O impacto das redes sociais no consumo de notícias

A popularidade crescente das redes sociais mudou o jeito de se informar e de fazer jornalismo. Entenda.
Foto de perfil do autor
Por Ednael Ferreira - 03/04/2023
Atualizado em 13/11/2023
4 min de leitura

A tecnologia e a popularização da internet mudaram drasticamente o modo de consumir informação nos últimos anos. Hoje, as pessoas têm acesso a uma quantidade enorme de informações de diferentes fontes.

Além de sites, TV e rádio, as redes sociais têm ganhado cada vez mais destaque como canais de comunicação relevantes. Dados indicam que elas se tornaram um lugar onde muitos consumidores obtêm notícias.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

As redes sociais como canais de informação

Com a popularidade crescente dessas plataformas, muitos usuários preferem acessar notícias por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

Por conta disso, várias delas agora possuem recursos de notícias integrados em suas plataformas, tornando mais fácil e conveniente para os usuários acessarem as últimas notícias em tempo real. 

O Twitter, por exemplo, é uma plataforma bastante popular para notícias em tempo real. Lá, os usuários podem seguir contas de jornais e obter as últimas informações dadas por fontes confiáveis. 
Nesse novo cenário, também há maior facilidade em se discutir os fatos e expressar opiniões sobre os eventos que estão sendo noticiados. Através de comentários e reações, os usuários manifestam o modo como receberam as informações em questão. 

Leia também:
A importância do consumo de informação descentralizada

A terceira fonte de notícia mais utilizada são as redes sociais

De acordo com o relatório Digital News Report 2021 da Reuters Institute for the Study of Journalism, 36% dos entrevistados em todo mundo utilizam as redes sociais como fonte de notícias. Na pesquisa, o Facebook foi a rede social mais popular para esse fim, seguida pelo YouTube, WhatsApp, Instagram e Twitter.

O estudo aponta também que a pandemia do COVID-19 aumentou o uso das redes sociais para consumo de notícias em muitos países, sendo que 61% dos entrevistados afirmaram que usaram a internet como fonte de notícias durante a pandemia, em comparação com 54% no período anterior.

No mesmo relatório, 57% dos entrevistados no Brasil afirmaram usar as redes sociais como fonte de notícias semanalmente, sendo o WhatsApp o aplicativo mais utilizado.

Em linhas gerais, o estudo aponta que as redes sociais são a terceira fonte de notícias mais utilizada no mundo, atrás apenas dos sites de notícias e da televisão. 

Novo modo de consumo, novo jornalismo

Com a mudança no modo de consumo de informações, o jornalismo também mudou e precisou se adaptar. O jornalismo móvel, também conhecido como mobile journalism ou MoJo, é a prática do jornalismo usando dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para coletar, editar e enviar informações. 

Essa técnica permite que jornalistas capturem notícias em tempo real e transmitam as informações para um público maior de maneira rápida e eficiente.

O jornalismo móvel tem ganhado popularidade devido à facilidade de acesso à tecnologia móvel e à crescente demanda por notícias em tempo real.

Ainda é importante atentar-se às fontes

É importante notar que nem todas as informações de redes sociais são confiáveis e precisas. Devido à facilidade com que elas podem ser compartilhadas, é preciso verificar as fontes e garantir que as notícias que você está lendo sejam verídicas. 

Vale salientar também que a velocidade da internet e das publicações nas redes sociais pode colocar em dúvida o que foi dito há poucos instantes. Por isso, é necessário se certificar de que os profissionais por trás das notícias nas plataformas sociais usam todas as formas e meios possíveis para obter eficiência e credibilidade nas publicações.

Várias plataformas sociais estão tomando medidas para combater as fake news e a desinformação. O Facebook, por exemplo, implementou medidas para reduzir a disseminação de notícias falsas em sua plataforma, incluindo parcerias com organizações de verificação de fatos e a remoção de postagens que contenham informações incorretas ou enganosas. 

Tenha a informação contextualizada

Conheça o GorilaFLOW, nosso terminal de notícias, trending topics, indicadores financeiros e cotações em tempo real.

Na nossa plataforma, além dos recursos tradicionais usados na tomada de decisão (como os fatos relevantes e análises gráficas), você consegue personalizar um feed de notícias alimentando-o, também, com insights das redes sociais.

Desta maneira você une o melhor da mídia tradicional e das redes sociais, garantindo uma cobertura ampla e mais segurança nas informações que consome.

Além disso, você pode fazer o monitoramento das comunidades do Twitter, como o Fintwit, filtrando as postagens por relevância ou compartilhamentos. 

Siga o Gorila em nossas mídias sociais para ficar por dentro desse e outros assuntos do mercado: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Telegram.

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe