Como investir na bolsa americana: Saiba mais

A bolsa americana oferece uma gama de opções para o investidor que busca maior diversidade e ganhos financeiros. Veja como operar nesse mercado.
Foto de perfil do autor
Por Alvara Bianca - 03/11/2020
Atualizado em 27/07/2022
5 min de leitura

Já imaginou ser sócio das maiores empresas do mundo? O mercado de ações norte-americano é muito mais desenvolvido do que no Brasil. Isso desperta o interesse de inúmeros investidores ao redor do mundo. E hoje o Gorila vai explicar o passo a passo de como investir na bolsa americana. Acompanhe! 

As bolsas dos EUA possuem uma variedade muito maior de ações disponíveis do que a B3 – a bolsa brasileira, o que estimula ainda mais as pessoas a aplicarem. As bolsas de lá têm mais de 10 vezes o número de empresas que temos aqui. Alguns dos exemplos são bem conhecidos e estão presentes constantemente em nosso dia a dia, como: Google, Facebook, Amazon, Apple e Netflix. 

Só lembrando que você também consegue investir em empresas estrangeiras sem sair do país através dos BDRs. 

Leia aqui

BDRs: saiba o que é e como investir

Se você está interessado em saber como investir na bolsa americana diretamente, acompanhe o passo a passo abaixo:

1. Como investir na bolsa americana por meio de corretoras

O primeiro passo é abrir conta em uma corretora americana, mas nem todas as instituições financeiras de lá aceitam estrangeiros. Por isso, é necessário que você faça uma pesquisa para saber quais instituições permitem a abertura de conta de brasileiros.

Você encontra algumas opções de corretoras no artigo que fizemos sobre Como investir no exterior sem sair do Brasil.

Feito isso, verifique se a corretora possui registro na FINRA (Autoridade Regulatória da Indústria Financeira) e autorização da SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos). Além disso, compare as taxas cobradas sobre as transações. Mais adiante vamos explicar alguns desses custos.

Geralmente os documentos solicitados para abertura de conta são: cópia do CPF, declaração do IR, comprovante de residência, cópia do passaporte e um documento chamado W-8BEN, que indica que você é brasileiro e tem interesse em investir na bolsa americana.

Depois é só aguardar a confirmação da corretora e fazer seu primeiro depósito. Certifique-se que o seu banco faz transações de câmbio internacional. 

A maioria das operações são feitas pela internet através do home broker e segue a mesma lógica de quando você compra ou vende ações por aqui. Basta escolher os produtos financeiros que vai investir. Conheça alguns deles:

ETF: o Exchange-Traded Fund, ou fundo de índice, é um fundo de investimento negociado na Bolsa como se fosse uma ação. Geralmente, os fundos de índice acompanham um índice de título ou índice de ações.

Stocks: são as ações propriamente ditas. São negociados papéis tanto das Blue Chips, aquelas com grande volume e liquidez, quanto das Small Caps, ações com capitalização abaixo das demais. 

REITs: o Real Estate Investment Trust é uma espécie do que conhecemos aqui no Brasil como os Fundos Imobiliários. Essa forma de investimento é bem difundida fora do país. 

Um REITs é uma empresa imobiliária que tem a obrigatoriedade de distribuir, no mínimo, 90% da sua receita anual em dividendos aos acionistas.

Mutual Funds: é um fundo de investimento operado por gestores, que alocam os ativos do fundo e tentam produzir ganhos de capital ou renda para os seus investidores. 

No Gorila você pode, inclusive, cadastrar seus investimentos no exterior e acompanhar a rentabilidade deles dentro da sua carteira de investimentos. 

Cadastre ações americanas, ETF, REITs, Mutual Funds, BDRs, além de ativos no Brasil no Gorila

2. Quais são as bolsas americanas

Você já deve saber que o mercado de ações nos Estados Unidos é o maior do mundo, tanto em volume financeiro, quanto pelo tamanho das empresas. Somando a Bolsa de Nova York e a NASDAQ, são ofertados mais de 5000 papéis. 

Apesar de estarem localizadas em Nova York, há algumas diferenças entre as duas bolsas:

Nyse

Conhecida como NYSE (The New York Stock Exchange), a Bolsa de Nova York fica em Wall Street e é considerada a maior bolsa de valores do mundo. Criada em 1817, a NYSE conta com ações de indústrias e empresas que estão há mais tempo no mercado, como por exemplo Walmart e Johnson & Johnson.

NASDAQ

Já a NASDAQ (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) foi criada em 1971 e é a segunda maior bolsa de valores americana. Ela está localizada em Times Square e reúne a carteira de empresas mais novas e focadas no mercado de tecnologia, como Amazon e Google.

Em relação ao horário, ambas abrem às 9h30 e fecham às 16h, horário de Nova York (horário do leste), de segunda a sexta-feira.

3. Os índices das ações americanas

Da mesma forma que no Brasil temos o Ibovespa como benchmark financeiro das ações, o mercado americano também tem seus índices que ajudam o investidor a medir uma seção do mercado acionário. Vamos conhecê-los. 

S&P 500

Este índice mede o valor das 500 maiores empresas cotadas na Bolsa de Valores de Nova York e é considerado a melhor representação do mercado de ações geral dos EUA. 

Nasdaq 100

Ele mede o valor das 100 maiores empresas cotadas na Nasdaq Stock Exchange. É considerado como a melhor representação do setor de tecnologia dos Estados Unidos.

Dow Jones 30

Foi criado em 1896 para acompanhar o desempenho do mercado de ações dos EUA. O objetivo das 30 ações cotadas no índice é refletir os setores dominantes que ajudam a economia americana. Hoje em dia inclui empresas como Disney, McDonald’s, Coca-Cola e Nike. 

Custos de investir na bolsa americana

Na hora de enviar valores para o exterior você está sujeito à cotação do câmbio, além da cobrança de 0,38% de IOF. Também deve ser levado em consideração o preço da corretagem e o spread da operação, que equivale a taxa para converter dólares em reais via remessa online. 

Em relação ao Imposto de Renda, o Brasil e os Estados Unidos têm acordos que fazem com que a declaração de IR seja feita apenas no país de residência fiscal do cliente.

É preciso declarar à Receita Federal os seus investimentos e recolher os impostos sobre ganhos de capital. As alíquotas são progressivas, e assim os ganhos de até R$ 5 milhões têm cobrança de 15% e os acima de R$ 30 milhões, cobrança de 22,5%. 

Já em relação aos dividendos, enquanto no Brasil não há cobrança, quem investe em ações americanas precisa pagar um imposto progressivo de até 27,5% sobre dividendos e rendimentos recebidos de fonte no exterior.

Leia também

Tributação de dividendos: entenda o que está em jogo

Vale sempre dizer que os investimentos a serem feitos devem estar adequados à sua situação financeira, ao perfil de risco e aos objetivos de investimento.

Controle a rentabilidade dos seus investimentos nos EUA com o Gorila

Com o Gorila você consegue acompanhar seus ativos, incluindo investimentos no exterior, como as ações da bolsa americana.

Passo-a-passo para cadastrar ativos no exterior no Gorila:

  • Na versão web, basta escolher “Investimentos no Exterior” na hora de cadastrar seus investimento;
  • No aplicativo mobile, escolha a bandeirinha vermelha no boletador;
  • Digite o código do seu ativo, o nome da corretora e a data da compra;
  • Cadastre o valor do dólar pago no momento da compra. Ele será importante para o Gorila calcular a rentabilidade do investimento,
  • Por fim, indique a quantidade de ativos comprados (o Gorila aceita valor fracionado menor que 1).

Pronto! Agora o Gorila vai calcular a rentabilidade do seu investimento na bolsa americana tanto em relação à valorização do ativo quanto em relação à variação cambial.

Através das nossas redes você fica por dentro das novidades do mercado além de saber mais sobre investimentos nos nossos artigos: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram!

açõesaprendabdrsbolsa de valoresinternacionalinvestimentos no exteriorrenda variável

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe