Gorila de Ouro: 4 filmes sobre investimentos que valem sua atenção!

Senta no sofá, prepara a pipoca e vem conferir os melhores filmes sobre investimentos para evoluir e se inspirar a dominar o mercado!
Foto de perfil do autor
Por *Rayane Rodrigues - 12/09/2022
Atualizado em 15/12/2022
4 min de leitura

O mercado de investimentos é um universo que gera bastante curiosidade em vários âmbitos. Até mesmo investidores experientes podem não conhecer algumas histórias do mundo de investimentos, enquanto novos investidores querem saber mais. Pensando nisso, o Gorila separou uma lista de ótimos filmes sobre investimento.

Confira 4 longas-metragens para animar seu momento de lazer e talvez inspirar para tirar alguns planos financeiros da área ficcional.

4 filmes sobre investimento

Lobo de Wall Street 

Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa conta a trajetória de Jordan Belfort – corretor, até então, da bolsa de valores dos Estados Unidos. Baseado na obra de mesmo nome, a cinebiografia difere em alguns momentos da realidade. Porém, acerta ao abordar o início da Stratton Oakmont – local, inicialmente, responsável pela compra de Penny Stocks, e futuramente, por atividades ilegais de IPOs de pequenas empresas. 

Mesmo sendo um filme de 3 horas, em nenhum momento você sente cansaço do enredo. Afinal, estamos falando de uma vida eufórica, com regalias e momentos controversos. Pode-se comparar até mesmo com alguma ação da bolsa de valores. De repente por cima, e do nada, por baixo. 

Saiba mais:

Descubra como investir na Bolsa de Valores

A Grande Aposta

Melhor do que sobreviver à crise, é prever quando uma vai acontecer. Achou interessante? É exatamente isso que acontece em “A Grande Aposta”. Com um elenco de peso, o filme conta o enredo de Michael Burry e outros três investidores que anteviram a crise econômica que atingiu os Estados Unidos em 2008. 

Leia também:
Bolha econômica: o que é e como se forma?

Assim como em “O Lobo de Wall Street”, a obra audiovisual é baseada no romance de Michael Lewis, que mergulhou no episódio que abalou o mercado imobiliário norte-americano e, graças a Adam McKay, o filme em nenhum momento deixa a desejar.

Aclamado por críticos, o filme obteve a nota de 81/100, com base em 45 análises no Metacritic. Já no RottenTomatoes tem uma taxa de aceitação de 88% baseado em 319 críticas.

Becoming Warren Buffett

Para os investidores de longa data, Warren Buffett dispensa apresentações – conhecido, “talvez”, como o maior investidor de todos os tempos – o documentário nos ajuda a entender a mente por trás do Berkshire Hathaway – companhia sediada nos Estados Unidos, que supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias.

A disciplina que Warren teve e ainda tem é demonstrada a partir do seu business lifestyle. Ele considera as ações de investimentos como um negócio. E, além disso, o outro lado do grande investidor é apresentado: o filantropo. Em junho de 2021, Warren anunciou doação de US$ 4,1 bilhões para filantropia e saída da Fundação Gates.

Inspirador, o documentário conta com diversos momentos reflexivos, e diferentes mindsets que podem ajudar jovens investidores a se encontrarem num mercado tão gigantesco. Importante não levar tudo ao pé da letra, pois se trata de tempos e mercados diferentes.

Billions

Se você ama o mercado financeiro e ainda não deu uma chance para Billions, passou da hora de maratonar. As finanças são parte de um plot mais complexo, no qual o dinheiro e a lei provocam um embate entre o promotor Chuck Rhoades (Paul Giamatti) e o bilionário gestor de um fundo de investimentos, Bob Axelrod (Damien Lewis). 

Além do foco nas articulações e interesses pessoais dos protagonistas, conflitos éticos e morais se revelam a cada temporada da série, ambientada em Wall Street. Impossível não destacar, também, a personagem Wendy Rhoades (Maggie Siff), esposa de Chuck e psicóloga de Axelrod – sim, uma ironia muito bem encaixada pelos criadores da série, que eleva bastante a complexidade das relações e a qualidade da série.

Bônus

Está curtindo o conteúdo de filmes sobre investimentos? Então se prepare porque no próximo dia 22 deste mês “Eike – Tudo ou Nada” estreia nos cinemas brasileiros. No longa, o espectador acompanha a rápida ascensão do empresário, Eike Batista, dono da OGX – uma petroleira que o faz ser o sétimo homem mais rico do mundo, mas depois o leva à falência, tanto em dinheiro quanto em poder e prestígio.

O filme é baseado no livro homônimo de Malu Gaspar, responsável por nos apresentar a intrigante e conturbada vida do ex-bilionário mineiro. Se você deseja ter a experiência completa, talvez valha a visita ao cinema.  

Ficção x Realidade

Mesmo que os filmes sobre investimentos demonstrem enredos que podem ou não ser reais, é importante separar a ficção da realidade. É preciso ser racional e pensar numa estratégia que se encaixe no seu perfil – não confiando fielmente a personagens ficcionais hollywoodianos. Evite ser guiado pela emoção.

Além disso, nem todos os personagens das obras citadas são exemplos perfeitos. É interessante aprender com os erros deles e evitar ser o vilão na vida real. 

Invista com a ajuda do Gorila e se torne o herói (ou heroína) da sua história

Para investir bem é importante ter vontade de aprender sobre o mercado financeiro.

Além disso, acompanhar os resultados é imprescindível para manter-se atualizado e por dentro das novidades. O Gorila te ajuda a ser o personagem principal dos seus investimentos.

Na nossa plataforma, você centraliza sua carteira e vê em tempo real o desempenho dos seus investimentos, de um jeito fácil e intuitivo.

Com poucos cliques, no computador ou celular, você insere manualmente o seu investimento, ou faz integração com a sua corretora para importar tudo de maneira automática. 

Curtiu? Siga o Gorila em outras mídias sociais para ficar por dentro desse e outros assuntos do mercado: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram.

*Texto escrito sob supervisão de Álvara Bianca

aprendalistasplanejamento financeiroresenha

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe