IBC-Br, conhecido como prévia do PIB, foi divulgado acima das expectativas

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 17-01-22

tabela do Morning Call 17-01-22

Bolsa

Nesta manhã de segunda-feira o Índice Bovespa Futuro operava em queda de 0,42%, aos 107.469 pontos. O dia tende a ser de menor liquidez devido ao feriado do aniversário de Martin Luther King nos EUA, com divulgação das prévias do PIB sendo o destaque dos indicadores econômicos locais.

Focus

O Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central do Brasil que busca traçar as expectativas para a economia no futuro foi divulgada com leves ajustes. Para 2022 houve um leve aumento tanto nas perspectivas do produto (PIB) quanto da inflação (IPCA), enquanto a perspectiva para a taxa de juros e de câmbio permaneciam estáticas. Já para 2023, a única perspectiva que não mudou foi a da SELIC, enquanto para o produto, inflação e taxa de câmbio aumentaram.

O IBC-Br foi divulgado acima das expectativas

O Índice do Banco Central do Brasil (IBC-Br), conhecido como a prévia do PIB brasileiro, foi divulgado nesta manhã. Com um avanço acima do esperado, 0,69% de alta frente aos 0,65% do consenso de mercado, o mercado pode permanecer mais otimista, apesar das últimas notícias sobre o PIB virem negativas, com o país anotando uma recessão técnica, ou seja, dois trimestres seguidos em queda.

A Braskem anunciou pedido de oferta de ações nos EUA

A Braskem (BRKM5) enviou um pedido de oferta pública de ações à principal entidade reguladora do mercado financeiro dos EUA, solicitando a oferta de quase 155 milhões de ações. A oferta será primária e secundária, ocorrendo paralelamente à oferta no Brasil, sendo estas ações detidas pela Petrobras (PETR4) e pela Novonor, antiga Odebrecht. A perspectiva é de levantar R$8,06 bilhões nas ofertas.

Leia também:

Top 10 fundos imobiliários 2021: veja os melhores

Moedas

Nesta manhã, as principais moedas operavam em queda frente ao real. O dólar atingiu o menor patamar desde novembro, com uma maior tranquilidade em relação à situação sanitária mundial. A divulgação das prévias do PIB vindo mais positivas que o esperado também pode dar mais segurança aos investidores de ingressar no país.

Europa

Com suas operações unanimemente no campo positivo, as principais bolsas da Europa refletiam o tom de otimismo com os acontecimentos econômicos na Ásia. Alguns movimentos pontuais de empresas também se destacavam, com a Unilever recebendo uma negativa para uma proposta de aquisição e com o chair do Credit Suisse deixando o seu cargo após investigações sobre conduta.

Ásia

O crescimento da economia chinesa mais alto do que o esperado deu otimismo para os investidores nos mercados asiáticos em sua maioria, enquanto a Coreia do Sul observou queda nas operações de hoje. Entre outubro e dezembro o PIB do país expandiu 4,0%, enquanto os agentes montaram expectativas de um avanço de 5% em 2022, com aumento nos gastos com infraestrutura, solidificação no crescimento do crédito e ajuda ao setor imobiliário, que vem passando por problemas de liquidez.

*Conteúdo elaborado pela Inside

Além do Morning Call 17-01-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 18-01-22

GetNet planeja deixar a Bolsa de Valores

Morning Call 20-05-22 Brasil O índice Ibovespa encerrou a sessão da última quinta-feira em alta de 0,71%, aos 107 mil pontos, acompanhando a valorização da commodities, principalmente metálicas, e se descolando das bolsas americanas. O

Morning Call 17-05-22

Taxas de juros na Europa deve subir a partir de julho

Morning Call 23-05-22 Brasil O índice Bovespa subia pela manhã, após encerrar a última semana em alta de 1,46%, descolado dos mercados internacionais. As falas do presidente norte-americano, Joe Biden, a respeito da retirada das

Morning Call 17-05-22

Ibovespa de volta aos 108 mil pontos

Morning Call 17-05-22 Brasil O principal índice do mercado acionário brasileiro encerrou a sessão da última segunda-feira descolado das bolsas americanas e registrou sua quarta alta consecutiva. Assim, o Ibovespa retornou aos 108 mil pontos