Itaú vende 6,78 milhões de ações da XP

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 08-06-22

Brasil

O principal índice da bolsa brasileira encerrou o pregão da última terça-feira próximo à estabilidade, com baixa de 0,11%, descolado das bolsas internacionais. As perdas foram impulsionadas pelos ativos ligados à tecnologia e varejo, diante das pressões inflacionárias que têm sido verificadas, e pelas novas propostas de redução do ICMS, avaliadas como populistas frente à eleição no final do ano, deteriorando o cenário fiscal. Pela manhã, o Ibovespa Futuro recuava após o índice mais recente de inflação da FGV identificar alta de 0,69%, uma aceleração em comparação a abril. Durante o dia, as discussões sobre a redução do ICMS devem seguir no congresso. E acaba, ao meio-dia, o período de reserva das ações da Eletrobras para sua privatização.

Leia também:
Com a privatização, veja como investir o FGTS na Eletrobras

Itaú e XP

Após comprar 11,3% da XP, o Itaú vendeu 6,78 milhões de ações da corretora e movimentou U$ 154 milhões. Com a venda, o banco passou a ter menos de 10% do capital da XP, o que permite que o Itaú não deduza o investimento de seu capital regulatório. A movimentação já havia sido sinalizada pelo banco na divulgação de resultados do 1T22.

O banco ainda informou que planeja vender mais 0,19% do capital nos próximos dias, por USS 24 milhões, para manter sua participação abaixo dos 10%, com o objetivo de evitar a dedução do investimento de seu capital regulatório.

Shoppings

Às 14h, os acionistas da Aliansce Sonae devem se reunir em assembleia extraordinária para votar a proposta de fusão com a BR Malls, recomendada pelo conselho da BRML3. Os custos da operação devem somar R$ 75 milhões, mas a combinação não deve ocorrer esse ano, segundo avaliação do Bradesco BBI.

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em território negativo, após os últimos fechamentos positivos, puxados pela apreensão do mercado diante do quadro inflacionário americano e à espera da divulgação do índice de preços ao consumidor nessa sexta-feira. Hoje, devem ser divulgados os balanços das grandes varejistas Campbell Soup, Ollie’s Bargain Outlet e Five Below.

Europa

As principais bolsas europeias operavam em baixa pela manhã, com uma série de divulgações para a atividade da região no radar. Em sua nova leitura, o PIB da Zona do Euro foi revisado para cima, avançando 0,6% no primeiro trimestre do ano frente ao trimestre imediatamente anterior e 5,4% na base anual, surpreendendo positivamente o mercado diante das novas projeções do Banco Mundial cortarem o crescimento do PIB global em 30%. Na outra ponta, apesar de registrar alta, os dados da produção industrial da Alemanha vieram abaixo do esperado, contribuindo para a baixa generalizada dos mercados hoje, enquanto, na Inglaterra, os preços da habitação não aliviaram e atingiram nova máxima em sua 11ª elevação consecutiva. Amanhã deve ocorrer a reunião do banco central europeu, que dará novas pistas para o futuro da política monetária na região.

Ásia

Os mercados asiáticos fecharam a sessão desta quarta-feira majoritariamente em alta, com ganhos das ações de tecnologia e contenção dos casos de Covid-19 na região. O índice de Hong Kong, Hang Seng, encabeçou as altas do dia, com valorização de 2,24%, impactado pelos papéis de tecnologia após a aprovação do lançamento de um novo lote de videogames pelo governo, indicando um arrefecimento das pressões regulatórias. Na China, o índice de Xangai avançou 0,36% depois das autoridades locais não identificarem novos casos de Covid fora das regiões de quarentena em Pequim pelo quarto dia seguido e, no Japão, o índice Nikkei subiu 1,04% frente à contração do PIB melhor do que a esperada.

Além do Morning Call de 08-06-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras