Payroll: Relatório de empregos aponta criação de 311 mil vagas em fevereiro

A divulgação do payroll deu continuidade à sequência de dados acima do esperado para o mercado de trabalho norte-americano, embora tenha suavizado as incertezas sobre a próxima decisão do Federal Reserve.
O payroll de fevereiro de 2023 (Relatório de Emprego dos Estados Unidos) novamente surpreendeu o mercado ao registrar a criação de 311 mil novos postos de trabalho no mês, enquanto o consenso do mercado apontava para 225 mil.

As influências positivas vieram principalmente dos setores de lazer e hospitalidade, varejo, administração pública e saúde, enquanto informação e transporte e armazenamento puxaram o resultado para baixo.
Leia também:
JOLTS: Vagas de trabalho em aberto recuam para 10,8 milhões em janeiro
ADP: EUA registram abertura de 242 mil vagas de emprego privado em fevereiro
Apesar da surpresa na criação de empregos, a taxa de desemprego também observou alta marginal, de 3,4% (dados revisados) em janeiro para 3,6% em fevereiro, levemente acima das expectativas dos analistas que projetavam a manutenção da taxa, somando 5,9 milhões de desempregados.

Ainda, o salário médio por hora desacelerou para 0,2%, frente à alta de 0,3% registrada em janeiro, também abaixo das projeções do mercado (+0,3%). Já nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 4,6%.
Enquanto a manutenção do mercado de trabalho apertado nos Estados Unidos eleva a possibilidade do Federal Reserve prolongar o ciclo de aperto monetário norte-americano, a revisão baixista dos dados de dezembro e janeiro, a desaceleração das pressões inflacionárias advindas dos aumento real dos salários e o avanço da taxa de desemprego aliviam as apostas de uma alta de 50 bps na próxima decisão.
Segundo a ferramenta de monitoramento do Fed, a probabilidade da autarquia elevar a taxa de juros em 25 bps avançou de em torno de 50%, nesta manhã, para 56%, após a divulgação do payroll.
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW