Vendas no varejo crescem 0,4% em outubro, segundo IBGE
Apesar da desaceleração em relação ao resultado de setembro (+1,2%), o volume de vendas no varejo superou o consenso do mercado (+0,3%) e avançou 0,4% em outubro, na comparação mensal. No ano, o índice acumula alta de 1%, enquanto, em 12 meses, o crescimento foi de 2,7%.
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peça e materiais de construção, o volume de vendas variou 0,5% na passagem de setembro para outubro, embora ambas atividades tenham apresentado queda.
Dentre as oito atividades da pesquisa restrita, cinco apresentaram crescimento mensal, com destaque para Móveis e eletrodomésticos e Equipamentos e material para escritório. Segundo a gerente da pesquisa, a alta pode ser explicada pela antecipação dos descontos da Black Friday e pela apreciação cambial em outubro, este com mais peso sobre os Equipamentos.
Dentre as quedas, Livros, jornais, revistas e papelaria observaram uma tendência de compensação do crescimento verificado após a volta das aulas presenciais. No varejo ampliado, Veículos e Materiais de construção também recuaram, compensando ganhos recentes.
Na série de número índice com ajuste sazonal, a PMC ainda se encontra 2,9% abaixo da sua máxima histórica, registrada em outubro de 2020, enquanto está 3,4% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.
Confira o relatório completo abaixo:
Leia também:
IPCA avança 0,41% em novembro
Para ficar por dentro dos principais releases da economia brasileira, acesse o GorilaFLOW.
Este artigo foi útil?