PIB do Brasil vem acima das expectativas do mercado

PIB em alta de 1,6% supera projeções, Ambipar faz parceria com a BP e Canadá anuncia sanção comercial à Rússia. Leia o Morning Call 04-03-22.
Foto de perfil do autor
PorGorila - 04/03/2022
3 min de leitura

Morning Call 04-03-22

Bolsa

O Índice Ibovespa operava em queda nesta manhã de sexta-feira, registrando -0,81% de variação, a 114.237 pontos, às 11h03. Com as preocupações sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia, a Europa e os futuros americanos permanecem em queda, demonstrando maior incerteza por parte dos investidores de renda variável.

PIB do Brasil veio acima das expectativas do mercado 

O PIB do Brasil foi divulgado em alta de 1,6% na comparação anual no quarto trimestre de 2021, acima das projeções de mercado, que iam de 1,1% a 1,4% de avanço. Na comparação trimestral foi registrada alta de 0,5%, ante às expectativas que iam de alta de 0,1% a queda de 0,2%. O produto brasileiro pode ser penalizado com o ciclo de alta dos juros brasileiros, ainda mais somado às projeções de inflação mais forte que o esperado.

Leia também:
Indicadores Econômicos: conheça os principais e a sua importância

Ambipar anuncia parceria com a BP 

A Ambipar (AMBP3) anunciou uma joint venture com a petroleira BP para atuação em projetos de compensação de carbono. As atividades serão feitas em território peruano através da subsidiária Biofilia Ambipar Environment, visando torná-la a maior empresa de soluções ligadas à natureza do mundo. As parcerias têm o objetivo de ampliar a capacidade de investimentos nos projetos, assim como melhorar a governança corporativa da companhia. A atuação no Peru é estratégica, já que o país tem a segunda maior área florestal da América Latina e legislação sofisticada em termos de conservação ambiental. 

Canadá continua a sancionar a Rússia e a Bielorrússia 

O Canadá optou pela revogação do status de nação comercial mais favorecida para Rússia e Belarus, declarou nesta quinta-feira (03) a vice-premiê (vice-primeiro-ministro) canadense, Chrystia Freeland. O país norte-americano se tornou o primeiro a adotar a medida desde a invasão. Em discurso transmitido na TV canadense, Freeland disse estar trabalhando junto a aliados e os encorajando a adotar a mesma medida. “Isso quer dizer que Rússia e Belarus não mais irão receber benefícios – particularmente, baixas tarifas – que o Canadá oferece para membros da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, declarou. “Em vez disso, Rússia e Belarus estarão sujeitas a uma taxa de 35% em suas exportações para o Canadá”.

Moedas

O dólar operava em leve alta nesta manhã, registrando o menor patamar desde junho de 2021. As moedas europeias operavam em queda frente ao real, com a situação da Ucrânia projetando uma possível alta na inflação em solo europeu. O yuan continuava a cair frente ao real, registrando patamar similar a julho de 2021.

Europa

Com a notícia de um possível incêndio em uma usina nuclear na Ucrânia, os temores sobre uma piora na crise ucraniana trouxeram pessimismo nas operações da Europa de maneira unânime. Os principais afetados eram as empresas ligadas a automóveis e bancos, apesar de notícias mais recentes divulgarem a normalidade nas operações da usina. A volatilidade da zona do euro atingiu o mesmo nível de junho de 2020 nesta sexta-feira.

Ásia

Com a piora da situação do conflito na Ucrânia, as ações da China recuavam, com o mercado imobiliário em xeque enquanto o Congresso chinês não definia a política monetária mais expansionista. As expectativas são de que os juros sejam cortados este ano, com a desaceleração da economia chinesa. O resto da Ásia seguia as negociações chinesas. 

*Conteúdo elaborado pela Inside

Além do Morning Call 04-03-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.