“Mais do que disciplina, conhecimento e convicção nos investimentos” – Devesh Shah

Confira os destaques da live do Gorila com Devesh Shah, ex-partner da Goldman Sachs, sobre investimentos no exterior
Devesh Shah
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

No dia 24 de novembro de 2020, o Gorila conversou sobre Investimentos no Exterior com Devesh Shah, ex-partner da Goldman Sachs e co-inventor do índice americano VIX de volatilidade.

Devesh começou a carreira em 1997 na mesa de operações de mercados emergentes no Merril Lynch. Depois de passar por Londres e outros bancos, pensou em criar um fundo de hedge, mas se concentrou nos investimentos pessoais e em como ajudar outras pessoas com isso. 

“Aprendi com meus próprios investimentos pessoais quando estava no Goldman e Merril Lynch. Eu olhava a carteira de muitos investidores individuais, com muitos fundos de hedge e fundos mútuos, e via quantos erros essas pessoas cometiam. Prometi a mim  mesmo que quando fosse um investidor pessoal nunca tomaria essas decisões erradas”, relembra Devesh. 

O ex-partner da Goldman Sachs revelou que teve que aprender muito sobre investimento pessoal, visto que as outras pessoas não sabiam tanto de finanças quanto ele. “Comecei escrevendo sobre ‘não faça isso, não faça aquilo’. Mas você pode dizer às pessoas o que não fazer, mas elas querem saber o que fazer. As pessoas certas querem saber como você sabe”. 

Tipos de investidores 

Em sua trajetória, Devesh se deparou com ótimos tutores e teve a ideia de fazer vídeos para compartilhar essa sabedoria adquirida, por isso criou o canal Devesh Shah’s Understanding Personal Investments no Youtube. E já adianta que existem duas categorias de investidores individuais: aquelas pessoas que estão muito dispostas a correr riscos, que geralmente tentam fazer day trading e negócios com opções. A outra são pessoas que têm medo de correr o risco certo e entram lentamente no mercado de ações porque agora as taxas de juros em países desenvolvidos são muito baixas.

Mas há um lugar ideal? Devesh aponta que o local certo para o investidor individual estar é em um lugar intermediário entre essas duas categorias e que é preciso não só disciplina, mas também conhecimento e convicção nos investimentos. “Leva tempo para aprender que existe um ecossistema do mercado financeiro onde há ações e títulos e tem que entender por que eu quero investir nesse ativo”. 

Devesh ainda faz a comparação de que assim como para cuidar da saúde você procura um médico, nos caso dos investimentos a busca deve ser por um consultor financeiro, que estudou por anos. 

Leia também

O que são opções e como investir neste mercado?

Buy and Hold: conheça essa estratégia

Volatilidade

O co-inventor do índice VIX conta que a maioria das pessoas que está fazendo day trade, está perdendo dinheiro. “Se você tem um dinheiro guardado durante anos de trabalho, e vai para o mercado de ações, você pode não só perder dinheiro, mas todo tempo investido que demorou para juntá-lo”. 

Em relação à volatilidade do mercado, Devesh comenta que é preciso ser paciente quando o mercado estiver para baixo e, quando o mercado subir, não tirar o seu dinheiro e esperar o longo prazo. E complementa: “Ser passivo não significa não fazer nada, mas correr o risco certo. Você deve estar no mercado, mas não negociando muito”. 

Investimentos no exterior

Sobre os investimentos no exterior, ele comenta que é preciso ter certeza que está investido com o menor custo e de forma diversificada. Para os brasileiros, Devesh Shah alerta: “Você não deve investir todo o dinheiro no exterior. Seu portfólio também deve ter ativos no Brasil, mesmo se achar que o real vai se desvalorizar com o tempo”. 

Conselho

“Você tem que obter conhecimento e aprender, mas se você não sabe nada sobre o mercado, você pode procurar um advisor para perguntar sobre impostos, proteção e uma lista de questões para ficar seguro para investir. E se você for um advisor, deve gastar tempo para ensinar o cliente final”, finalizou Devesh. 

Confira a live com Devesh Shah no Youtube. 

Acompanhe a rentabilidade da sua carteira de investimentos com o Gorila e não deixe de seguir nossas mídias para ficar sempre por dentro dos novos artigos e lives: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais