Taxas de juros na Europa deve subir a partir de julho

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 23-05-22

tabela do Morning Call 23-05-22

Brasil

O índice Bovespa subia pela manhã, após encerrar a última semana em alta de 1,46%, descolado dos mercados internacionais. As falas do presidente norte-americano, Joe Biden, a respeito da retirada das tarifas impostas sobre produtos chineses durante o governo Trump amenizaram os temores sobre a inflação dos EUA e sobre a desaceleração da atividade da China. Durante a semana, a discussão sobre a limitação da cobrança do ICMS sobre combustíveis e energia elétrica deve ganhar corpo, enquanto a greve dos servidores públicos deve seguir pressionando o orçamento federal e a divulgação do IPCA-15 deve trazer novos ares para a condução da política monetária brasileira.

Baixe agora!
E-book gratuito: Como declarar os investimentos no IR 2022

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em alta, após as bolsas de Wall Street finalizarem mais uma semana em queda, testando o terreno do “Bear Market“, quando o S&P 500 se encontrava 20% abaixo da máxima mais recente. Os investidores estão atentos às próximas divulgações da semana, que incluem novos balanços corporativos de grandes varejistas, ata da última reunião do FOMC, segunda leitura do PIB do primeiro trimestre e o índice de preços medido pelo PCE.

Europa

Os mercados europeus operavam majoritariamente em alta pela manhã, seguindo o fechamento positivo da última sexta-feira e com a melhora dos indicadores de confiança na economia. Apesar da semana bastante volátil e da maior probabilidade de recessão global, o índice de clima de negócios alemão saltou para 93 em maio, diante dos 91,9 registrados em abril e da expectativa de queda. Mais cedo, a presidente do Banco Central Europeu (ECB), Christine Lagarde, anunciou que as taxas de juros da região devem começar a subir a partir de julho, deixando o campo negativo na metade do terceiro trimestre.

Ásia

As principais bolsas asiáticas encerraram o primeiro pregão da semana sem direção única, acompanhando o fechamento das bolsas de Wall Street na última sexta-feira e o bom humor dos mercados internacionais pela manhã, enquanto se atentam à possível desaceleração da atividade mundial. O principal índice acionário do Japão encerrou a sessão em alta de 0,98%, após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar uma nova parceria para cooperação econômica e comercial com países do continente, em visita a Tóquio. Na China, o índice de Xangai operou próximo à estabilidade e encerrou em alta marginal de 0,01%, enquanto a bolsa de Hong Kong encabeçou as baixas, puxada pelas ações de tecnologia, e caiu 1,19%.

Agenda

Em semana menos agitada para a economia doméstica, a atenção do mercado deve se voltar para as divulgações internacionais. Hoje, o Fed de Chicago deve publicar o índice de atividade nacional de abril, enquanto os presidentes do Fed de Atlanta e de Kansas City proferem seus discursos. Ao longo da semana, ocorre o Fórum Econômico de Davos, na Suíça, em que agentes políticos e econômicos do mundo inteiro se reúnem para discutir os próximos passos da economia global. O Brasil será representado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

Além do Morning Call de 23-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras