Onde investir o 13° salário? Confira 5 opções

Ao invés de torrar todo o 13º salário, que tal separar uma parte para investir? Selecionamos algumas opções que podem te ajudar.
13º salário
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Final de ano chega e a cabeça já está a mil pensando no que fazer com o 13º salário? Com uma graninha extra na mão é uma tentação, mas que tal tentar fazer algo diferente e separar uma parte do valor do 13° para investir? 

Vamos te ajudar mostrando algumas opções que podem fazer o seu dinheiro render mais. Acompanhe!

13º salário

Sabia que o 13º salário é uma gratificação de Natal e está previsto na Constituição Federal? 

O valor corresponde à divisão da remuneração integral por doze e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. O pagamento é feito em duas parcelas: a primeira, até 30 de novembro, e a segunda, até 20 de dezembro.

Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), ao todo, 83 milhões de pessoas devem receber o benefício. Neste ano, o valor médio do pagamento em todo o país é de R$ 2.500. 

Caso não tenha gasto metade do dinheiro na Black Friday, confira algumas dicas de onde investir essa graninha. Lembrando que a segunda parcela equivale ao salário bruto do mês de dezembro, com os descontos de Imposto de Renda, INSS e do valor da primeira parcela que você já recebeu.

Saiba mais:

Descubra como calcular o valor do 13º salário

Onde investir o 13º salário?

Depois de receber o pagamento do 13º, é importante ter em mente qual o plano e por quanto tempo espera manter esse dinheiro aplicado. Lembrando que quanto mais longo for o prazo, maior tende a ser a rentabilidade. 

Acompanhe abaixo 5 opções de onde você pode investir o valor recebido no 13º salário. 

1 – Contas digitais

Uma alternativa que está crescendo o interesse do investidor são os bancos digitais. Por meio das contas digitais oferecidas, é possível ter uma rentabilidade maior que as dos bancos tradicionais, incluindo opções de CDBs com liquidez diária. Dessa forma, caso precise, a pessoa pode fazer o saque do valor a qualquer momento. 

2 – CDBs

Já percebeu que diversos bancos e corretoras estão numa verdadeira disputa por novos clientes oferecendo CDBs com um alto valor do CDI? No mercado, é possível encontrar opções oferecendo até 300% do CDI por uma aplicação com prazo de até 3 meses. 

A atenção vai para o prazo de resgate que o investidor quer levar. Alguns CDBs possuem liquidez diária, já outros títulos podem ter vencimento daqui 5 anos, todavia oferecem em média uma rentabilidade de 13% ao ano. 

Confira a tabela com os rendimentos de contas de pagamentos de algumas das principais instituições:

**CDBs com liquidez diária
Informações consultadas em 30/11/2021

3 – LCI e LCA

As LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) são investimentos em renda fixa isentos da cobrança de Imposto de Renda. Esses títulos de crédito financiam obras de empresas privadas nos setores imobiliário e agronegócio, respectivamente.

No geral, as LCIs e LCAs só têm liquidez depois de 90 dias da aplicação. Já a rentabilidade costuma estar atrelada à taxa CDI, que tem valor bem parecido com a Taxa Selic. 

Leia também:
O que é taxa Selic e a sua última atualização
Reserva de emergência: onde investir? Conheça as 5 melhores opções!

4 – Previdência Privada

No Brasil, o Plano Garantidor de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Garantidor de Benefício Livre (VGBL) são os tipos de plano de previdência privada existentes.

Quem quer investir uma parte do 13° salário pode aplicar este mês no PGBL para reduzir o Imposto de Renda a pagar ou aumentar a restituição

No PGBL, aplicações feitas até o dia 29 de dezembro podem ser abatidas até o limite de 12% da renda tributável na declaração anual do ano que vem. 

Vale pontuar que aplicações em Previdência Privada são voltadas para o longo prazo. 

5 – Ações

Já colocou o pé em renda variável? O dinheiro extra do 13° pode ser uma alternativa para quem quer, digamos, ousar nos aportes. Depois de bater recorde aos 130 mil pontos em junho de 2021, a bolsa de valores passa por um momento de volatilidade beirando atualmente os 100 mil pontos e, com isso, muitas ações estão com um preço atrativo. 

Ferramenta de cotação em tempo real onde é possível acompanhar o movimento das ações com o dinheiro investido no 13° salário
No app do Gorila você acompanha a cotação em tempo real das ações listadas na bolsa.

É preciso, porém, observar a situação da empresa e estudar se vale a pena a aplicação. 

Outro ponto é a estratégia: se quer vender rapidamente o papel (day trade) ou segurar a ação até obter a valorização desejada (buy and hold). 

Saiba mais:
Descubra como investir na Bolsa de Valores

Investir e acompanhar

Caso opte por investir a graninha do 13°, é preciso ficar de olho se o investimento está performando melhor (preferivelmente) ou pior do que o mercado. E o Gorila te ajuda nessa tarefa trazendo gráficos e informações para comparar a rentabilidade dos ativos com os principais benchmarks, como o Ibovespa e o CDI. 

Tela da plataforma do Gorila com gráfico de rentabilidade e total de patrimônio investido, como por exemplo o valor aplicado do 13º salário
Dashboard da plataforma do Gorila trazendo a composição da carteira de investimentos dividida por classes e a rentabilidade

Curtiu o artigo?

Aproveite para compartilhar este conteúdo com os amigos que estão começando a investir:  Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Telegram!

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais