Ata do FOMC será divulgada hoje

Morning Call 16-02-22

Bolsa
Com alta significativa pela manhã, o Ibovespa Futuro negociava com variação de +1,37%, a 116.398 pontos. O mercado aguarda a divulgação da ata do FOMC, que pode guiar o banco central americano nas decisões sobre a política monetária, assim como o desenrolar das tensões na Europa, que pode afetar os mercados de maneira generalizada, principalmente o setor de energia.
Ata do FOMC será divulgada hoje
Hoje será divulgada a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, em inglês) dos EUA, que demonstrará o posicionamento monetário no banco central americano. As expectativas são para a postura frente à taxa de juros dos Estados Unidos, juntamente à discussão sobre o futuro dos títulos detidos pelo banco central americano, que chegam a US$9 trilhões. A minuta é aguardada ansiosamente pelo mercado, após a divulgação de uma inflação cada vez mais alta, que vem crescendo acima das expectativas do mercado.
Presidente do Banco Mundial demonstra preocupação sobre inflação
David Malpass, o presidente do Banco Mundial, alertou, nesta terça-feira (15), para o cenário atual de inflação elevada, durante evento virtual para o lançamento de um relatório do Banco Mundial. Malpass considera que a inflação “será difícil de conter” e prejudicará mais os mais pobres. No relatório, o banco aponta a expansão da dívida pública e privada devido à pandemia e o trabalho à frente para lidar com essa questão. O presidente do Banco Mundial ressaltou a importância de um foco na sustentabilidade da dívida, não só nos países em desenvolvimento, mas nos mais ricos também. Segundo ele, reestruturar essas dívidas é um tema importante no cenário atual de recuperação após o choque da pandemia, não apenas para governos, mas também para empresas
IGP-10 aumenta no mês de fevereiro
O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) registrou alta de 1,98% em fevereiro, após avançar 1,79% no mês anterior, por causa do peso das commodities e combustíveis no atacado, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (15). No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e corresponde por 60% do índice geral, aumentou 2,51%, contra alta de 2,27% em janeiro. André Braz, coordenador dos índices de preços, explicou “Os grandes destaques para a aceleração da taxa do IGP são importantes commodities e combustíveis: minério de ferro (8,06%), soja (7,32%), milho (9,22%) e óleo diesel (7,71%). A contribuição desses quatro principais responde por 65% do resultado do IPA”, explicou.
Leia também:
Confira 6 investimentos atrelados à inflação para se proteger da alta do IPCA
Moedas
O mercado de câmbio operava avançando frente ao real nesta manhã, com exceção do yuan, que continuava recuando. O euro e o dólar, apesar da alta nesta quarta-feira, continuavam em níveis relativamente mais baixos em relação aos últimos meses, frente ao real, enquanto a inflação mais alta no Reino Unido, levava à queda da libra no mercado internacional.
Europa
Os índices europeus operavam próximos à estabilidade nesta quarta-feira, com cautela, mesmo após a diminuição das tensões no continente. O avanço da inflação no Reino Unido puxava o índice de ações para baixo, com o maior avanço em 30 anos, aumentando as projeções sobre os juros locais.
Ásia
Na Ásia, as expectativas de que a inflação relativamente baixa leve a uma maior frouxidão monetária levaram os índices de ações para o campo positivo nesta quarta-feira. Com uma política monetária mais permissiva, as projeções de crescimento econômico, principalmente nos setores financeiro, imobiliário e de saúde.
*Conteúdo elaborado pela Inside
Além do Morning Call 16-02-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.