Perspectivas para a IA no mercado de investimentos

No dia 12 de setembro, dez dias após a Expert XP 2023, aconteceu o 1° Download Expert XP, evento feito com a parceria entre a XP e a Editora Globo, que visou trazer os principais destaques do evento de investimentos.
A Expert XP é a maior feira de investimentos do mundo. Neste ano, em sua 13ª edição, houve recorde histórico de dimensão. Foram mais de 40 mil visitantes presenciais reunidos para ouvir 160 palestrantes falando sobre investimentos, política, inovação, tecnologia, ESG e esportes.
Para fazer a assimilação do que rolou de mais importante no evento e estender as discussões, o 1° Download Expert XP reuniu Ronaldo Lemos, advogado especializado em tecnologia e referência no assunto; Daniela Braun, repórter de tecnologia no Valor Econômico; Caio Megale, economista-chefe da XP; e Edward Pimenta, gerente do GLab da Editora Globo.
Acompanhe abaixo o que os especialistas destacaram como mais importante e sua discussão sobre a inteligência artificial (IA).
Destaques Expert XP 2023
Tecnologia e Inovação
A participação de Steve Wozniak e suas colocações sobre a IA receberam os holofotes nas discussões de tecnologia. Segundo o cofundador da Apple e gênio da computação, a IA não irá transformar completamente nossas vidas e nem substituir o cérebro humano. Wozniak argumentou ainda que é preciso regulamentar as IAs e evidenciou os pontos que considera relevantes nesse processo.
Leia mais:
[Expert XP 2023] Cofundador da Apple fala sobre inovação e o futuro da IA
Resiliência e foco
“Nosso conhecimento é limitado. Mas não existem limites para o que podemos aprender”, afirmou Tom Brady, ex-jogador de futebol americano, sete vezes campeão do Super Bowl. O esportista falou sobre a resiliência ao enfrentar dificuldades na vida e nos negócios e relembrou o início de sua trajetória, quando ele não era considerado o melhor até ele treinar para ser.
A nova forma de produzir conteúdo
Ainda dentro da seara dos esportes, a Expert XP 2023 convidou Casimiro Miguel para falar sobre sua trajetória de sucesso na Cazé TV. Um dos maiores streamers do mundo, Casimiro faz transmissões na internet misturando futebol e reações a vídeos, com muito bom humor e espontaneidade. Sua história serviu como ponto de partida para falar das mudanças no modo de consumo de conteúdo hoje.
Para Pimenta, “fazer publicidade digital vai ser cada vez mais difícil e restritivo”. As maiores empresas do mercado financeiro já olham para o conteúdo como algo extremamente estratégico, gerando as próprias audiências, o que antes estava restrito às grandes mídias.
Cenário global e nacional
Para falar de geopolítica mundial, a maior feira de investimentos do mundo convidou o ex-primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que fez afirmações contundentes sobre a necessidade de privatização, as impossibilidades da China reivindicar Taiwan e a Rússia vencer a guerra no leste europeu.
No cenário local, a política monetária foi o centro das conversas, além de tópicos da instância federal, como a reforma tributária, e estadual – puxados por nomes como Fernando Haddad, Gabriel Galípolo, Eduardo Leite, Arthur Lira e Tarcísio de Freitas.
Leia também:
[Expert XP 2023] Haddad fala da visão da Fazenda para o futuro do Brasil
[Expert XP 2023] Boris Johnson fala sobre a possível nova ordem mundial
Inteligência artificial é destaque na discussão entre especialistas sobre o conteúdo da Expert XP 2023
Ronaldo Lemos se surpreendeu com as falas de Steve Wozniak e afirmou que o momento em que vivemos é uma mistura de dúvidas em torno da IA. Enquanto a ala pessimista pensa na destruição de empregos, a otimista enxerga a tecnologia como uma ferramenta poderosa que deve ser assimilada, afirmou.
O advogado, que também é professor, acredita que é preciso fazer adaptações em diversas áreas e exemplificou falando de sua metodologia na sala de aula. Seus alunos entregam trabalhos que devem usar IA e o que ele avalia são as perguntas feitas à tecnologia, e não os resultados. “Esse tipo de adaptação terá que ser feita em todo lugar”, disse Lemos.
“Falar que não há tecnologia que supere o cérebro humano é porque você nunca jogou xadrez contra um smartphone”, pontuou Lemos, em discordância com Wozniak. Lemos explicou que os conteúdos da internet são oriundos do rádio, TV e cinema, e, agora, o conteúdo da IA é a própria internet. “Ela [a IA] usa tudo o que a gente produziu enquanto humanidade como matéria prima”.
Lemos acredita que a maior parte do conteúdo que será produzido no futuro será feita por IA e o grande desafio será se preparar para esse cenário.
Megale, em concordância, analisou que a presença humana ainda será importante no processo de interação entre IAs. O economista-chefe da XP falou que, no futuro, programar bem talvez não seja o principal diferencial, mas sim entender o que é preciso pedir para IA programar, por exemplo.
Pimenta acrescentou que os modelos de IA generativa passam por dois momentos: a raspagem do banco de dados (seja ele aberto ou fechado) e depois o refinamento humano. Nesse último ponto, “somos falíveis”, afirmou o gerente do GLab, fazendo alusão à reprodução de preconceitos históricos e vieses humanos que podem estar implícitos em modelos de IA generativa.
Contudo, Pimenta lembrou que já existem algumas ferramentas que estão no caminho regulatório apontado por Wozniak, como o Perplexity AI, que já cita as fontes usadas nas formulações de respostas.
Regulamentação das IAs
O advento da IA é a primeira transformação tecnológica que vem acompanhada de uma transformação regulatória, sinalizou Lemos. Contudo, para o especialista, a divisão geopolítica mundial atual impede que haja uma regulamentação universal, como é o caso da energia nuclear, por exemplo.
O advogado afirmou que cada lugar irá criar a própria regulamentação sobre esse tema e chamou a atenção para o Brasil, que, em sua opinião, não deveria reproduzir modelos europeus, mas sim criar seus códigos a partir da realidade local. “Temos que decidir o que a gente quer da IA e modelar a regulamentação a partir desse objetivo”.
Lemos disse ainda que chegamos no pico de expectativas em relação a IA. “Isso vai desacelerar um pouco. E é nesse momento que coisas interessantes começam a acontecer”, finalizou, expressando também seu otimismo em relação às startups brasileiras que estão na corrida de IA.
Leia mais detalhes da Expert XP 2023 na cobertura do Gorila:
Expert XP 2023: IA, real digital, Bitcoin e outros destaques da feira