Itaú conclui compra de 11,3% da XP

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 02-05-22

Brasil

O principal índice do mercado brasileiro acompanhou o desempenho ruim dos mercados internacionais na última sexta-feira e encerrou a semana em queda de 2,88%. Em abril, o índice acumulou baixa de 10,10%, fechando o primeiro mês negativo no ano. Para esta semana, os agentes do mercado aguardam a divulgação da decisão de política monetária do Federal Reserve e do Banco Central do Brasil na quarta-feira. Hoje, a nova composição do índice Ibovespa, com vigência até agosto, entra em vigor e passará a incluir os papéis da SCL Agrícola (SLCE3).

Leia também:
Qual a composição do Ibovespa? Conheça quais empresas fazem parte do índice

Itaú e XP

Devido a uma obrigação contratual firmada no processo de aquisição da XP pelo Itaú Unibanco em 2017, o banco comprou 11,3% do capital da corretora, voltando ao quadro de acionista da empresa. A maior parte das ações veio da gestora de private equity General Atlantic, seguida da XP Control e Dynamo. Apesar da alta porcentagem, Thiago Maffra, CEO da XP, reafirmou que não possui intenções de vender a XP.

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram majoritariamente em baixa após o encerramento bastante negativo de abril. A decisão de política monetária norte-americana é o grande destaque da semana, quando os dirigentes do Fed devem votar pelo aumento de 50 bps na taxa de juros dos EUA e avaliar o início do processo de redução do balanço do Banco Central.

Exterior

As bolsas europeias operavam em baixa pela manhã após dados pessimistas para a atividade chinesa e na expectativa para a elevação da taxa de juros norte-americana. Na Ásia, os mercados fecharam o primeiro pregão do mês negativos após fortes perdas das bolsas de Wall Street na última sexta-feira e a divulgação do PMI de manufatura chinês abaixo do consenso do mercado, derrubando a bolsa japonesa em 0,11% e a bolsa sul-coreana em 0,28%. O mercado inglês não abriu hoje por conta de um feriado, assim como as Bolsas da China, de Hong Kong e Taiwan.

Divulgações

Hoje, no cenário doméstico, teremos a divulgação do Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), das Estatísticas Fiscais do BC e do Íncide de Confiança Empresarial da FGV, além dos resultados corporativos da Copasa, Intelbras, Localiza, Lojas Quero-Quero, Marcopolo, Neogrid e Pague Menos. No cenário externo, teremos a publicação da confiança do consumidor do Japão e do PMI Industrial americano.

Além do Morning Call de 02-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Inflação recua 0,68% em julho

Morning Call 09-08-22 Brasil Sem grandes agitações no cenário internacional, o índice Bovespa seguia sua trajetória de valorização pela manhã, retomando a casa dos 109 mil pontos. Em dia de importantes divulgações para a economia

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também