Fundos Multimercado: o que são e como funcionam?

Os fundos multimercado são uma forma de investir em diversos produtos com estratégia profissional. Continue a leitura para entender mais.
fundos multimercado
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Você provavelmente já ouviu falar em fundos multimercado. Mas você sabe o que eles são e entende como eles funcionam?

Acompanhe o artigo para saber mais sobre esse tipo de investimento. Ele pode ser uma boa escolha na diversificação de ativos da sua carteira!

O que são fundos multimercado?

Um tipo de fundo de investimento no qual os gestores têm a liberdade de investir em diversos ativos em qualquer proporção. Sendo assim, eles seguem a melhor estratégia, segundo suas análises, de acordo com o momento do mercado. Essa flexibilidade possibilitada aos profissionais de investimento permite a existência de muitos tipos de fundos multimercado, desde os mais arriscados aos mais conservadores. 

Leia também:

Como funcionam os fundos de investimento

6 dicas antes de investir em fundos de investimento

Como escolher o melhor fundo de investimento para sua carteira?

Como funcionam os fundos multimercado?

O funcionamento é simples: o investidor busca o fundo de investimento que condiz mais com o seu perfil e aplica seu capital nele. A partir disso, o administrador aplica o dinheiro de acordo com as características do fundo e as melhores estratégias. Há várias formas de planejar a aplicação financeira em fundos multimercado, mas as principais são:

Macro: o capital é aplicado em diversos tipos de ativos e a gestão acompanha os movimentos do mercado visando o médio e longo prazo.

Trading: o capital é aplicado em diversos tipos de ativos e a gestão acompanha os movimentos do mercado visando o curto prazo.

Long and Short: o capital é aplicado em ativos de renda variável e fazem operações entre comprados e vendidos, buscando lucro a partir das diferenças entre os valores.

Juros: o capital é aplicado em ativos de renda fixa, ganhando em marcação a mercado, a partir das variações que vêm da atualização diária da cotação de ativos.

Livre: o capital é aplicado em ativos de maneira completamente livre. 

Quais são as taxas e impostos cobrados?

Assim como em todos os fundos de investimentos, há taxa de administração nos fundos multimercado. Além disso, há uma taxa de performance, que serve como bonificação ao administrador do fundo, quando este supera as metas. 

Quanto às tributações, os fundos multimercado podem ser tributados de duas maneiras. A primeira é o IOF, que acontece apenas no caso de resgate do valor antes de 30 dias de aplicação. A segunda é a cobrança de Imposto de Renda, que varia entre 22,5% e 15% em cima do lucro obtido.

Saiba mais:

9 taxas de investimentos que você precisa conhecer antes de investir

Vantagens e desvantagens dos fundos multimercado

A diversidade dos tipos de fundo, a flexibilidade das aplicações dentro deles e a gestão estratégica por trás disso tudo são grandes vantagens dos fundos multimercado. Dá para notar, então, que esse tipo de fundo é uma excelente opção para uma carteira variada de ativos de acordo com seu perfil.

Por outro lado, as taxas de administração e de performance podem ser um ponto negativo caso sejam altas demais. Além de riscos comuns a todos os tipos de fundos como a falta de autonomia, o risco de liquidez e a necessidade de confiança na gestão do fundo

Acompanhe a rentabilidade dos fundos através do Gorila

Já pensou em unificar toda a sua carteira de investimentos em um só lugar de maneira clara e dinâmica? Investindo nos fundos multimercado ou não, acompanhe os seus investimentos com o Gorila! Aqui você pode ver a evolução completa do seu patrimônio na palma da sua mão ou na tela do seu computador.

Dashboard gerado pelo Gorila com a evolução do Fundo Multimercado Western Asset Balanceado nos últimos dois anos
Dashboard gerado pelo Gorila com a evolução do Fundo Multimercado Western Asset Balanceado comparado ao CDI nos últimos dois anos

Conheça o nosso site ou baixe nosso app na Google Play Store ou Apple Store.

Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando o Blog do Gorila e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram

*Texto escrito sob supervisão de Álvara Bianca

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais