Dados da inflação no mundo, Assembleia de Furnas e mais

Morning Call 06-06-22

Brasil
Após encerrar a última semana em baixa, o Ibovespa Futuro voltava a subir e o dólar recuava diante do real nesta segunda-feira, acompanhando os mercados internacionais. Os investidores aguardam os dados para a inflação e atividade brasileira nesta semana, após a divulgação do PIB na semana passada. A greve dos servidores federais segue no radar do governo, que estuda novas maneiras de oferecer o reajuste salarial solicitado, ao passo que a discussão da redução da alíquota do ICMS para energia e combustíveis segue no Senado.
Inflação
Para esta semana, os investidores se atentam à decisão de política monetária do Banco Central Europeu, após a inflação ao consumidor dos países da região atingir recordes históricos na semana passada. O ciclo de elevação da taxa de juros está previsto para começar em julho, mas o mercado aguarda novas informações sobre seu ritmo e duração. Na América, destacam-se as divulgações da inflação ao consumidor dos EUA, na sexta-feira, e o IPCA do Brasil, na quinta, que devem auxiliar na tomada de decisão do Fed e do BC na semana que vem.
Leia também:
Confira 6 investimentos atrelados à inflação para se proteger da alta do IPCA
Furnas
A assembleia de debenturistas de Furnas para deliberar o aporte na Santo Antônio Energia, prevista para ocorrer na semana passada e adiada para esta segunda-feira, foi novamente suspensa, em razão de irregularidades cometidas pela companhia apontadas pela Associação dos Empregados de Furnas (Asef). O atraso pode comprometer o processo de privatização da Eletrobras, previsto para ocorrer ainda esse mês.
Leia também:
Com a privatização, veja como investir o FGTS na Eletrobras
Exterior
As principais bolsas internacionais caminhavam em alta pela manhã, se recuperando do tombo verificado no pregão da última sexta-feira. Nos Estados Unidos, os índices futuros de Nova York amanheceram positivos, após dados mais recentes do mercado de trabalho americano registrarem geração de empregos acima do projetado pelo mercado, abrindo espaço para a manutenção do ciclo agressivo da política monetária do país. Na Europa, as principais bolsas operavam verdes, acompanhando os movimentos das bolsas asiáticas e americanas, à espera das divulgações de inflação e atividade que devem ocorrer ao longo da semana. Durante o final de semana, os conflitos do leste europeu se intensificaram, à medida a Rússia voltou a bombardear a capital ucraniana, Kiev. Os mercados asiáticos fecharam o primeiro pregão da semana em alta, após retornarem do feriado secular chinês.
Ásia
Na Ásia, a bolsa de Xangai avançou 1,28% na sessão de hoje e a bolsa de Hong Kong disparou 2,71%, após anúncio de novas flexibilizações das medidas restritivas adotadas ao redor do país, como a retomada do transporte público em Xangai. Os novos dados para os índices de gerentes de compra aceleraram em maio, segundo o estudo da S&P Global com a Caixin Media, apesar de ainda se encontrarem em território contracionista. No país, as investigações contra as gigantes DiDi Global, Full Truck Alliance e Kanzhun se aproximam do fim, segundo reguladores chineses, trazendo alívio ao setor de tecnologia.
Além do Morning Call de 06-06-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.