Banco Inter na Nasdaq: o que acontece com suas ações?

Entenda como será feita a migração do Banco Inter para Nasdaq, o prazo da mudança e o que acontece com as ações BIDI3, BIDI4 e BIDI11.
Banco Inter Nasdaq
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O Banco Inter passará a negociar suas ações na Nasdaq. A decisão de reorganização societária e migração das ações da companhia para a bolsa de valores americana aconteceu no dia 12 de maio. E agora vem a pergunta: o que acontece com suas ações? 

Com essa migração, o Banco Inter não será mais uma empresa listada na B3, e passará a ter suas ações negociadas na Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations).

Os acionistas do Banco Inter precisam decidir até sexta-feira, 20 de maio, se querem receber o resgate financeiro das ações (BIDI3, BIDI4 e BIDI11) ou manter os papéis que serão convertidos em BDRs. Mas calma, vamos te explicar cada uma das alternativas.

Opção 1: receber o valor das ações em dinheiro

O investidor pode manifestar, até dia 20 de maio, o interesse no recebimento financeiro do resgate das ações (cash-out) da HoldFin, correspondente a R$38,70 por ação, sujeito à correção pela taxa CDI desde a data da AGE até a data do pagamento.

É possível solicitar cash-out de forma parcial ou para a totalidade da sua posição, basta informar a quantidade desejada no momento da sua solicitação no site da corretora que tem conta.

Somente está elegível para solicitar o cash-out o investidor que detinha posição em ações e/ou UNITs do Banco Inter no fechamento do dia 14 de abril deste ano. 

Lembrando que há um limite cash-out para o pagamento de até R$1,1 bilhão, aproximadamente 10% do valor total das ações em circulação.

Se a demanda exceder o limite estipulado, aqueles que escolherem o cash-out serão rateados proporcionalmente, e os acionistas receberão uma parcela em dinheiro e outra em BDRs. O pagamento acontece em 20 de junho. 

Opção 2: trocar as ações por BDRs

Outra alternativa é continuar com suas ações do Inter que serão convertidas em BDRs. Assim, para cada 6 ações ordinárias ou preferenciais (BIDI3 e BIDI4), será entregue 1 ação preferencial resgatável HoldFin. Já as UNITs (BIDI11), para cada 2 papéis o acionista receberá 1 ação preferencial resgatável HoldFin.

Vejamos um exemplo: 

  • Se um investidor tem 100 ações BIDI3 ou BIDI4, terá direito ao recebimento de 16,6 ações preferenciais resgatáveis “HoldFin”.
  • Já quem tem 100 papéis de BIDI11, terá direito ao recebimento de 50 ações preferenciais resgatáveis “HoldFin”. 

Os valores fracionários serão liquidados financeiramente posteriormente pela companhia.

Com isso, cada ação resgatável da HoldFin será convertida em BDR na proporção de 1 para 1. O novo ticker de negociação do BDR passa a se chamar BIDI31.

Se você optar por BDRs do Banco Inter, não precisa fazer nenhuma ação, pois eles serão depositados automaticamente na conta cadastrada na sua corretora.

Futuramente, será possível cancelar os BDRs e transformá-los em ações Classe A listadas diretamente na Nasdaq.

Saiba mais:
O que é melhor: BDRs ou investir no exterior?
Como investir na bolsa americana

Reorganização societária

Em 2021, o Banco Inter havia iniciado e suspendido o procedimento de reorganização societária. Com a nova proposta, haverá a incorporação do Banco Inter pela sua controladora Holding Financeira S.A. (HoldFin). Dessa forma, os papéis passarão a ser negociados diretamente pela Nasdaq, bolsa americana especializada em listar grandes empresas do setor de tecnologia.

Um dos fatores que influenciaram a decisão de listagem das ações da holding Inter&Co nos EUA, foi o fortalecimento como uma empresa global de tecnologia, com acesso ao mercado de capitais mais maduro do mundo. 

No Brasil, o último dia de negociação das ações e UNITs do Banco Inter será em 17 de junho. Já no dia 20, os investimentos serão realizados na B3 via BDRs (Brazilian Depositary Receipt). A partir de 23 de junho, iniciam as negociações das ações do Banco Inter na Nasdaq. 

Leia também:
Saiba como declarar investimentos no exterior
E-book: como declarar o Imposto de Renda dos seus investimentos

Acompanhe seus investimentos pelo Gorila

Agora que você sabe o que acontece com a migração do Banco Inter para Nasdaq, aproveite para acompanhar a rentabilidade das suas ações pelo Gorila. Na nossa plataforma você ainda pode adicionar ativos de renda fixa, variável, multimercado, criptomoedas e até investimentos no exterior. 

Evolução da ação do banco Inter (BIDI11) que será negociada em Nasdaq
Gráfico elaborado pelo Gorila trazendo a rentabilidade do ticker BIDI11 comparado ao Ibovespa ao longo de 2022 

Aproveite para seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro das principais notícias do mercado:  Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Telegram.

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais