PEC dos combustíveis e balanço corporativo da Oi

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 28-06-22

tabela do Morning Call 28-06-22

Brasil

O principal índice da bolsa brasileira disparou no pregão de ontem e avançou 2,12%, se descolando dos mercados internacionais e voltando a fechar acima dos 100 mil pontos. Os principais catalisadores desses ganhos foram os ativos ligados a commodities, que voltaram a subir no pregão, com destaque para a Petrobras que saltou mais de 7% na sessão, apesar da crise política interna. Pela manhã, o Ibovespa Futuro avançava enquanto o dólar registrava ligeira queda, após o Instituto de Economia da FGV divulgar a sondagem da indústria, com a confiança no setor em seu maior nível desde novembro de 2021. Ao longo do dia, os riscos fiscais devem voltar ao radar, com a apresentação da PEC dos Combustíveis para parecer no congresso às 11h. A proposta deve contemplar aumento dos valores do Auxílio Brasil, Vale-Gás e a implementação do voucher para caminhoneiros apenas para o ano eleitoral.

Mercado

Após adiamento, a Oi (OIBR3 e OIBR4) deverá publicar seu balanço corporativo referente ao primeiro trimestre de 2022 no fechamento desta terça-feira, com teleconferência marcada para amanhã de manhã. Após a aprovação de Caio Paes de Andrade para a presidência da Petrobras, a estatal retomou a venda das refinarias Abreu e Lima, Presidente Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini, além dos ativos logísticos dessas instalações. A Eletrobras agendou para o dia 5 de agosto a assembleia geral extraordinária que deverá eleger novos membros para o conselho de administração da companhia recém privatizada.

Leia também:
Penny stocks: saiba como funcionam as ações que valem centavos

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em alta, contornando as perdas da véspera, acompanhando o fechamento positivo dos mercados asiáticos após a flexibilização das medidas restritivas na China. Os investidores americanos se atentam à divulgação de dados importantes para a economia do país nesta semana, à medida que o mercado se encaminha para encerrar um dos piores semestres em anos. A postura do Federal Reserve diante da persistência inflacionária tem acelerado os riscos de recessão nos EUA e, hoje, devem ser acompanhados os dados de preços da habitação, confiança do consumidor e volume de serviços ainda pela manhã.

Europa

As principais bolsas europeias operavam em alta pela manhã, puxadas pelo bom desempenho da região Ásia-Pacífico, apesar da intensificação dos conflitos no leste europeu. Essa terça-feira deve marcar o fim da reunião da cúpula do G-7, que ocorre na Alemanha, onde os líderes das sete principais nações do mundo reafirmaram seu compromisso e apoio à Ucrânia e propuseram novas sanções à Rússia, como o estabelecimento de um limite para os preços das fontes de energia advindas do país. Ainda hoje, os países membros da OTAN se reúnem na Espanha para discutir o conflito Russo após o secretário-geral da organização anunciar o aumento das forças em alerta na região, de 40 mil para 300 mil. A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, voltou a se pronunciar nesta manhã e, novamente, afastou os riscos de uma recessão na Zona do Euro, apesar da confiança do consumidor alemã registrar nova mínima, mas afirmou estar disposta a elevar as taxas de juros da região em ritmo mais acelerado, caso necessário.

Ásia

Os mercados asiáticos finalizaram a sessão de hoje majoritariamente em alta, amparados pela flexibilização das medidas restritivas contra covid-19 em Xangai e Pequim. Com o número de casos sob controle, o governo chinês tem relaxado os controles sanitários no país e, nesta terça-feira, foi reduzido o prazo de quarentena para viajantes estrangeiros que chegam à região. Ainda, o Banco do Povo da China (PBoC) comunicou que deve manter a política monetária em território acomodatício, sem desviar do objetivo de crescer 5,5% em 2022. Os índices da China, de Hong Kong e do Japão avançaram, respectivamente, 0,89%, 0,85% e 0,66%.

Além do Morning Call de 28-06-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Inflação recua 0,68% em julho

Morning Call 09-08-22 Brasil Sem grandes agitações no cenário internacional, o índice Bovespa seguia sua trajetória de valorização pela manhã, retomando a casa dos 109 mil pontos. Em dia de importantes divulgações para a economia

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também