PMC: Vendas no varejo caem 0,6% em novembro, segundo IBGE

Interrompendo a sequência de três altas seguidas dos últimos meses, o volume de vendas no varejo ficou abaixo do consenso mercado, que apontava retração de 0,3%, e recuou 0,6% em novembro, na comparação mensal. No ano, o índice acumula alta de 1,1%, enquanto, em 12 meses, o crescimento foi de 1,5%.
Confira o relatório de outubro:
Vendas no varejo crescem 0,4% em outubro, segundo IBGE
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, o volume de vendas recuou -0,6% na passagem de outubro para novembro, apesar de ambas as atividades apresentarem alta no mês.
Dentre as oito atividades da pesquisa restrita, seis apresentaram retração mensal, com destaque para Combustíveis e lubrificantes (-5,4%) e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-3,5%). Segundo o gerente da pesquisa, a queda dos combustíveis pode ser explicada pela elevação dos preços do setor em novembro, contornando a deflação verificada desde julho.
Leia também:
IPCA volta a acelerar e avança 0,62% em dezembro
Ainda, o varejo como um todo sofre pela estagnação do crédito e alta dos juros, com um desempenho abaixo do esperado durante a Black Friday.
Dentre as altas, Móveis e eletrodomésticos mantiveram a tendência observada nos últimos meses e, no varejo ampliado, Veículos e Materiais de construção também avançaram, compensando a queda de outubro.
Na série de número índice com ajuste sazonal, a PMC ainda se encontra 3,6% abaixo da sua máxima histórica, registrada em outubro de 2020, enquanto está 2,6% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.
Confira o relatório completo abaixo:
Para ficar por dentro dos principais releases da economia brasileira, acesse o GorilaFLOW