Expectativas de lideranças de instituições financeiras para 2025
Com o objetivo de mapear e acompanhar as principais tendências e desafios da indústria de distribuição de investimentos nos próximos anos, o Gorila realizou uma sondagem das opiniões de líderes de instituições financeiras com foco em investimentos sobre questões que envolvem o futuro e o desenvolvimento de novas tecnologias.
A pesquisa captou as percepções de lideranças de 13 das instituições financeiras que mais crescem em volume na distribuição de investimentos de varejo, incluindo corretoras, bancos digitais e fintechs de destaque no mercado brasileiro.
Confira abaixo os resultados.
Perspectiva otimista para o crescimento do mercado de distribuição de investimentos
Quando questionadas se o crescimento deste ano será superior ou inferior ao de 2023, 84% dos respondentes disseram que haverá alta, enquanto apenas 16% afirmaram que o crescimento será menor.
Para 2025, o otimismo é unânime: 100% das lideranças preveem um crescimento maior em relação a 2024. Esse consenso reflete a confiança no dinamismo do mercado e na capacidade de inovação para atender às demandas dos investidores.
“Eu acho que é um caminho sem volta. A gente está conseguindo educar mais as pessoas e o brasileiro está começando a absorver. E acho que é uma bola de neve que vai continuar crescendo”, afirmou o superintendente de tecnologia de um dos maiores bancos digitais do país.
Open Investment: nova etapa do Open Finance deve evoluir ainda mais
A evolução da etapa do Open Finance voltada para investimentos, o Open Investment, é acompanhada de perto pelas instituições financeiras. De modo geral, é consenso que as aplicações práticas para a indústria de investimentos ainda precisam evoluir.
Embora o Open Finance ainda esteja em fase de amadurecimento no setor de investimentos, as lideranças reconhecem seu potencial transformador. Mas, para 2024, apenas 8% consideram alto o impacto do sistema financeiro aberto.
“A intenção é muito boa, mas a implementação e a quebra das fricções, das barreiras para que a usabilidade seja maior, ainda está aquém do desejado. E enquanto as fricções não forem trabalhadas, a adoção vai ser mais lenta”. – CEO de banco digital multinacional
Mas as expectativas para 2025 são significativamente mais otimistas, com mais da metade das lideranças avaliando o impacto como alto ou muito alto. Essa mudança indica que as instituições estão se preparando para um ambiente mais integrado e colaborativo.
Para o sócio de uma das principais corretoras do país, o momento é de otimismo: “a gente vai conseguir olhar o cliente como um todo ainda mais, e o cliente só tem a ganhar com isso”, afirmou.
Com essa evolução, o que se espera de um futuro com o Open Investment e Open Finance maduros é a visualização, a comparação e o gerenciamento de ativos com um grau de controle nunca antes possível.
Impactos da IA ainda deixam a desejar, mas visão para 2025 é otimista
A percepção atual sobre o impacto da inteligência artificial (IA) neste ano varia entre as lideranças, com a maioria considerando o impacto ainda médio ou abaixo do potencial.
Apenas 31% das lideranças reconhecem o impacto como alto ou muito alto, o que sugere que o potencial disruptivo da IA em distribuição de investimentos ainda não é amplamente percebido.
Parte dos respondentes citou a falta de casos de uso na indústria de distribuição de investimentos e destacou que, ao menos este ano, boa parte deles estão concentrados na frente de atendimento ao cliente.
Para 2025, a perspectiva em relação à IA muda: a grande maioria – 70% – avaliam o impacto como alto ou muito alto. Os números mostram otimismo por parte dos respondentes em relação à aplicação da tecnologia.
“Está todo mundo tentando entender como, onde e de que forma usar, mas acredito que ano que vem vai estar todo mundo bem afiado, e quem não estiver na onda vai perder”, afirmou o diretor de tecnologia de uma grande corretora.
Investimentos em tecnologia continuarão a crescer
As lideranças demonstram um compromisso sólido com a inovação tecnológica: mais de dois terços declararam estar aumentando os investimentos em tecnologia em 2024. Para 2025, a tendência permanece: 100% planejam investir mais em soluções tecnológicas.
As principais áreas de foco incluem IA, expansão de produtos, gestão de dados, segurança cibernética, aprimoramento de sistemas de CRM e experiência do cliente.
Tecnologia no centro
A pesquisa revela um setor em plena transformação, impulsionado por inovações tecnológicas e uma visão otimista sobre o crescimento do mercado de distribuição de investimentos. A maior parte das lideranças das instituições financeiras com foco em investimentos está não apenas consciente das tendências emergentes, mas também ativamente investindo para liderar essa evolução.
A expectativa é que tecnologias como o Open Finance e a IA revolucionem a forma como os investimentos são distribuídos e gerenciados, proporcionando maior personalização, eficiência e agilidade. As instituições que se adaptarem rapidamente a esse novo cenário estarão melhor posicionadas para atender às necessidades dos investidores e conquistar vantagens competitivas significativas.
Este artigo foi útil?