Carrefour anuncia venda de lojas e Eletrobras registra oferta de ações

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 26-05-22

Morning Call 26-05-22

Brasil

Em dia de pouca liquidez, o principal índice da bolsa brasileira encerrou o pregão da última quarta-feira estável, registrando leves ganhos e perdas durante a sessão. As ações da Petrobras contornaram as baixas recentes em meio à crise de preços e troca de comando, enquanto a divulgação da ata do FOMC trouxe alívio aos mercados internacionais. Pela manhã, o Ibovespa Futuro avançava, acompanhando o bom humor das bolsas globais e com os mercados aguardando as divulgações dos dados de geração de empregos formais do Novo Caged de abril, do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) de maio e da arrecadação federal de abril.

Baixe nosso e-book e declare seus investimentos sem dificuldades:
E-book: como declarar investimentos no IR 2022

Carrefour Brasil

Em linha com a condição imposta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Carrefour Brasil anunciou a venda de 14 lojas, em sua grande maioria hipermercados, para a conclusão da compra do Grupo Big, terceira maior rede de atacarejo do país.

Estatais

Ontem, o conselho administrativo da Petrobras não decidiu a data da próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE), prevista para eleger o sucessor de José Mauro Coelho ao comando da empresa, por não receber da União a lista dos candidatos ao conselho da estatal. Está previsto para hoje o registro de uma oferta bilionária de ações da Eletrobras na CVM (Brasil) e na SEC (EUA), com a expectativa de finalização do processo de privatização ainda em junho.

Leia também:
IPOs 2022: número de desistências vai superar as aberturas?

ICMS

Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que limita a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada pelos estados sobre a energia elétrica, combustíveis, gás natural, transportes coletivos e comunicação. A medida busca conter a aceleração dos preços dos bens e serviços em questão antes das eleições de outubro e desagrada governadores e prefeitos. O projeto, que reduz a alíquota cobrada para o intervalo de 17% a 18%, segue agora para a aprovação do Senado Federal.

EUA

Ontem, as bolsas americanas terminaram o dia em terreno positivo, após a ata do FOMC (evento mais aguardado da semana) não acenar para uma aceleração mais acentuada do ritmo de altas da taxa de juros. No documento, a autoridade monetária americana informou a contratação de mais duas altas de 50 bps para as próximas reuniões, em linha com as expectativas do mercado, e entendeu como apropriada a manutenção da taxa de juros no patamar neutro. Mais cedo, os índices futuros de Nova York caminhavam em ligeira alta, à medida que os investidores aguardam a segunda leitura preliminar do PIB dos EUA e da inflação de gastos com consumo pessoal (PCE) para o 1º trimestre e o novo registro de pedidos de seguro-desemprego da semana.

Europa

Na Europa, os principais índices de mercado da região amanheceram em leve alta, puxados pela decisão do Federal Reserve de não acelerar o ritmo de altas do Federal Funds Rate. Mais cedo, o banco central russo reduziu a taxa de juros da economia local em 3 p.p., de 14% para 11%, na contramão das demais autoridades monetárias mundiais, após afirmar que o choque inflacionário decorrente da invasão da Ucrânia, que resultou na elevação da taxa de juros para 20%, havia se dissipado. Ainda, o petróleo se valorizava pela manhã, com a possibilidade de novos embargos europeus à commodity russa.

Ásia

Os mercados asiáticos fecharam esta quinta-feira majoritariamente em baixa, impactadas pelas decisões de política monetária internacionais. As bolsas do Japão e de Hong Kong recuaram 0,27% após o Federal Reserve anunciar a manutenção do ritmo de contração monetária para as próximas reuniões, enquanto o índice sul-coreano, Kopsi, cedeu 0,18% após o banco central do país anunciar a segunda elevação da taxa de juros. Na China, o índice Xangai Composto ampliou seus ganhos recentes com o anúncio de novos estímulos à economia, com foco na manutenção da atividade, no momento em que as medidas restritivas de Pequim são intensificadas.

Além do Morning Call de 26-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Inflação recua 0,68% em julho

Morning Call 09-08-22 Brasil Sem grandes agitações no cenário internacional, o índice Bovespa seguia sua trajetória de valorização pela manhã, retomando a casa dos 109 mil pontos. Em dia de importantes divulgações para a economia

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também