confiança e credibilidade, que são essenciais para manter e atrair clientes. Além disso, é o que permite que você se torne reconhecido como um especialista na área de consultoria financeira.
Por fim, a consistência também ajuda a se destacar entre a concorrência e a ser lembrado pelos clientes.
Leia também:
Como manter um bom relacionamento com o cliente sendo um financial advisor
Use as melhores ferramentas no processo
Depois de aprender sobre a importância do personal branding para financial advisors, você pode pensar também nas ferramentas que usará no seu dia a dia de trabalho.
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