Com o Open Finance, demanda por serviço de controle de investimentos vai crescer

Neste artigo, Guilherme Assis, CEO do Gorila, comenta alguns desdobramentos do Open Finance. Com a democratização do mercado financeiro, o serviço de controle de investimentos se consolida por agregar valor tanto para escritórios de investimentos, quanto para clientes finais. Entenda.
Foto de perfil do autor
Por Guilherme Assis - 12/09/2022
Atualizado em 04/10/2023
6 min de leitura

É impossível refletir sobre o futuro do mercado financeiro sem prever as transformações que ainda serão produzidas pelo Open Finance. A concepção de serviços em uma lógica experiencial e a segurança de dados são premissas que norteiam as empresas do setor no presente e que, sem dúvidas, continuarão sendo aprimoradas em torno do cliente no futuro.

Antes de falar sobre a demanda por serviço de controle de investimentos, acho importante situar você, que está lendo esse artigo, sobre o status do Open Finance. Quero mostrar um pouco o caminho que deverá ser percorrido no futuro próximo, antes de afunilar para o nicho de investimentos.

Leia também:

Febraban Tech: 5 tendências para o setor financeiro

5 milhões de cadastros no Open Finance

Neste momento, vemos o embarque crescente das instituições e a adesão da população começando a ganhar tração – segundo a Febraban, são quase 5 milhões de cadastros únicos no Open Finance brasileiro, que já chama atenção do mercado financeiro internacional por ser um dos mais conectados do mundo.

Vale lembrar a importância da fase 4 de implementação – que está em andamento – para quem atua com investimentos. Porque teremos a integração com a CVM e o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, além de seguros, câmbio, previdência, entre outros.

Ou seja, há muitas possibilidades pela frente. Meu palpite é que, em cerca de dois anos, veremos o potencial total do Open Finance no Brasil. Mas vale ressaltar que, até o final de 2022, o Banco Central já espera chegar aos 10 milhões de consentimentos para compartilhamento de dados dos usuários.

Com o volume de consentimentos aumentando, as instituições financeiras e as empresas de tecnologia parceiras conseguem criar serviços cada vez mais alinhados com os desejos dos clientes, inclusive no que se refere ao gerenciamento de finanças pessoais e recomendações de investimentos.

Por sua vez, a maioria das pessoas aceita ceder dados em troca de benefícios – portanto, é um processo que se retroalimenta, levando ao crescimento em escala.

Confira:

O jogo virou ou não para as fintechs?

Controle de investimentos na lógica Open Finance

Aqui no Gorila, nós estamos vislumbrando esse cenário promissor já há algum tempo. Iniciamos as integrações via APIs com a B3 e com algumas das principais corretoras de investimentos muito antes da implementação do Open Finance começar. 

O objetivo sempre foi o mesmo: trazer mais praticidade para o investidor na hora de controlar os seus ativos financeiros, onde quer que estejam. Além disso, desde o início acreditamos que o serviço de controle de investimentos seria uma daquelas conveniências que qualquer cliente e investidor gostaria de ter. 

Para os escritórios de investimentos e os assessores de investimentos, que têm nesse tipo de ferramenta um diferencial competitivo na hora analisar o mercado e fazer recomendações para os seus clientes, o impacto é igualmente relevante.

Saiba mais:

A importância da tecnologia para os escritórios de investimentos

Mas meu ponto principal é a facilidade para investir na lógica Open Finance. As mudanças estruturais que estão acontecendo vão democratizar ainda mais os investimentos para todos. Logo, o ecossistema financeiro cada vez mais integrado certamente vai gerar demanda por controle de investimentos.

Apesar da conjuntura econômica desafiadora e dos juros elevados, isso já acontece. Segundo a B3, 1,25 milhão de novos investidores ingressaram na bolsa no último ano. E se a renda fixa vem sendo favorecida com a Selic alta, no longo prazo o investidor mantém posições em renda variável: o número de investidores em ações saltou 15%, de 2,8 milhões para 3,2 milhões de CPFs. Considerando renda fixa e variável juntas, já são 4,40 milhões de pessoas investindo!

Leia também:

Melhores ações agosto 2022: altas e baixas

Educação financeira e controle de investimentos se encontram

As facilidades para investir e fazer o controle de investimentos vem crescendo conforme a disponibilidade de dados aumenta e as inovações tecnológicas tornam mais avançados os modelos de análise nas empresas. Como consequência, a oferta de serviços e produtos altamente customizáveis só tende a crescer e se refinar.

Contudo, o componente educacional também é vital. O Gorila é um app de controle de investimentos, mas atua fortemente para fornecer ao cliente final informações relevantes sobre o universo das finanças, seja aqui no blog ou nos outros canais institucionais. 

Para os escritórios de investimentos, oferecemos o GorilaFLOW, solução que ajuda os profissionais a prestarem atendimento personalizado com informações estratégicas do mercado.

Claro, praticamente todo mundo que está na nossa indústria hoje procura atuar na educação financeira dos clientes. E isso é muito bom! O cliente é do mercado, não das instituições. A competição para oferecer a melhor experiência acaba levando a novas features e serviços que beneficiam o cliente, e isso é o mais importante.

Confira:

Como manter as finanças organizadas em 2022?

Feature de controle de investimentos será padrão em apps

A portabilidade dos dados vai mudar o jogo de forma ainda mais intensa do que vemos hoje. No começo, lembram como era ruim a experiência de fazer portabilidade de número de celular entre as operadoras de telefonia? Quando a experiência melhorou, facilitou a vida dos usuários e a portabilidade entre operadoras cresceu exponencialmente.

As ferramentas de controle de investimentos devem passar por algo semelhante. A meta é chegar a um ponto em que, com um único clique, possa ser possível transferir ações de uma instituição para outra, por exemplo. Pode ainda levar algum tempo, mas, quando acontecer, isso terá um impacto muito grande na vida do investidor.

Os desafios e os benefícios da implementação

Do lado de quem gera o serviço, como é o nosso caso, o maior desafio fica mesmo na parte da implementação – desde a priorização dos desenvolvimentos até a modernização de sistemas legados. Claro, a efetividade desse processo passa pela formação de um bom time e pela construção de um planejamento que equilibre dinheiro, foco e tempo.

Vemos no mercado cada vez mais parcerias entre instituições financeiras e empresas especializadas na resolução de problemas difíceis e específicos, principalmente relacionados a tecnologia. 

Neste momento, que ainda é de construção da infraestrutura do Open Finance, essas parcerias são cruciais para viabilizar o fornecimento de serviços financeiros dentro da lógica experiencial que comentei no início. A experiência do cliente é a etapa onde a competição realmente acontece.

Essa dinâmica funciona – basta ver que o Brasil representa 73% do mercado de Banking as a Service na América do Sul. Diante da efetividade do modelo, as empresas que desejam se aproximar do investidor do varejo estão se movimentando para oferecer novos serviços, sendo o controle de investimentos uma das principais tendências.

É um grande diferencial dar ao cliente investidor uma feature para cuidar da sua vida financeira de forma ampla, organizada e transparente, realizando análise dos produtos investidos, calculando rentabilidade, acompanhando proventos e por aí vai.

Controle de investimentos para geração de negócios

No ecossistema de assessores de investimentos, multi-family offices, consultores, mesas especialistas, gestores e planejadores financeiros, além das próprias corretoras, a solução de controle de investimentos, no formato white label ou via parcerias com consumo de nossas APIs de cotização, só tende a crescer.

Saiba mais:

3 dicas definitivas para ser um advisor excepcional

Afinal, agregar os ativos financeiros para formar portfólios faz parte da rotina desses profissionais. Portanto, facilitar a cotização e o controle de investimentos da carteira dos clientes converge com a evolução que busquei descrever até aqui.

Por meio de uma ferramenta como o GorilaPRO, que ajuda escritórios a controlar as carteiras de seus clientes e permite um modelo white label, o foco é gerar valor a partir da experiência. Ela sendo excepcional, certamente contribuirá para frutificar novos negócios e reter clientes.

Além disso, estamos trazendo contexto de mercado através de notícias curadas e filtradas automaticamente utilizando a ferramenta GorilaFLOW, e isso também ajuda a melhorar a experiência final do cliente.

Esse tema abordei no post sobre tecnologia nos escritórios de investimentos, e você pode se aprofundar também. Até a próxima.

Conheça o GorilaPRO

Falando em controle de investimentos, já testou o GorilaPRO?

A versão do Gorila voltada aos profissionais de investimentos permite uma nova experiência no gerenciamento dos clientes. Extração de relatórios, comparações, acompanhamento de múltiplas carteiras e cálculos de rentabilidade são feitos automaticamente com o GorilaPRO. Agende uma demonstração!

E aproveite para nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do mercado! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter , LinkedIn e Telegram.

assessor de investimentoscontrole de investimentosinvestimentosopen finance

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe