5 dicas para acompanhar o mercado financeiro com eficiência

Entenda como profissionais de investimento podem elevar a produtividade na hora de acompanhar as informações do mercado.
Foto de perfil do autor
PorEdnael Ferreira - 11/04/2023
Atualizado em 13/11/2023
4 min de leitura

Para ter sucesso nos seus investimentos, é essencial encontrar maneiras de acompanhar com eficiência a complexidade do mercado financeiro. 

Os ativos são influenciados por diversos fatores, como a política econômica, eventos internacionais e mudanças nas empresas. Por isso, é preciso selecionar as informações que mais importam para a sua carteira para tomar decisões mais assertivas. 

Leia abaixo 5 dicas para facilitar esse processo:

1. Defina suas metas de monitoramento priorizando as informações mais importantes

No meio do alto volume de informações produzidas hoje, devemos separar o que são os sinais mais relevantes em meio a tantos ruídos. Assim, para acompanhar o mercado com eficiência, é necessário definir quais são os tópicos mais importantes para você monitorar.

Mantenha-se atualizado sobre as notícias e eventos relevantes do mercado que possam afetar os ativos que você está acompanhando. Isso pode incluir anúncios de ganhos corporativos, lançamentos de novos produtos e atualizações regulatórias, por exemplo.

Nesse processo, você pode configurar alertas para receber notificações de mudanças significativas. Para isso, existem muitas ferramentas de monitoramento disponíveis que podem ajudá-lo a acompanhar as tendências do mercado em tempo real. 

No terminal de notícias GorilaFLOW, por exemplo, você define fontes confiáveis de notícias, fatos relevantes e comunicados de mercado para filtrar os tópicos essenciais para o seu dia a dia. Depois disso, você consegue acompanhar tudo em um feed atualizado em tempo real.

Leia também:
O impacto das redes sociais no consumo de notícias
Vieses comportamentais e como eles afetam as decisões de investimento

2. Configure o(s) seu(s) portfólio(s) de maneira organizada

Ao atuar no mercado financeiro, profissionais da área lidam com portfólios complexos e, muitas vezes, com mais de uma carteira. Nesse cenário, um organizador de portfólio ajuda a manter o controle dos investimentos e acompanhar o desempenho deles.

Um organizador de portfólio auxilia na visualização da carteira, facilitando o entendimento da necessidade de diversificação e realocação de ativos. Além disso, a comunicação com os clientes fica mais transparente, pois esse tipo de ferramenta torna mais simples a apresentação da performance dos ativos.

A melhora da produtividade também é uma vantagem, já que um organizador automatiza muitas tarefas tediosas e repetitivas, como a entrada de dados, a atualização de preços do mercado e a geração de relatórios. 
Uma excelente opção de organizador de carteiras para quem trabalha no mercado financeiro é o GorilaPRO. Na plataforma, você filtra, compara e acompanha múltiplas carteiras. Também é possível gerar relatórios customizáveis, prospectar novos clientes e facilitar o onboarding.

3. Leia o noticiário financeiro de maneira dinâmica

Profissionais do mercado financeiro precisam acompanhar constantemente o noticiário de finanças. Isso lhes permite tomar decisões informadas e estratégicas em relação aos investimentos, oportunidades de negociações e gerenciamento de riscos. 

Acompanhar as notícias também ajuda a entender melhor os movimentos e comportamentos dos investidores, bem como as ações e políticas dos reguladores e governos. 

Entretanto, sabemos que não é fácil dar conta do alto volume de notícias publicadas por segundo, por isso é preciso se informar com dinamicidade. 

No GorilaFLOW, além de agrupar as notícias mais importantes em um único lugar, você pode usar inteligência artificial para resumi-las rapidamente. Assim você economiza tempo e recursos.

Leia também:
GorilaFLOW ganha ferramenta com inteligência artificial que resume notícias

4. Vá direto às fontes

As seções de relacionamento com o investidor (presentes nos sites das empresas) contêm uma riqueza de informações, incluindo slides, fichas técnicas, relatórios, dados históricos, notícias recentes e eventos futuros. 

Muitas vezes, através dessas páginas é possível saber de webconferências para discussão dos resultados, que geralmente possuem um momento de perguntas e respostas.

Por essa razão, mantê-las no radar é essencial para garantir a transparência e tomada de decisões informadas. Você pode usar o GorilaFLOW para monitorar fatos relevantes e comunicados ao mercado de todas as empresas e FIIs listados na B3.

5. Participe de grupos de discussão e redes profissionais

Profissionais de investimentos podem participar de grupos de discussão, fóruns e redes profissionais para se manterem atualizados sobre as últimas tendências e práticas do mercado.

Esses grupos podem representar uma fonte de informações valiosas e proporcionar a chance de criar vínculos com outros especialistas.

Fora isso, consultar outras opiniões ajuda a ampliar a visão de mercado por meio de novas perspectivas e validar hipóteses através da argumentação.

Leia também:
A importância do consumo de informação descentralizada

Use as melhores ferramentas para contextualizar as informações 

Para ter mais eficiência ao acompanhar o mercado financeiro, é preciso usar as ferramentas certas. Uma delas é o GorilaFLOW, nosso terminal de notícias, trending topics, indicadores financeiros e cotações em tempo real.

Através dos recursos da plataforma, você consome informação de maneira descentralizada e pode:

  • Definir fontes confiáveis, filtrar os tópicos relevantes para o seu dia a dia e destacar o mais importante.
  • Monitorar fatos relevantes e comunicados ao mercado de todas as empresas e FIIs listados na B3.
  • Acompanhar os preços de todos os ativos negociados na B3, taxas de câmbio, criptomoedas e mais.
  • Acompanhar comunidades no Twitter como Fintwit, filtrando postagens por relevância ou compartilhamentos.

Conheça esses e outros recursos da plataforma:

Conhecer o GorilaFLOW

Siga o Gorila em nossas mídias sociais para ficar por dentro desse e outros assuntos do mercado: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Telegram.

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Compartilhe