Confira as perspectivas para a economia brasileira

Morning Call 24-01-22

Bolsa
Nesta manhã de segunda-feira o Ibovespa opera em queda de 0,27%, acumulando 108.631 pontos. As expectativas para a economia no cenário internacional vêm negativas para as operações em Bolsas de Valores, já que a alta inflação e o iminente aperto monetário podem prejudicar o crescimento das empresas e beneficiar os títulos de renda fixa.
Focus
O Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central do Brasil divulgada toda segunda-feira, relatou as expectativas da autoridade monetária para o próximo biênio. As expectativas para a inflação oficial, IPCA, foi a única mudada nesta semana para 2022, com alta de 0,06 ponto percentual de modificação. Já para 2023, o PIB caiu, enquanto a taxa de câmbio em relação ao dólar se valorizou, indicando uma projeção de contínua alta do dólar.
Leia também:
Investimentos 2022: dá pra aprender com as piores e melhores ações de 2021?
Integrante do BCE defende normalização monetária na zona do euro
Segundo François Villeroy, integrante do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do banco central da França, afirmou que a autoridade monetária máxima da Europa fará o necessário para reduzir a inflação a 2% ao ano. Segundo o mesmo, “A política monetária não deve ser um freio de crescimento nem um acelerador da inflação”, defendendo um ritmo adequado de normalização monetária tanto no continente quanto na França. A inflação ao consumidor europeu registrou 5,0% de avanço no ano, recorde desde a criação da moeda do bloco econômico.
Ministério da Economia deseja desverticalizar o mercado de combustíveis
Com o objetivo de ampliar a concorrência e melhorar os preços dos combustíveis, o Ministério da Economia quer abrir a Transpetro, companhia de logística e distribuição de combustíveis. O Ministério acredita que a desverticalização do mercado abrirá espaço para maior concorrência, logo, briga por preços, o que pode arrefecer o avanço da inflação dos combustíveis em solo brasileiro.
Moedas
O real operava pela manhã desta segunda-feira recuando frente às principais moedas do mundo, com exceção da Libra, que operava praticamente estável. A inflação ao redor do mundo vem contribuindo para a normalização do câmbio, o que leva também aos investidores aguardar por decisões mais contracionistas por parte dos bancos centrais.
Europa
Na Europa, os principais índices de ações operavam em queda significativa, após dados de recuperação econômica mais fraca e temores sobre o corte nos incentivos dos EUA, que pode afetar o continente. É esperado que na reunião do Federal Reserve nesta semana haja um tom mais hawkish (contracionista) por parte dos integrantes, com as principais perdas nas ações de tecnologia.
Ásia
As principais bolsas na Ásia operavam em alta nesta segunda-feira, após cortes em uma série de taxas de juros de curto e médio prazo na China. O objetivo dos cortes é dar impulso ao crescimento econômico do país, com injeção de 150 bilhões de yuans, ou US$23,68 bilhões, mantendo a liquidez constante. Por outro lado, o principal índice da Coreia do Sul operou em queda.
*Conteúdo elaborado pela Inside
Além do Morning Call 24-01-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram