Fitch e Moody’s rebaixam o rating da Rússia

Morning Call 03-03-22

Bolsa
O Índice Ibovespa operava em leve alta de 0,41%, aos 115.642 pontos, às 10h54. O Brasil pode se beneficiar da situação russa, com a preferência de mercados emergentes se voltando para o país. A temporada de resultados também pode dar otimismo para os investidores, a depender das expectativas que os investidores têm para a performance das companhias.
Leia também:
Análise de mercado: 2º semestre de 2021
Fitch e Moody’s rebaixaram o rating de crédito da Rússia
A Fitch e a Moody’s, duas agências de análise de qualidade de crédito, rebaixaram o Rating da Rússia de “B” para “BBB”, uma queda de seis níveis, com observação negativa sobre a situação do país. As sanções econômicas põem em xeque a capacidade do país honrar seus deveres, o que pode preocupar os investidores que detêm títulos russos. A MSCI e a FTSE Russell, duas fornecedoras de índices, anunciaram que retirarão as ações russas de todos os seus índices.
Embraer estende contrato com German Airways
A Embraer (EMBR3) anunciou a extensão do contrato com a German Airways, para suporte em manutenção de sua frota de cinco jatos. A companhia alemã trabalha com arrendamento de aeronaves no mercado europeu, atendendo diversas companhias europeias, sendo líder no seu segmento. O chamado Programa Pool, atende mais de 50 companhias aéreas pelo mundo, trazendo economia de custos para as companhias, eliminando custos desnecessários para gerenciar as manutenções.
Mater Dei anunciou a compra do Hospital Santa Clara
O Hospital Mater Dei (MATD3) anunciou a compra do Hospital Santa Clara, entre 75% e 80% de participação no empreendimento, buscando aumentar a sua presença regional no estado de Minas Gerais, mais especificamente no Triângulo Mineiro. O hospital foi avaliado em R$234 milhões, com um custo de R$1,35 milhão por leito. A transação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Moeda
O mercado de câmbio operava em queda frente ao real, com a valorização da moeda no mercado internacional. O yuan observava queda mais significativa frente à moeda brasileira, enquanto as moedas europeias continuavam a cair com as consequências da guerra na Ucrânia.
Europa
Operando em queda majoritária, os principais índices europeus negociaram seguindo as preocupações sobre os bens e serviços diante do cenário das sanções contra a Rússia, apesar da alta dos commodities dar certo alívio com avanço das mineradoras e petroleiras. A cautela era presente devido às perspectivas inflacionárias, que podem prejudicar o crescimento econômico no continente, principalmente na Alemanha.
Ásia
Os principais índices de ações na China observaram queda nesta quinta-feira, com o avanço dos serviços registrando nível mais lento nos últimos seis meses, após as medidas mais severas do governo para conter as novas ondas de infecções. Já na Coreia do Sul e no Japão as negociações foram positivas, puxadas pelas empresas ligadas às commodities.
*Conteúdo elaborado pela Inside
Além do Morning Call 03-03-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.