Campos Neto afirmou que mercado está menos receoso sobre as eleições

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 15-02-22

Morning Call 15-02-22

Bolsa

O Índice Bovespa operava em alta de 0,55%, a 114.442 pontos nesta manhã de terça-feira. O tom mais calmo no cenário internacional deu fôlego para os principais mercados do mundo, com o índice brasileiro seguindo as negociações na Europa e os futuros americanos. 

Campos Neto afirmou que mercado está menos receoso sobre as eleições

Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, existem alguns indicativos de que o mercado está menos receoso sobre uma mudança no governo do Brasil. Campos Neto afirmou que alguns preços mostram os riscos da passagem de governo, e que eles teriam atenuado, demonstrando menor preocupação por parte do mercado. O presidente do BC também destacou que a autoridade monetária hoje tem autonomia em relação ao governo, para que haja independência entre a política e a atividade monetária. 

Vivara aprovou seu programa de recompra de ações 

A Vivara (VIVA3), empresa focada no varejo de joias, aprovou seu programa de recompra de até 5% das suas ações ordinárias na última segunda-feira, totalizando 4.972.342 ações. O objetivo da companhia é gerar valor aos seus acionistas, aplicando os recursos disponíveis em aquisições a mercado, para manutenção em tesouraria, cancelamento ou posterior alienação das ações no mercado.

Processo de R$47 bilhões é anulado contra a Petrobras 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) anularam por maioria uma condenação imposta à Petrobras (PETR4) sobre uma ação trabalhista. Os impactos financeiros à petroleira seriam de R$47 bilhões, enquanto o processo trata da validade do cálculo de remuneração em um acordo coletivo entre a companhia e seus funcionários em 2007, sobre a Remuneração Mínima por Nível de Regime (RMNR), um tipo de fixação de piso salarial para diferentes cargos na empresa.

Moedas

Pela manhã o mercado de câmbio operava com as principais moedas recuando frente ao real. O dólar vem caindo desde janeiro, enquanto o euro permanecia em alta, apesar de manter o menor patamar desde junho de 2021. Os recentes acontecimentos geopolíticos permanecem mantendo cautela nas operações, apesar do recente tom mais ameno.

Leia também:
Taxa de câmbio: o que é e como ela define o preço do dólar

Europa

Com a situação geopolítica mais tranquila em solo europeu, as ações no continente voltavam ao patamar positivo nesta terça-feira pela manhã. Com os movimentos militares russos de ontem, os mercados observaram alta volatilidade e preocupações em relação a uma possível invasão à Ucrânia, que poderia desencadear sérias consequências econômicas. 

Ásia

Após a injeção de capital nos setores de saúde e energias renováveis pelo banco central, os índices chineses encerraram em alta, com o resto da Ásia contrariando as operações. As preocupações sobre o conflito do continente europeu podem continuar dando cautela nas operações em ações pelo mundo, com incertezas sobre a resolução pacífica entre as partes.

*Conteúdo elaborado pela Inside

Além do Morning Call 15-02-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras