5 Dicas de ouro para controlar seu orçamento mensal

Você sabe como controlar seu orçamento mensal? Descubra como fazer isso sem mistérios ou dificuldades e controle sua vida financeira!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Você sabe como controlar seu orçamento mensal? Quem não sabe organizar as contas do mês corre grande risco de perder dinheiro em gastos desnecessários e não consegue administrar seus ganhos para poder guardar e investir em algo que tanto deseja.

Se não quiser ter uma vida assim e realmente deseja ser organizado e realizar suas metas, controlar as despesas mensais é mais que obrigatório e lhe ajudará a conquistar a independência financeira. 

Mas, como controlar seu orçamento mensal? É isso que você vai descobrir no artigo! Acompanhe as dicas e saiba como fazer isso de forma simples e sem mistérios! 

Vamos lá? 

A importância de controlar o orçamento mensalmente

Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento. 

Essa atitude colabora para a má administração do dinheiro e influencia no cenário mais comum que vemos na sociedade brasileira: pessoas endividadas, que vivem pagando juros, que não têm reserva de emergência, não conseguem guardar dinheiro para investir e que sequer sabem para onde o seu dinheiro vai. 

Fazer o controle do orçamento do mês é fundamental para você não se perder nas dívidas, para conseguir gastar de forma consciente seu dinheiro e se planejar para o futuro, realizando as metas financeiras estabelecidas.

Toda pessoa que deseja ter uma vida financeira estável, que quer usar seu dinheiro de forma eficiente e evitar cair em endividamentos ou outros problemas financeiros precisa, portanto, controlar as despesas mensais.

Se você sabe utilizar seu dinheiro e controlá-lo todo mês, sua vida será mais organizada e conseguirá mais facilmente o que deseja e o que necessita. Se não fizer essa organização, sua vida passará, você não conseguirá viver da forma como sonhou e corre grandes chances de se frustrar por causa disso. 

5 dicas para controlar seu orçamento mensal 

Você pode controlar seus gastos e as entradas de dinheiro mensalmente de forma simples e sem nenhum problema. Um grande percentual da população não faz isso e também não tem ideia de como dar o primeiro passo para controlar seu orçamento mensal.

Felizmente, isso pode ser feito de forma descomplicada. Acompanhe as dicas a seguir e aprenda a como controlar seu orçamento familiar ou pessoal.

1. Anote todos os seus ganhos e gastos mensais

Uma das primeiras atitudes na hora do controle de orçamento é anotar todas as entradas de dinheiro que você possui, como salário, renda de aluguéis, freelance, e outros. 

Depois, anote suas despesas, tanto as recorrentes, como contas de luz, internet, celular, supermercado quanto aquelas que você realizou de maneira esporádica no mês, como um jantar, uma viagem ou um passeio.  

Você pode fazer isso utilizando uma planilha financeira pessoal ou familiar, um aplicativo de celular ou qualquer outro meio de anotação no seu dispositivo, no computador ou até mesmo físico, como cadernos e agendas. 

Uma planilha de gastos mensais pode ser uma solução para você conseguir visualizar suas dívidas, onde você pode cortar gastos e quanto você poderá economizar para guardar, seja na poupança ou investir em algum ativo.   

Você vai gostar de ler: Descubra como investir na Bolsa de Valores

Dessa forma, corte tudo o que estiver em excesso, procure economizar no que está sendo despendido mais do que deveria e busque economizar o máximo que puder para seu futuro, para realizar as metas e para fazer uma reserva de emergência. Por fim, procure maneiras de fazer seu salário render mais. 

Se você quer saber como fazer uma planilha de controle de gastos mensais, você pode aprender a montar uma e começar a organizar suas finanças pessoais.

2. Aprenda a comprar somente o que você precisa 

Se você pretende controlar de maneira eficiente seu dinheiro, é fundamental separar desejos de necessidades. Comprar por impulso é um perigo para suas finanças e você deve aprender a não deixar esses desejos atrapalharem sua vida financeira. 

Antes de comprar algo, veja se é por um simples desejo ou se é algo realmente muito necessário. Comprar algo que queremos pode nos deixar feliz, mas essa felicidade dura pouco.  

Poupar dinheiro no dia a dia pode parecer impossível no início, mas com o tempo você pegará esse hábito. Assim, você vai perceber que não é preciso ter tudo para ser feliz. 

Aprender a controlar seus impulsos na hora de comprar vai ajudar a diminuir os gastos. Se quiser saber como diminuir as despesas mensais, a educação financeira pode ser a solução. 

Por isso, busque conhecimento, leia blogs e livros, assista vídeos para entender como economizar para fazer seu dinheiro render investindo em algum tipo de ativo que seja adequado ao seu perfil, conforme seu objetivo. 

3. Tenha disciplina 

Mesmo que sobre algum dinheiro no final do mês, tenha disciplina com seu orçamento e evite criar novas dívidas! Evite usar o cartão de crédito descontroladamente, viva com uma determinada quantia, junte uma reserva para emergências e outra quantia para investir no seu futuro e nos seus sonhos. 

É essa disciplina que lhe ajudará a conquistar um futuro tranquilo e a atingir todos os objetivos que você tiver. Por isso, tenha foco e persistência. 

4. Aumente sua renda 

Eliminar todos os gastos possíveis (principalmente os supérfluos) é essencial para poder controlar melhor as contas. Mas, além disso, você pode buscar maneiras de aumentar sua renda, seja por meio de trabalhos extras fora do seu horário de trabalho, na prestação de serviços, entre outros.  

Esse dinheiro a mais pode ser usado em investimentos de curto, médio e longo prazo e, caso você queira comprar algo que deseja ou queira usar para se divertir, poderá utilizar parte dos rendimentos desses investimentos, sem comprometer seu orçamento. 

Mas tenha em mente que o uso de qualquer renda que você tenha deve ser feito com sabedoria!  

5. Cuidado com seu círculo social

Não aceite empréstimos ou serviços que os bancos lhe oferecem de maneira desmedida. O mesmo vale para seu círculo social. 

Evite sair com os “empobrecedores” e gastar dinheiro de forma inadequada, pois assim você pode prejudicar não só seu orçamento, mas sua vida financeira como um todo! Se encontrar com amigos é divertido e todos devem fazer isso, mas de maneira alguma esses momentos podem lhe prejudicar financeiramente. 

Controlar seu orçamento mensal exige disciplina, comprometimento e persistência. Mas, como visto, não há nenhum segredo para fazer isso. 

É preciso anotar todos os seus gastos e entradas de dinheiro, cortar as despesas que puder, fazer seu dinheiro render, aumentar sua renda e aprender a investir seu dinheiro de maneira eficaz. 

No início pode ser difícil, pois envolve mudar crenças, pensamentos e hábitos que você tem no seu dia a dia, mas essa alteração será benéfica para sua saúde financeira e no futuro você agradecerá por ter dado esse passo agora! 

Viu como é simples e fácil controlar seu orçamento mensal? Então continue seu aprendizado e leia agora: Reserva de Emergência: onde investir? Conheça as 5 melhores opções!

Controle seus investimentos no Gorila!

Com o Gorila você gerencia toda a sua carteira em um só lugar com facilidade e detalhes.

Pelo computador ou celular, você reúne todos os seus produtos financeiros e vê de forma fácil e completa o desempenho de todos os seus ativos, com os melhores relatórios.

Dashboard do Gorila exibindo a rentabilidade e distribuição de ativos da carteira onde é possível acompanhar a estratégia de long and short

Dashboard do Gorila exibindo a rentabilidade e distribuição de ativos da carteira.

Curtiu? Acompanhe nossas redes sociais para saber de todas as novidades do mercado e aprender com os melhores conteúdos de investimentos:  FacebookInstagramTwitterLinkedIn e Telegram

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais

Serena Williams
investimentos

7 dicas da Serena Williams para inspirar o investidor

Serena Williams esteve na Expert XP, maior festival de investimentos do mundo, para falar do seu lado como investidora. A norte-americana contou mais sobre a sua experiência com venture capital e investimentos em startups. Confira as dicas dadas pela maior tenista da história!