Biden diz que Putin não está levando as negociações a sério

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 30-03-22

Morning Call 30-03-22

Brasil

Diante do avanço das negociações entre Rússia e Ucrânia, a bolsa brasileira voltou a subir na última terça-feira e o câmbio apreciou. O Ibovespa encerrou o pregão acima dos 120 mil pontos, com avanço de 1,07%, enquanto a moeda americana recuou 0,31% frente ao real.

Apesar da inflação ainda acelerada no país, com as expectativas para o IPCA ao final do ano se elevando a cada Relatório Focus, as taxas de juros futuras têm caído nos últimos pregões, com o mercado precificando o final do ciclo de aperto monetário do BC para maio.

Rússia e Ucrânia

Apesar das negociações entre Rússia e Ucrânia, no dia de ontem, indicarem avanços em direção do encerramento da guerra, os mercados ocidentais não se demostraram convencidos das reais intensões russas. O presidente Biden afirmou que Putin não estaria levando as negociações a sério, enquanto autoridades russas pontuaram que a redução da ofensiva militar não representava um cessar-fogo. 

Hoje, representantes russos se reúnem com líderes chineses para uma reunião diplomática entre os dois países aliados.

Exterior

As principais bolsas internacionais amanheceram em queda nesta quarta-feira, puxadas pelas incertezas em relação ao fim dos conflitos do leste europeu. O índice alemão, DAX, e o índice francês, CAC, caiam 1,74% e 1,01%, respectivamente, ao passo que o índice inglês, FTSE, avançava 0,09%. 

Na Ásia, os mercados fecharam predominantemente em alta, confiantes pelas negociações entre Rússia e Ucrânia. Na China, o índice de Xangai avançou 1,96%, apesar das preocupações a respeito do novo surto de Covid ainda persistirem, e a bolsa de Hong Kong subiu 1,39%. O Japão não acompanhou as altas dos mercados asiáticos e tombou 0,80% em meio a negociação de diversas ações ex-dividendos.

EUA

Os índices futuros de Nova York também caiam pela manhã, com grande desconfiança do mercado a respeito do desfecho da guerra na Ucrânia. Ainda ontem, a curva de juros norte-americana, entre os títulos de 2 anos e de 10 anos, se inverteu, preocupando os investidores que entendem esse movimento, em que os títulos de curto prazo superam os títulos de longo prazo, como um forte indicador de recessão a frente.

Leia também:
Drawdown: O que é e por que é importante analisar?

Divulgações

Hoje, na economia doméstica, tivemos a divulgação do IGP-M de março, da Confiança do Comércio e da Confiança dos Serviços, pela FGV, e o Resultado Primário do Governo Central, pelo Tesouro Nacional. No ambiente internacional, temos a divulgação da Confiança do Consumidor da Zona do Euro, a Alemanha deve divulgar a inflação ao consumidor (CPI) e os EUA divulgam dados do mercado de trabalho (ADP) e a leitura final do PIB do 4º trimestre de 2021.

Além do Morning Call de 30-03-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras