A taxa de Desemprego brasileira chegou a 11,6%

Morning Call 28-01-22

Bolsa
Pela manhã, o principal índice futuro brasileiro operava em queda de 0,31%, a 112.710 pontos. O Ibovespa Futuro seguia as operações dos EUA e da Europa, com preocupações sobre os conflitos no leste europeu e sobre o ciclo de apertamento monetário global iminente.
Desemprego brasileiro cai e chega a 11,6%
Foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego brasileiro em queda chegando a 11,6%, levemente acima das perspectivas do mercado, com alta de 3,5% na população ocupada e queda de 10,6% na população desocupada. O desemprego vem em uma decrescente, após disparar devido às consequências socioeconômicas causadas pela pandemia. Os dados anteriores apresentaram 12,1% de desemprego, 0,5 ponto percentual acima dos dados do último trimestre móvel, que vai de setembro a novembro
IGP-M sobe 1,82% no mês de janeiro e registra 16,91% em 12 meses
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 1,82% no mês de janeiro. O índice registrou alta de 17,78% em 2021 e registra alta de 16,91% nos últimos 12 meses. O maior fator de aceleração foi a Inflação ao Produtor, que registrou alta de 2,30%, guiado pelo aumento generalizado nos preços de matérias-primas, com variação de +4,95%. O minério de ferro, soja e milho em grãos foram as principais altas do mês.
Leia também:
Top 10 fundos imobiliários 2021: veja os melhores
Confira 6 investimentos atrelados à inflação para se proteger da alta do IPCA
Méliuz cresce seu volume de vendas e base de clientes
A Méliuz (CASH3) registrou crescimento no seu volume de vendas neste quarto trimestre, chegando a R$1,7 bilhão. Os dados foram divulgados na prévia operacional da companhia, que também comunicou o crescimento de 1,6 milhão na base de usuários, chegando a 22,4 milhões. Segundo a companhia, a prioridade em termos de produto está focada no lançamento do seu cartão de crédito próprio, que não tem previsão de início na sua distribuição.
Moedas
As principais moedas do mundo recuperavam as perdas nesta semana e avançavam majoritariamente frente ao real. O yuan era a exceção, operando próximo à estabilidade, porém no negativo. A divulgação de dados economicamente relevantes nas próximas semanas pode afetar o câmbio, já que as informações podem levar às autoridades dos respectivos países a fazer ajustes nas suas políticas econômicas.
Europa
A Europa de maneira geral observava nova queda nesta sexta-feira de manhã, com as tensões geopolíticas entre a Ucrânia e a Rússia preocupando os investidores com o futuro da economia europeia. As ações de tecnologia eram as principais quedas e registravam patamar mais baixo nos últimos 12 meses, com o setor preocupado com a alta nos rendimentos dos títulos europeus e americanos em alta.
Ásia
Em patamar mais baixo em um ano e quatro meses, os índices chineses caíram nesta sexta-feira mais uma vez, com os contínuos temores sobre a política monetária americana. Os outros índices do continente recuperaram as perdas desta semana. As bolsas chinesas não operarão na semana que vem, devido ao feriado de Ano Novo Lunar
*Conteúdo elaborado pela Inside
Além do Morning Call 28-01-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram