Política de emissão de dividendos da Petrobras deve permanecer inalterada

Morning Call 26-07-22

Brasil
O índice Ibovespa fechou o pregão da última segunda-feira em alta de 1,36%, retomando o patamar dos 100 mil pontos, puxado principalmente pela valorização das empresas dos setores financeiro e de commodities. Os papéis da Petrobras (PETR4) encabeçaram as altas de ontem, avançando 5,05%, após o petróleo ensaiar leve recuperação na sessão. Na outra ponta, o dólar observou forte desvalorização contra o real diante das expectativas de menor agressividade do Fed a decisão de política monetária desta quarta-feira. Pela manhã, o Ibovespa Futuro seguia em alta, diante da surpreendente desaceleração do IPCA-15 de julho e à espera dos balanços das Blue Chips brasileiras ao longo dessa semana.
Leia também:
Blue Chips: as gigantes da bolsa de valores
Mercado
Após o governo consultar estatais na tentativa de executar pagamentos adicionais de dividendos em 2022, a Petrobras comunicou que sua política de emissão de dividendos deve permanecer inalterada, enquanto, nesta quinta-feira, a estatal deve divulgar o resultado corporativo do 2º trimestre. A CSN Mineração adquiriu os direitos da CSN do contrato de compra da Companhia Elétrica de Chapecó (CEC). A B3 anunciou a aprovação da emissão de R$ 3 bilhões em debêntures, que deve perdurar até 2027.
Temporada de Balanços
A temporada de balanços brasileira ganha tração nesta semana, com a divulgação do resultados de grandes empresas do país no radar dos investidores. Hoje, devem ser divulgados os balanços do Carrefour Brasil (CRFB3), Telefônica (VIVT3) e Neoenergia (NEOE3) após o fechamento do mercado. Lá fora, a temporada segue a todo vapor, no aguardo dos balanços da Microsoft, Alphabet e Visa após o encerramento do pregão. Mais cedo, a Coca-Cola reportou crescimento de 39,5% no lucro líquido do 2º trimestre, à medida que os resultados da General Motors e do McDonald’s decepcionaram.
EUA
Os índices futuros de Nova York amanheceram em queda nesta terça-feira, impactados pela derrocada dos ativos de varejo no after-market após o Walmart anunciar o corte da sua projeção de lucro trimestral e anual. O novo guidance da companhia contempla as maiores dificuldades enfrentadas pelo setor trazidas pelo aumento acelerado dos preços. A temporada de balanços deve ter sequência nesta semana, com grandes empresas de tecnologia reportando seus resultados. Ainda hoje, se inicia a reunião de política monetária do Fed, que deve decidir pela elevação da taxa de juros local em 75 bps, enquanto os investidores buscam novas sinalizações acerca do futuro da política monetária.
Europa
Os mercados europeus operavam sem direção única pela manhã, à espera da nova rodada de resultados corporativos na região e apreensivos com a decisão de política monetária do Banco Central dos EUA de amanhã. A desaceleração da atividade econômica no continente já tem afetado algumas companhias, que têm reportado lucros abaixo das expectativas, com é o caso do banco suíço UBS, cujas ações despencavam 6% mais cedo. O risco de escassez energética segue no radar dos investidores, depois da Gazprom anunciar que o fornecimento de gás natural ao bloco do euro deve sofrer novas reduções, caindo para 20% da capacidade do gasoduto Nord Stream.
Ásia
As principais bolsas asiáticas encerraram a sessão de hoje em alta, com exceção do índice japonês Nikkei, após a gigante chinesa, Alibaba, anunciar a intenção de elevar seu status de listagem na bolsa de Hong Kong de secundária para primária. Com isso, as ações da companhia avançaram 4,82% e o índice Hang Seng subiu 1,67% no pregão. Na China, o índice de Xangai saltou 0,83%, movido pelo maior otimismo dos investidores com setor imobiliário, e, na Coréia do Sul, o índice Kospi teve alta de 0,39%, após a divulgação favorável do PIB do país.
Além do Morning Call 26-07-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.