A arrecadação federal do Brasil registrou alta de 17,36% em 2021

Morning Call 26-01-22 Bolsa O Ibovespa opera em alta mais considerável nesta quarta-feira pela manhã, com +1,67% de variação e 112.049 pontos. A reunião do Federal Reserve, que pode anunciar a data de início e ritmo do aperto monetário americano é o evento mais relevante no dia, com o ciclo de alta dos juros aguardado […]
Foto de perfil do autor
PorGorila - 26/01/2022
Atualizado em 27/01/2022
3 min de leitura

Morning Call 26-01-22

Bolsa

O Ibovespa opera em alta mais considerável nesta quarta-feira pela manhã, com +1,67% de variação e 112.049 pontos. A reunião do Federal Reserve, que pode anunciar a data de início e ritmo do aperto monetário americano é o evento mais relevante no dia, com o ciclo de alta dos juros aguardado pelos investidores chegando a 1,00% ao ano em 2022.

A arrecadação federal do Brasil registrou alta de 17,36% em 2021

A arrecadação do governo federal encerrou 2021 com alta de 17,36%, já descontada a inflação, reunindo 1,87 trilhão de reais, segundo dados divulgados pela Receita Federal nesta terça-feira (25), em reflexo à retomada da atividade após “esfriamento” da crise provocada pela pandemia de Covid-19, segundo a entidade. O valor é o maior desde 1995, vindo dentro das expectativas do mercado.

O Carrefour pode ter que vender lojas do Grupo Big, adquirido em março de 2021

O Carrefour (CRFB3), que anunciou a aquisição do Grupo Big em março do ano passado, pode vir a se desfazer de uma parte das lojas da rede adquirida. Nesta terça-feira (25), a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) orientou que o negócio entre as empresas seja aprovado “mediante a adoção de remédio negociado com as empresas, que mitiga riscos concorrenciais decorrentes da operação”. A aquisição foi feita pelo valor de R$ 7,5 bilhões e envolve a compra de 386 unidades de varejo de autosserviço, 15 postos de combustíveis e 11 centros de distribuição para realizar atividades atacadistas do Big.

Leia também:

Penny stocks: saiba como funcionam as ações que valem centavos

Top 10 ações melhores pagadoras de dividendos em 2021

FMI projeta menor crescimento no Brasil em 2022

O Fundo Monetário Internacional (FMI) diminuiu a projeção de crescimento do Brasil de 1,5% para 0,3% neste ano, o crescimento mais baixo dentro de um grupo de 26 países – economias avançadas e emergentes, das quais foram divulgadas na atualização do relatório Perspectiva Econômica Mundial. O FMI baixou as previsões para o Brasil em circunstâncias globais de desaceleração da economia mundial, desencadeada em boa parte pelas contínuas dificuldades de suprimentos nas cadeias internacionais de produção e forte aumento dos preços de energia e de alimentos, o que propiciou uma alta substancial da inflação em todo o mundo.

Moedas

O mercado de câmbio recuava frente à moeda brasileira nesta manhã de maneira unânime, com o maior recuo por parte do yuan, enquanto o dólar rondava patamar mais baixo nos últimos 3 meses frente ao real. A libra esterlina também registrava a cotação mais baixa desde novembro de 2021.

Europa

Ainda se recuperando das operações de segunda-feira, os principais índices europeus registravam alta pujante nesta manhã. O Federal Reserve, que completará dois dias de reunião hoje às 16:00, anunciará após esse horário seu posicionamento acerca da política monetária. O mercado precifica um aumento de 0,25 p.p. no anúncio de março e outros três ajustes da mesma proporção em 2022.

Ásia

As principais bolsas da Ásia operavam divididas pela manhã, com a China positiva, enquanto o resto do continente caía. Ruídos de que as instituições financeiras e fundos de pensão ajudem a estabelecer os mercados de ações ajudaram a dar fôlego nas companhias chinesas. Segundo a mídia chinesa, o desempenho das ações é um movimento exagerado em relação às notícias negativas.

*Conteúdo elaborado pela Inside

Além do Morning Call 26-01-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.