Prévias do PIB vêm acima das expectativas 

Prévia do PIB acima das expectativas, Lira defende corte no imposto decombustível e consumo
cresce. Leia mais no Morning Call 11-02-22.
Foto de perfil do autor
PorGorila - 11/02/2022
3 min de leitura

Morning Call 11-02-22

Bolsa

Em alta de 0,45%, registrando 113.874 pontos pela manhã desta sexta-feira (às 10h57), o Ibovespa contrariava as negociações das principais economias pelo mundo. Com as prévias do PIB vindo acima das expectativas e o consumo brasileiro em alta, os investidores podem se sentir mais otimistas com o futuro da economia brasileira.

Prévias do PIB vêm acima das expectativas 

O Índice do Banco Central do Brasil (IBC-Br), conhecido como a prévia do PIB, veio acima das expectativas de +0,5% do mercado para dezembro, a 0,33% de avanço. O índice busca medir a atividade econômica em solo brasileiro, com estimativas feitas para a agropecuária, indústria e setor de serviços, registrando arrefecimento em relação ao mês de novembro, que avançou 0,69%.

Arthur Lira defende a diminuição de imposto sobre combustível

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), usou o Twitter para falar sobre o crescimento da arrecadação dos estados com ICMS sobre petróleo, combustíveis como gasolina e diesel. O presidente da câmara declarou que os estados brasileiros estão em situação confortável para reduzir o imposto, já que a alíquota estipulada pelos estados é um dos vários fatores que compõem o preço do combustível que chega para os consumidores e a arrecadação aumentou significativamente nos estados. O texto, agora em análise no Senado, determina que os estados e Distrito Federal especifiquem a alíquota para cada produto por unidade de medida adotada, que pode ser litro, quilo ou volume, e não mais sobre o valor da mercadoria. Na prática, a proposta torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível. 

Consumo brasileiro continua crescendo, segundo ABRAS

O consumo nos lares brasileiros manteve sua trajetória positiva de crescimento mesmo com a alta dos preços e os desdobramentos provocados pela pandemia de covid-19. O consumo de itens de supermercados nos lares brasileiros contou com uma alta acumulada de 3,04%. O índice é monitorado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e foi divulgado nessa quinta-feira (10) em entrevista online. Em dezembro do ano passado, o consumo doméstico subiu 4,27% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Leia nosso último artigo:
Crise hídrica 2022: como isso impacta os meus investimentos?

Moedas

O real operava com avanço frente às principais moedas do mundo, com exceção do yuan, que negociava em alta frente ao real. Com o ciclo de aperto monetário brasileiro se completando, a alta inflação nos EUA e na Europa e a postura mais incentivadora do Banco Central Europeu podem levar os investidores a apostar no real.

Europa

Seguindo as negociações americanas de ontem, os mercados europeus operavam nesta manhã em queda unânime, com destaque negativo para a França. Apesar do discurso mais incentivador em relação à economia por parte de Luís Guindos, vice-presidente do Banco Central Europeu, as expectativas de ajustes mais rápidos e chegando a um patamar maior nos juros dos EUA causaram certa liquidação na Europa. 

Ásia

Os principais índices da Ásia operaram em queda neste último dia de negociações da semana, com os créditos concedidos em janeiro na China não melhoraram as perspectivas da economia. O Índice japonês não operou devido a um feriado local, enquanto a maior queda ficou por parte do índice de tecnologia chinês. 

*Conteúdo elaborado pela Inside

Além do Morning Call 11-02-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.