Você sabe o que é o Índice ISE B3?

O Índice ISE B3 avalia a sustentabilidade das empresas listadas na bolsa, considerando as práticas ESG. Saiba tudo sobre o tema.
Foto de perfil do autor
Por Ednael Ferreira - 19/04/2022
Atualizado em 07/12/2022
4 min de leitura

Já ouviu falar no ISE B3? Graças a ele é possível medir o nível de sustentabilidade das empresas listadas na nossa bolsa de valores.

Se você toma decisões conscientes na hora de investir, está na hora de conhecer mais sobre o tema. Continue lendo o artigo para saber o que é o ISE B3, quais são seus critérios de seleção, as empresas que o compõe e muito mais!

O que é o ISE B3?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) é um indicador que mostra o desempenho das ações de empresas reconhecidamente comprometidas com a sustentabilidade empresarial. 

Ele é importante para investidores interessados em aplicar em companhias com boas práticas de ESG. A sigla vem do inglês e representa as estratégias de empresas que possuem uma agenda proativa nos âmbitos de environment, social e governance (meio ambiente, social e governança).

Leia também:
Conheça os Fundos ESG: alternativa de investimento sustentável

O Índice ISE foi criado em 2005 pela B3 e foi um dos pioneiros globais para medir a eficiência corporativa no que diz respeito à sustentabilidade. Vale lembrar que a seleção feita para escolher as empresas que compõem a sua carteira é minuciosa e feita conforme o setor da companhia. Difere-se das notas de rating, que fazem as mesmas perguntas para todas as empresas, por exemplo. 

Quais são os critérios para entrar no ISE B3?

Em 2021 a metodologia do ISE B3 foi reformulada e adotou questionários específicos para diferentes setores. São avaliadas, por exemplo, as práticas trabalhistas e ética nos negócios até o gerenciamento de resíduos, água e efluentes líquidos. Além de minúcias como práticas de vendas e rotulagem de produtos, ou ainda, design de produto e gestão de ciclo de vendas. 

Das 200 empresas mais líquidas listadas na B3, cerca de 35% aderem ao índice. No último processo de inscrição, feito em 2021, 71 companhias se inscreveram e 46 foram aprovadas. 

Além disso, a partir deste ano, todas as pontuações das empresas que foram avaliadas serão de conhecimento público, mesmo se a companhia não entrar na carteira. 

Quais empresas compõem o ISE B3?

A carteira do Índice ISE B3 é revisada duas vezes ao ano, em maio e em setembro. Sendo assim, é preciso se atentar às datas para saber as empresas que saíram e as que entraram.

Você pode conferir todas as companhias listadas no índice e suas respectivas participações acessando o site da B3.

Antes da reformulação de 2021, as empresas com maior valor de mercado tinham maior peso no índice. Agora, o maior peso é dado às empresas que possuem maior pontuação no score ISE B3.

Em janeiro, ocupavam as dez primeiras posições do ranking a EDP Energias do Brasil (ENBR3), Lojas Renner (LREN3), Telefônica do Brasil (TLNC34), CPFL Energias (CPFE3), Natura&Co (NTCO3), Klabin (KLBN4), Itaú Unibanco Holding (KLBN4), Ambipar (AMBP3), Suzano (SUZB3) e Engie (ENGI3). 


ISE x IBOV

O Índice Ibovespa – IBOV – é o principal indicador de desempenho de ações negociadas na B3. Ele é avaliado a cada quatro meses e seu resultado vêm da média de performance das ações mais negociadas na Bolsa. 

No ano passado, na vigência da metodologia antiga do ISE B3, a comparação entre esses dois indicadores mostrou resultados interessantes. 

Desde que foi criado até 2021, o ISE teve valorização de 315%, enquanto o IBOV cresceu 273%. Já quando se trata de volatilidade, o índice de sustentabilidade marcou 25,62%, contra 28,10% do principal indicador da B3.

Agora, com a nova metodologia que começou a vigorar em janeiro de 2022, nos resta continuar observando para ver se o ISE continuará levando a melhor. 

Leia também:
Indicadores Econômicos: conheça os principais e a sua importância

Índice ISE B3 e o ESG

Aqui no Brasil a temática ESG é relativamente nova, mas ela não para de crescer. Vemos cada vez mais conteúdos e notícias sobre o assunto. E o mais importante: os investidores estão mais preocupados com o tema. 

Já ficou claro que políticas ESG não são nenhum tipo de frescura. Os recursos são, em sua maioria, mais ou menos escassos e as empresas precisam se adaptar para continuarem sobrevivendo por muitos anos.

Otimização de processos, redução de custos e políticas sociais se mostram cada vez mais como necessárias. Especialistas apontam que as empresas que não estão incorporando esses fatores hoje, terão dificuldades futuras no mercado. 

A temática ESG começou a fazer barulho aqui com depois da pandemia da Covid-19. Mas, na Europa, esse mercado está mais maduro.

O Gorila conversou sobre ESG no Brasil com Mariana Sang e Bárbara Barroso, diretora e analista de Investimentos Sustentáveis e de Impacto do BTG Pactual, respectivamente. Assista ao bate-papo na íntegra: 

O Gorila te ajuda a gerenciar seus investimentos 

Agora que você já sabe o que é o Índice ISE B3, conheça o Gorila. Com nossa plataforma, nunca foi tão fácil reunir todos os seus investimentos em um único lugar. 

Das ações aos fundos, dos títulos do Tesouro aos CDBs. São mais de 400 mil opções para você inserir e acompanhar. 


Dashboard do app do Gorila exibindo a proporção de criptomoedas da carteira de investimentos.

Acesse o site ou baixe nosso app na Google Play Store ou App Store para ter uma visão completa do seu portfólio!

Curtiu? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das principais novidades do mercado internacional, governo americano e outros temas importantes: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e Telegram.



açõesbolsa de valoresrenda variável

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe