Bolsas do Brasil, EUA, Europa e Ásia despencam

Morning Call 25-04-22

Brasil
O índice Bovespa teve uma de suas piores semanas do ano na semana passada. A perspectiva de uma elevação da taxa básica de juros norte-americana em 50 bps derrubou a bolsa brasileira, que sofreu também com a desaceleração da economia chinesa, e fez com que o dólar disparasse. Na semana, o Ibovespa recuou 4,4% e o câmbio depreciou 2,32%. Pela manhã o Ibovespa Futuro caía para baixo de 111 mil pontos e o dólar avançava.
EUA
As bolsas americanas encerraram a última semana em baixa em razão dos elevados riscos de contração da política monetária. Pela manhã, os índices futuros de Nova York amanheceram em queda, puxados pela possibilidade de aceleração das altas da taxa de juros e pelo pessimismo a respeito da economia chinesa. O mercado também volta sua atenção à temporada de balanços, que segue firme nessa semana.
Ásia
O mercado acionário asiático viu seus ativos despencarem no primeiro pregão da semana, após riscos de novos lockdowns se disseminarem pela China. Após aumento do número de mortes em Xangai durante o final de semana, os mercados internacionais se mostraram preocupados com a possibilidade da capital chinesa, Pequim, também entrar em lockdown devido à expansão dos casos na cidade. A política de “Covid-Zero”, implementada pelo governo chinês, tem apresentado fortes impactos negativos sobre a atividade, assim, diversas commodities amanheceram em baixa, por consequência do enfraquecimento da demanda da China. O índice de Xangai despencou 5,13%, o índice de Hong Kong tombou 3,73% e, no Japão, a bolsa recuou 1,90%.
Europa
As principais bolsas europeias amanheceram em baixa nesta segunda-feira, seguindo o pessimismo dos demais mercados internacionais. Durante esse final de semana, os franceses reelegeram Emmanuel Macron para ocupar a presidência do país. Macron venceu a disputa contra a líder de extrema-direita, Marine Le Pen, com ampla vantagem de 17 p.p.. O presidente russo também sai prejudicado dessa eleição, uma vez que Macron deve reforçar seu posicionamento sobre o conflito do leste europeu e manter as sanções e embargos impostos até o momento. Na Alemanha, a perpetuação da Guerra na Ucrânia, que restringe a oferta energética ao país, deve seguir pressionando a inflação e desacelerando a atividade na Zona do Euro.
Balanços
A temporada de balanços teve um início promissor, com os resultados corporativos majoritariamente positivos. A divulgação do balanço abaixo do esperado da gigante do streaming, Netflix, surpreendeu o mercado na semana passada e a queda das ações da companhia fez com que alguns de seus projetos fossem interrompidos. Durante essa semana, a temporada de balanços deve se intensificar e, hoje, serão divulgados os balanços para o primeiro trimestre de 2022 da Coca-Cola, Vale, Activision Blizzard, SBA Communications e Canon.
Leia também:
Melhores BDRs: confira o top 10 dos mais negociados em 2022
Divulgações
Com o fim da greve do Banco Central, a autoridade monetária voltará a divulgar seus dados e relatórios, começando com o Relatório de Poupança de março, às 15h. Hoje, também teremos a divulgação do Índice de Confiança do Consumidor e Confiança na Indústria de Construção, enquanto nos EUA, o Fed de Dallas deve divulgar os dados da atividade americana de março.
Além do Morning Call de 25-04-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.