Blue Chips: as gigantes da bolsa de valores

Aprenda o que são Blue Chips, veja quais são os nomes preferidos dos investidores e maximize a rentabilidade da sua carteira.
blue chips
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Muitos investidores iniciantes ainda não sabem o que são ações Blue Chips. Quer dar o próximo passo na sua educação financeira e melhorar seus conhecimentos sobre investimentos? Confira a seguir!

Aproveite para acompanhar as notícias do mercado financeiro pelo nosso canal do Telegram. 

O que é uma Blue Chip?

O termo “Blue chip” significa em inglês fichas azuis, as mais valiosas de um cassino. Em se tratando de ações, são as maiores empresas da Bolsa de Valores. Também conhecidas como large caps, são as empresas de grande capitalização.

Não há uma lista formal de quais são as blue chips, mas existem alguns outros pontos em comum entre essas ações:

  • Reputação sólida
  • Grande volume de negociação
  • Forte geração de caixa
  • Boa governança corporativa 
  • Alto valor de mercado
  • Distribuição de lucros (juros sobre capital próprio, dividendos…)

Esses e outros eventos corporativos você acompanha através do Gorila.

Risco x Retorno

Muitos acreditam ser um investimento mais seguro, pois são empresas mais estáveis e líderes em seus setores. Assim, por já estarem consolidadas no mercado apresentam risco menor, por outro lado também possuem menor potencial de ganho rápido.

Além disso, as Blue Chips costumam pagar dividendos recorrentes, o que pode ser uma excelente opção para quem procura retornos bons e seguros.

Ademais, por conta da sua alta liquidez, muitos day traders usam esses papéis para especular a cotação futura, uma vez que dificilmente terão dificuldade para zerar a posição no final do dia.

Influência no mercado

As blue chips acabam sendo um parâmetro do mercado, por serem as ações mais negociadas da bolsa de valores e possuírem maior participação no índice de referência. 

Assim, o investidor estrangeiro acompanha o desempenho delas para ter uma visão mais panorâmica do Brasil. Além disso, dado o peso desses ativos no Ibovespa, se a maioria das Blue Chips está em queda, muito provavelmente o índice também estará (e vice-versa). 

Então mesmo que você não invista nesses papéis, é sempre bom estar de olho na sua performance!

Blue Chips Brasileiras

É preciso ressaltar que não existe uma listagem oficial que identifique as blue chips da bolsa. 

O mais importante é ter em mente que são ações de empresas de grande porte, financeiramente estáveis e líderes no seu campo de atuação.

De qualquer forma, há um consenso que os nomes abaixo configuram como blue chips brasileiras:

Participação no índice Ibovespa em Julho 2020

Agora que você já conheceu os riscos e vantagens das Blue Chips, já pode investir nesses ativos. Lembramos que o importante é sempre diversificar os seus investimentos, então não deixe de conferir outras opções do mercado, como as small caps.

Acompanhe sua rentabilidade 

Acompanhe a rentabilidade da sua carteira pela plataforma do Gorila. Siga nossas mídias para ficar por dentro do mercado financeiro: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram


Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais