Nova certificação da ANBIMA vai “sair do decoreba”, afirma gerente de educação da associação

Novo modelo de exame entra em vigor em 2026 com provas voltadas à aplicação prática dos conceitos e avaliação comportamental dos profissionais. Fernanda Mateus, uma das responsáveis pela mudança, comentou o processo no ANBIMA Summit.
Foto de perfil do autor
PorEdnael Ferreira - 27/06/2025
Atualizado em 30/06/2025
2 min de leitura

A ANBIMA iniciou um processo de reformulação das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA, que dará origem a uma nova estrutura de provas a partir de janeiro de 2026. O objetivo é alinhar as certificações brasileiras às melhores práticas internacionais, com foco nas atividades desempenhadas pelos profissionais e não mais em seus cargos, instituições ou segmentos de atuação. A entidade usou o ANBIMA Summit 2025 para falar sobre a mudança.

Além de atualizar os conteúdos, a proposta traz mudanças na forma de avaliação. As novas provas vão cobrar não apenas o domínio técnico, mas também a capacidade de aplicar o conhecimento em situações práticas e de demonstrar habilidades comportamentais. O processo de migração será individual e poderá ser feito ao longo de todo o ano de 2026.

Segundo Fernanda Mateus, gerente de Educação da ANBIMA, a proposta vai além de uma simples atualização de conteúdo. A repaginação dá ênfase às atividades exercidas pelos profissionais. Mateus comentou que uma das constatações durante a reformulação foi que o mesmo cargo pode receber até 40 nomes diferentes entre as instituições associadas à entidade, o que gera confusão e falta de padronização.

Um benchmark internacional foi realizado para embasar a nova estrutura, que também foi desenhada para tornar a certificação mais aderente ao cotidiano dos profissionais.

Gustavo Scortegagna, gerente executivo do Banco do Brasil e responsável pela universidade corporativa da instituição, destacou que os profissionais têm buscado nas certificações uma oportunidade de evoluir em suas áreas. “As pessoas enxergam naturalmente nas certificações uma oportunidade de fazerem melhor seus trabalhos e evoluírem”, disse.

Segundo ele, os clientes hoje chegam mais preparados aos atendimentos e querem saber como os produtos financeiros se aplicam ao seu contexto de vida. “O profissional precisa entender o papel de influência que terá na vida do cliente”, afirmou.

Leia também:
CEO da Planejar: advisors que ignorarem as emoções dos clientes ficarão para trás

Para dar suporte a essa nova fase, o Banco do Brasil vem formando grupos autogeridos de colaboradores entusiastas e ampliando o acesso a materiais de estudo. O banco também está adaptando a estrutura tecnológica para mostrar com mais clareza os caminhos de progressão de carreira dentro da instituição. A mudança nas certificações, portanto, tem impacto direto na cultura de formação interna das instituições financeiras.

Fernanda Mateus apontou ainda que as provas trarão maior ênfase em situações-problema, com o objetivo de incorporar a dimensão comportamental à avaliação. “É sair do decoreba com o objetivo de preparar o profissional para o que vai ser a situação real de trabalho”, explicou.

Para Gustavo Scortegagna, a nova estrutura também impulsiona uma cultura de aprendizado contínuo, consolidando o conceito de lifelong learning (aprendizado contínuo ao longo da vida). Na avaliação dele, isso contribui para formar profissionais mais éticos e pode ajudar a mudar a imagem das instituições financeiras, ainda muito associadas a estereótipos negativos. 

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.